Dor no maxilar – O que é? Causa, Diagnóstico e Tratamento

Você sabe o que é a dor no maxilar? Sabia que ela pode ter várias causa, cada uma com tratamento específico? Descubra tudo, aqui no Quero Viver Bem!

A dor no maxilar é um sintoma que pode desaparecer em alguns dias, mas, se persistir, é preciso procurar um médico a fim de verificar se esse problema é produto de alguma doença.

Mas, quais enfermidades podem provocar dor no maxilar? A seguir, no Quero Viver Bem, listamos as principais, além de apresentar outros sintomas associados, indicar formas de tratamento e alívio desse problema.

dor maxilar

O que é dor no maxilar

A dor no maxilar é um sintoma provocado por alterações simples ou doenças pontuais, tornando toda a área da mandíbula dolorida e de difícil movimentação, seja para falar ou mastigar.

Quando esse problema é gerado por alterações simples na área, ele costuma desaparecer em poucos dias. Já se for provocado por doenças, a tendência é que permaneça por um tempo maior. Nesse caso, faz-se necessário procurar um médico, como o otorrinolaringologista e cirurgião bucomaxilofacial.

Sintomas recorrentes e associados

  • Dor no maxilar, podendo se estender pela face, pelo ouvido, pela nuca e pelo pescoço, bem como piorar ao abrir e fechar a boca, seja para falar, alimentar-se ou bocejar;
  • Dificuldade para abrir a boca e reproduzir sons normalmente, comprometendo a fala;
  • Som de rangido ou estalido ao morder ou fechar a boca, especialmente próximo ao ouvido;
  • Identificação de mordida cruzada ou torta, com dificuldade de mastigação de alimentos durante as refeições;
  • Desvio permanente ou semipermanente da mandíbula, sem conseguir reposicioná-la naturalmente;
  • Inchaço no maxilar, seja em toda a sua estrutura ou em locais pontuais, como somente de um lado;
  • Otalgia, que é popularmente conhecida como dor no ouvido;
  • Surdez momentânea ou zumbidos;
  • Vertigem e perturbações visuais;
  • Dor de cabeça frequentemente.

Possíveis causas da dor no maxilar

dores no maxilar

São diversas as causas da dor no maxilar. Para exemplificar, preparamos uma lista com os principais motivos que levam a esse sintoma. A seguir, conheça quais são:

Deslocamento mandibular espontâneo

Ocorre por conta de um trauma, por exemplo, uma grande abertura da boca para mastigação, bocejos ou procedimento em consultório odontológico, provocando dor e deslocamento do maxilar.

Disfunção Temporomandibular

Trata-se de uma doença que se caracteriza pela dor e dificuldade de mover a mandíbula, devido a um comprometimento da articulação e dos músculos dessa região.

Sinusite

A sinusite corresponde à inflamação dos seios nasais, provocando sintomas como a dor de cabeça e maxilar, sensação de peso na face, principalmente na testa e maçã do rosto, além de corrimento nasal.

[CONFIRA TAMBÉM: MEDICAMENTOS MAIS INDICADOS PARA SINUSITE]

Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é uma disfunção que acomete o nervo do trigêmeo, que atua no transporte de sensações do rosto ao cérebro, provocando dor facial e no maxilar leve a intensa.

Essa é uma doença que costuma ter maior incidência entre mulheres com mais de 50 anos e é desencadeada por atividades básicas, como fala, escovação dos dentes, bocejo e mastigação.

Dor neuropática

Nada mais é do que uma sensação dolorosa em diferentes partes do corpo, como no maxilar, sendo ligada a doenças que acometem o sistema nervoso central (nervos, cérebro e medula espinhal).

Bruxismo

O bruxismo é o ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes, seja durante o dia ou à noite. O grande problema é que se força a região do maxilar, causando a dor nessa área, além de desgaste dos dentes naturais, provocando cefaleia e cansaço diurno.

[CONFIRA TAMBÉM: EXERCÍCIOS PARA COMBATER O BRUXISMO]

Osteomielite mandibular

A osteomielite mandibular é uma inflamação do osso dessa região, provocada por uma infecção. Entre os sintomas estão dor, calafrio e febre, sendo necessário tratamento cirúrgico, na maioria das vezes.

Problemas odontológicos

A má saúde bucal é uma grande vilã, quando se fala em dor no maxilar. Problemas como gengivite, cárie e abcessos podem provocar dores intensas no local afetado, irradiando-se para a mandíbula.

Tratamentos e medicamentos para dor na mandíbula

tratamento do no maxilar

O tratamento para dor no maxilar varia de acordo com o caso do paciente. Para quadros simples, um analgésico costuma resolver o problema, aliviando o sintoma.

No caso de problemas odontológicos, faz-se necessário realizar tratamento junto ao dentista, seja para eliminar inflamações e infecções ou estabelecer o uso de próteses para evitar o bruxismo.

Para deslocamentos, disfunção temporomandibular, neuralgia do trigêmeo, sinusite e dor neuropática, o tratamento, geralmente, é realizado com medicamentos e reposicionamento do maxilar, se necessário.

Indicações para aliviar dor no maxilar

  • Faça compressa de água quente, que ajuda a relaxar os músculos da região;
  • Evite abrir a boca em excesso e mastigar alimentos duros;
  • Adote métodos de relaxamento, como melhora da respiração e ioga, porque reduzem a dor.

[CONFIRA TAMBÉM: MEDICAMENTOS MAIS INDICADOS PARA DOR DE DENTE]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário