Dor nos seios – O que é? Causa, Diagnóstico e Tratamento

Você sabe o que é a dor nos seios? Sabia que ela pode ter várias causas, cada uma com tratamento específico? Descubra tudo, aqui no Quero Viver Bem!

A dor no seio é um incômodo comum, mas que preocupa muitas mulheres. A origem pode ser hormonal e estar relacionada à TPM, por exemplo, bem como por alterações no corpo, devido a uma gestação.

No entanto, há outros problemas mais graves que podem ter esse sintoma, como a mastite, os cistos ou mesmo o temido câncer de mama.

Saber identificar os sintomas é o primeiro passo para o diagnóstico certeiro. Por isso, entenda as causas da dor nas mamas, veja outros sintomas relacionados e saiba como são os tratamentos, agora, no Quero Viver Bem!

dor nos seios

O que é a dor nos seios?

É necessário atentar-se a outros sintomas e à situação atual da mulher para identificar a causa do problema. Durante o ciclo menstrual, é normal sentir o peito dolorido, devido às alterações hormonais. No caso de uma gravidez, além do aumento nos níveis dos hormônios, o seio está se preparando para armazenar o leite, causando incômodos.

Além dessas, há outras causas, como:

  • Início da puberdade;
  • Amamentação;
  • Efeito colateral de algum medicamento (Aldomet, Aldactone, Digoxina, Anadrol e Clorpromazina);
  • Cisto;
  • Mudança no anticoncepcional;
  • Abcesso;
  • Câncer de mama.

Identificar a causa é primordial, já que o tratamento adequado garante o fim do problema.

Sintomas e tratamentos

Além da dor nos seios, cada condição acomete a mulher com outros sintomas que ajudam a entender a causa e curá-la.

Alterações hormonais

Essa é a causa mais comum desse tipo de dor. Geralmente, está relacionada com a TPM ou menstruação, já que, durante esse período, o corpo feminino acaba passando por vários níveis hormonais.

A mastalgia, nesses, casos não é grave, mas causa incômodo e sensibilidade. No entanto, é importante atentar-se ao tempo que a dor permanece – entre 1 e 4 dias é considerada normal, mas se passar de 10 dias, ou ainda se estender para a axila ou o braço, pode significar outro problema que precisa de cuidados médicos.

A pílula anticoncepcional ajuda a controlar esse sintoma, bem como outros relacionados a causas hormonais. Alguns medicamentos podem ser usados para diminuir a dor, como o Danazol. Também, há outras opções naturais, como o óleo de prímula.

[CONFIRA TAMBÉM: QUAIS SÃO OS REAIS SINTOMAS DA TPM?]

Gravidez e amamentação

A maternidade faz com que a mulher mude por completo: de forma, de modo de agir, de pensar e de físico. Durante a gravidez, além das alterações hormonais que já causam dores, o seio está se preparando para produzir e armazenar o leite materno.

O uso de medicamentos não é recomendado, sendo possível aliviar o problema com compressas mornas, banho morno e massagem na região.

Após o nascimento do bebê, durante a lactação, o peito enche muito de leite, principalmente nos primeiros meses pós-parto. Isso deixará o seio duro e dolorido demais. A única forma de solucionar é esvaziando a região, oferecendo o leite materno em livre demanda.

Se o bebê não mamou tudo de uma vez, faça a ordenha do leite, que pode ser congelado para uso futuro ou ainda doado para o banco de leite da sua cidade.

No entanto, se a dor for no mamilo, pode ser uma rachadura, que também é comum nessa etapa. Outra causa da dor é a mastite, condição onde algum ducto está entupido, impedindo a saída do leite. Se essa for a sua situação, converse com o obstetra, a fim de sanar o problema.

Cistos ou abcessos

Cistos são nódulos formados por tecido mamário irregular, também conhecido por seios fibrocísticos. Geralmente, aparecem próximo ao período menstrual e desaparecem sozinhos. Se a causa não for menstrual, o tratamento pode ser feito com medicamentos, para amenizar a dor, como o Tylenol.

os abcessos acontecem quando há alguma inflamação que causa o acúmulo de pus. O tratamento adequado deverá ser indicado por um médico, já que a causa pode ser bacteriana. Nessas situações, os abcessos formam uma espécie de nó mole e dolorido.

O que fazer quando tiver dor nos seios?

dor nos seios

É importante investigar a causa da dor, observando se está perto do período menstrual. Meninas jovens podem sentir dores durante o desenvolvimento do corpo, sendo totalmente normal.

Caso não tenha relação com a menstruação ou apresente outros sintomas, como vermelhidão, fissuras ou sangue no bico do seio, procure um médico imediatamente.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário