Dor nos rins – O que é? Causa, Diagnóstico e Tratamento

Você sabe o que é a dor nos rins? Sabia que ela pode ter várias causas, cada uma com tratamento específico? Descubra tudo, aqui no Quero Viver Bem!

A dor nos rins pode ser um sinal de que existe algum tipo de infecção, cálculos ou diversos outros problemas nessa região.

Os rins são órgãos importantes no corpo humano, já que é por meio deles que o sangue é filtrado para eliminar todas as substâncias que fazem mal ao organismo, como é o caso do ácido úrico, da ureia e da amônia.

Além disso, são os rins que participam ativamente na formação dos glóbulos vermelhos e auxiliam na absorção do cálcio.

Quando eles doem, certamente algo está errado. Confira mais detalhes, a seguir, no Quero Viver Bem!

dor no rim

Possíveis causas da dor nos rins

Diversos fatores podem causar a dor renal, entre os principais estão:

Pedras nos rins

É uma das causas mais frequentes dessa dor, nesse caso, chamada de cólica renal, pois, de tão aguda, os atingidos por ela chegam a buscar ajuda no pronto atendimento.

Infecção

Quando isso ocorre, geralmente, além da dor, outros sintomas estão associados, como: ardência ao urinar, cheiro forte na urina, dores intensas no fundo das costas e náuseas.

 Lesões

Fortes batidas na região das costas, mais precisamente na altura da cintura, podem ocasionar inflamações nos rins e dor.

Trombose na veia renal

O problema é ocasionado quando os rins param de receber o sangue das veias, nesse caso, pode resultar na morte das células e consequentemente, dor.

Câncer

Dor associada a sangue na urina pode ser sintoma de câncer, no entanto, essa manifestação somente acontece em estágios mais avançados da doença.

Hidronefrose

Condição caracterizada pelo acúmulo de urina dos rins, fator que aumenta a dor e pode ter outros sintomas associados, como sangue na urina, febre e calafrio.

Quais os sintomas da dor nos rins?

dores no rim

Na maioria das vezes, as pessoas confundem as dores na lombar e nas costas com os rins. O fato é que os sintomas podem ser semelhantes, mas nem sempre têm relação.

A lombalgia, causada por problemas na coluna, é totalmente diferente da dor renal, já que pode ser detectada por alguns sinais, como:

  • Cólica súbita e unilateral, que vai piorando cada vez mais, até que o paciente não suporte e busque um pronto socorro;
  • Dor apenas de um lado, associada à febre, aos calafrios e aos vômitos;
  • Sangue na urina, náuseas, vômitos e mal-estar geral.

No caso das dores causadas pela lombalgia, os sintomas associados são diferentes. Geralmente, o problema é de origem musculoesquelética e piora com alguns movimentos. Já no caso da dor nos rins, a dor é frequente, não importa o que se faça – pode deitar, sentar ou levantar que ela estará lá.

[CONFIRA TAMBÉM: DOR NA COLUNA – O QUE É?]

Tratamento para dor nos rins

dores nos rins

É indicado buscar ajuda médica, quando os sintomas da dor nos rins são bem acentuados, especialmente se for cólica seguida de urina com cheiro forte, escura e com pozinho.

Vontade de urinar toda hora com a saída de uma pequena quantidade de urina também pode ser sinal de alerta.

O primeiro procedimento do médico é uma análise clínica, com a solicitação de exames de sangue e imagem, para saber como está a saúde dos rins. A partir dos resultados é que o especialista determina o melhor tratamento.

Em alguns casos, podem ser necessários somente analgésicos, anti-inflamatórios e antiespasmódicos. No entanto, em caso de infecção, será necessário antibióticos.

Se houver cálculos renais acima de 6mm, o procedimento indicado é a cirurgia de remoção.

Remédio caseiro para dor nos rins

A sabedoria popular sempre aposta em soluções naturais para combater dores, pedras e inflamação nos rins. Alguns chás são famosos por oferecer propriedades diuréticas e anti-inflamatórias para a região, como é caso do chá de quebra-pedra.

De acordo com alguns médicos homeopatas, a planta é capaz de eliminar a pedra nos rins e, principalmente, reduzir as dores. Veja como fazer:

Chá de quebra pedra

Ingredientes

  • 1 litro da água;
  • 1 colher de sopa de folhas secas de quebra-pedra.

Modo de preparo

Ferva a água e despeje-a em cima das folhas secas, abafando por 10 minutos. Coe e beba. É indicado ingerir 1 litro de chá por dia, pelo período máximo de 2 semanas.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário