Durante os 9 meses de gravidez, o organismo da mulher passa por inúmeras transformações, e não é somente na circunferência da barriga, mas também nos seios, na vulva, nos quadris, nas pernas, no rosto e nas emoções que ficam a flor da pele.
Entretanto, uma das maiores preocupações das grávidas é a dor no pé da barriga na gravidez – a conhecida dor pélvica -, que é causada pelo estiramento dos músculos da região e por outros fatores, como mudança de postura e do próprio peso corporal.
No começo da gestação, muitos incômodos podem surgir, como cólicas, dores nas costas, náuseas, sono excessivo, vômitos e dores no pé da barriga. Mas, que dor é normal e qual não é na gravidez?
Dor no pé da barriga na gravidez – O que pode ser?
No início da gestação, a progesterona e o HCG começam o trabalho de preparo do útero para a gravidez. Por causa disso, o útero se expande e provoca muitas cólicas e desconforto para as mulheres.
Logo depois, os músculos começam a afrouxar e os órgãos deslocam-se para gerar o bebê, é justamente nessa fase que ocorrem a dor no pé da barriga, pois os órgãos, como estômago, intestino, coração e fígado realizam um processo de organização dentro do corpo, para dar espaço ao novo ser que está a caminho.
A dor no pé da barriga na gravidez é normal e passageira, entretanto é importante que a mulher tenha acompanhamento médico e realize o ultrassom periodicamente, conforme a evolução da gestação.
Sentir as dores é normal, mas a mulher precisa prestar atenção na intensidade e frequência delas.
Existem as dores mais intensas que não deixam de ser comuns, geralmente quando a mulher tem uma estrutura pequena ela sente essas dores mais fortes, pois é a fase do relaxamento dos músculos – algumas, inclusive, usam cinta de sustentação, para minimizar esse desconforto.
Sintomas – Como diagnosticar?
Dor pélvica, dor no baixo ventre, enfim, a dor no pé da barriga na gravidez tem vários nomes, entretanto, a descrição dos sintomas são as seguintes:
- Dor no pé da barriga que pode ser sentida somente do lado direito, esquerdo ou ambos;
- Dor que migra – uma hora sentir do lado direito e depois no lado esquerdo;
- Dor nas nádegas;
- Dor atrás das coxas;
- Dor na lombar;
- Dor ao mudar de posição pode ser desconfortável, também, isso inclui sentar, levantar e, até mesmo, alterações de lado na hora de dormir.
Muitas mulheres sentem bastante dor no pé da barriga na gravidez durante a noite, isso pode ser o resultado de um dia mais exaustivo.
Não se pode descartar a possibilidade da dor ter outras origens, como infecções urinárias, pedra nos rins, constipação intestinal e dores na ciática. Nesse caso, é importante consultar um médico para começar um tratamento.
Quando se preocupar?
Se as dores sentidas no primeiro trimestre são muito fortes, parecidas com contrações, é importante procurar ajuda médica. Em alguns casos, pode indicar gravidez ectópica (embrião fixa-se em um lugar errado).
Dores fortes, acompanhadas de febre e calafrios devem ser investigadas. E se houver sangramento, é importante buscar um pronto socorro.
Como aliviar a dor no pé da barriga na gravidez?
Mulheres grávidas devem seguir as orientações do médico e fazer acompanhamento periódico, para ter uma gestação saudável.
Inscreva-se no nosso Canal do YouTube e nos ajude a produzir mais conteúdos gratuitos como esse 😉
Outras dicas para você aliviar a dor no pé da barriga e a cólica na gravidez:
- Cuidar nas trocas de roupa, especialmente roupas íntimas e meias. De preferência, a mulher deve sentar, para evitar muito esforço;
- Ficar atenta à postura durante a gravidez- é importante manter braços e pernas alinhados, ombros e coluna ereta;
- Não inclinar a coluna para pegar coisas no chão, apoie-se em algo e dobre os joelhos;
- Não usar saltos altos durante a gestação;
- Fazer exercícios que visem o fortalecimento dos músculos, eles ajudam a relaxar as dores – já demos algumas dicas de atividades físicas para grávidas aqui;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Dormir de barriga pra cima pode aumentar as dores, portanto, durma de lado;
- Elevar as pernas para relaxar diariamente;
- Beber muito líquido;
- Ficar longe do estresse.
Como visto acima, a maioria das dores no pé da barriga na gravidez são normais, entretanto, ao notar algo que fuja do padrão, procure um médico ou pronto socorro mais próximo.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.