Dor no Nervo Ciático – Tratamento caseiro, Remédios e alongamentos

A dor no nervo ciático é muito característica, impactando as costas e pernas. A dor aparece quando ocorre algum tipo de inflamação no nervo. Veja aqui todos os tipos de tratamentos caseiros ou não para aliviar a sensação e prevenir novas crises.

Você, provavelmente, já ouviu falar da “ciática”, a famigerada dor na região lombar. O nervo ciático começa na coluna lombar e se estende até a face posterior do quadril, desce por trás da coxa e dos joelhos e vai até o dedo maior do pé.

É justamente ele que permite que a movimentação dos membros inferiores, sendo responsável, também, por todas as sensações da região das pernas.

A dor aparece quando ocorre algum tipo de inflamação no nervo ciático ou um dano dentro do canal espinhal. Essa dor pode ser causada pela hérnia de disco, distensão dos músculos, pela síndrome piriforme, na gravidez, dores nas costas, dor na lombar e muitos outros problemas que é só ao curar nervo, seja por meio de remédio caseiro e outras principais causas.

Os sintomas mais clássicos da dor ciática são:

  • Dormência na coluna;
  • Formigamento;
  • Dor que pode irradiar para glúteo, perna ou planta do pé;
  • Dor que piora se ficar muito tempo em uma mesma posição;
  • Dificuldades para caminhar, perda de sensibilidade, entre outros.

Todos os sintomas citados acima quando falamos de dor nas costas podem estar diretamente associados a problemas no nervo ciático, seja ele refletido nas pernas, dores nervos, no músculo piriforme e outras causas comuns.

Isso pode ser ocasionado nos músculos, tudo vai variar de acordo com os sintomas e causas da dor na lombar, ou nos joelhos ou em qualquer parte do corpo em que tenha uma hérnia em fatores de risco no maior nervo localizado, que também pode piorar caso não se procure um profissional de saúde para entender as causas comuns de dor.

Causas

Existem inúmeros fatores que podem desencadear na compressão do nervo. Geralmente, alguns distúrbios da coluna vertebral são os grandes responsáveis. Entre os mais comuns estão:

  • Espondilolistese;
  • Traumas;
  • Anomalias congênitas;
  • Abaulamento ou a hérnia de disco;
  • Síndrome do piriforme;
  • Tumores na região das vértebras;
  • Estenose Lombar;
  • Fraturas por pressão;
  • Osteoartrite;
  • Espasmos musculares que comprimem o nervo.

nervo ciático

Para aliviar a dor no ciático é indicado que você procure remédios caseiros, exercícios para curar a causa de dor, aprender a tratar a dor no ciático pode ajudar, além disso o ciático é uma área sensível que precisa de tratamento quando com sintomas de dor no ciático, sempre de modo a combater dor e uma crise inesperada em seu corpo.

O ciático pode interferir em dores no nervo em geral, causando problemas na medula espinhal, interferindo na boa postura e ainda causando doenças na coluna, principalmente no nervo ciático. Caso tenha esse problema, não hesite em começar a entender sintomas e tratamento logo o quanto antes.

Como diagnosticar?

Para saber se a dor apresentada realmente é de nervo ciático,existe um teste feito pelo médico ou ortopedista, que você pode fazer em casa:

  • Deite de barriga pra cima;
  • Levante a perna do lado que estiver doendo;
  • Caso sentir a sensação de dor ou formigamento, certamente, o nervo ciático está comprimido;
  • Se houver dor, também, na outra perna, indica alteração na coluna.

Para ter um diagnóstico mais preciso, é importante fazer exames de imagem – como ressonância magnética -, pois, desse modo, é possível identificar com detalhes se o nervo está comprimido, para daí proceder com outros exames e tratamentos.

Você pode procurar remédios de dor que também é indicado para o corpo humano nesse caso que quer enfrentar  procedimento não cirúrgico, principalmente quando falamos da dor em questão, diga adeus a dor e procure um médico, entendendo melhor sobre como fazer uma cura melhor.

Remédios para dor no ciático

Os remédios para dor no ciático são conhecidos também como ciatalgia, sempre prescritos por médicos, tem em sua fórmula analgésicos e anti inflamatórios, principalmente o Paracetamol, Ibuprofeno ou o Naproxeno.

Em alguns casos alguns relaxantes musculares são usados, como é o caso co Carisoprodol ou a Ciclobenzaprina, eles são super indicados para o alívio da dor no ciático e são facilmente obtidos na farmácia.

Em casos mais extremos quando isso interfere na mobilidade do paciente, os médicos podem indicar o uso de corticoides pelo período de 7 até 10 dias. Você também pode fazer o uso de Diclofenaco, útil para aliviar e também pode ser usado em até 3 vezes por dia.

Tratamentos para o nervo ciático

Ninguém gosta de sentir dor, e quem sofre com o nervo ciático sabe que realmente não é fácil lidar com esse problema. Para tentar aliviar a sensação dormente do nervo inflamado são usados diversos tratamentos, entre eles os convencionais e os naturais. Confira:

Remédios

Para aqueles pacientes que buscam uma solução imediatista,os anti-inflamatórios são os mais indicados pelos médicos, seguidos dos relaxantes musculares. Em alguns casos, quando a dor é muito forte, são prescritos injeção anti-inflamatória e relaxante muscular juntos, com infiltração de cortisona.

Fisioterapia – alongamentos

As sessões de fisioterapia são excelentes para reduzir a inflamação do nervo ciático, pois com o alongamento é possível irrigar o sangue e melhorar de forma significativa o tônus muscular da região afetada.

Especialistas em fisioterapia afirmam que muitos casos de problemas de nervo ciático são oriundos da má postura e da falta de alongamento. A correção dessas duas questões pode melhorar os sintomas e a qualidade de vida do paciente.

Ao começar a fortalecer os músculos das costas, tudo por meio de um diagnóstico médico, o ato de fortalecer musculatura das costas e abdômen vai te dar uma qualidade de vida além dos remédios usados no tratamento de dor.

nervo ciático

Tratamentos caseiros

É possível amenizar a dor com tratamentos caseiros. Veja como fazer em casa:

Exercícios

Ao contrário do que todo mundo pensa, quem tem o nervo ciático inflamado não deve ficar parado, pois algumas posições podem agravar ainda mais a dor. Exercícios de alongamento e de fortalecimento da região são essenciais – alguns, inclusive, aliviam a dor na hora.

O mais interessante é que você não precisa de horas de exercícios, apenas 5 minutos por dia são suficientes. Os melhores exercícios para o nervo ciático são:

  • Alongamento do piriforme;
  • Abdução do quadril;
  • Exercício perdigueiro.

Massagem relaxante

A massagem com óleos e hidratantes pode aliviar muito a dor na região da lombar, bumbum e pernas. É uma excelente opção imediatista.

tratamento para dor nervo ciático

Compressas frias e quentes

Caso o nervo ciático esteja inchado, use compressas frias. A compressa quente é usada para relaxar a musculatura e reduzir a dor.

Uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios pode ajudar no combate à inflamação do nervo ciático, então, invista em açafrão, alho, cebola, ômega 3 (chia, linhaça, peixes), frutas cítricas, vegetais, óleo de coco, oleaginosas e azeite.

Os exercícios físicos e o alongamento têm um papel fundamental no combate à inflamação do nervo ciático. Existem outras alternativas mais naturais, como a acupuntura e pomadas anti-inflamatórias. Cuide-se!

Esse tipo de dor pode ocorrer em qualquer pessoa, uma vez que com a crise de dor começa e comprime nervo, é preciso que o tratamento não seja interrompido, identifique causas e tratamentos o mais rápido, quando é feito corretamente, é bem grande a chance de redução à dor.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

2 Comentários

  1. jorge luis dos santos
  2. agostinho expedito nere

Deixe um Comentário