Dor no Joelho – O que é? Causa, Diagnóstico e Tratamento

A dor no joelho é um sintoma caracterizado por inúmeros fatores, podendo ser o excesso de peso, a falta de condicionamento físico, a artrose e outros. O problema atinge mais de 60% das pessoas acima de 18 anos, sendo que a maioria são mulheres.

É importante salientar que, em alguns casos, os exames de imagem se mostram normais, ou seja, não existe lesão interna, contudo, o joelho dói. Essas são situações bastante recorrentes devido à prática incorreta de atividade física e o sobrepeso, em que força na articulação é muito grande.

Por outro lado, quando essa dor está relacionada a lesões internas, podem ocorrer, além da dor, inchaço, sensibilidade e vermelhidão no local.

dor no joelho

Possíveis causas da dor no joelho

Às vezes, a dor na região pode ter sua origem de outro local, um exemplo é a hérnia de disco, pois, quando um nervo sofre a compressão, a dor irradia para o joelho.

Além disso, outras inflamações nas articulações do quadril podem causar as dores nessa região. Conheça outras causas da dor no joelho e quais são os sintomas associados:

  • Traumas, tendinites, lesão do ligamento colateral medial – essa é uma dor bem na parte interna, podendo inchar do lado oposto da lesão;
  • Síndrome da Faixa Iliotibial – dor localizada na lateral do joelho, geralmente se manifestando durante ou após uma corrida;
  • Cisto de Baker – é caracterizado por um inchaço que fica atrás do joelho, geralmente doendo mais quando a pessoa dobra o joelho ou faz agachamentos;
  • Artrite reumatoide – o sintoma típico dessa doença autoimune é a dor nas articulações ao acordar, sendo que o incomodo é amenizado com os movimentos. Pacientes que sofrem de gota também podem estar suscetíveis a isso;
  • Lesão no menisco ou condromalacia patelar – a dor acomete a frente do joelho e também quando a pessoa se agacha ou dobra a articulação;
  • Artrose – é uma das principais causas de dor no joelho. Nnessa situação, ocorre um desgaste na região e, conforme agrava, a rigidez pela manhã aumenta, mas melhora em repouso. Além disso, nesses casos, pode ser um desafio subir escadas;
  • Lesão no tendão e rompimento patelar – a dor é estimulada quando a pessoa estica a perna e quando desce escadas;
  • Infecção, hemofilia ou gota – geralmente, a dor é seguida de inchaço, mesmo na ausência de algum trauma;
  • Ruptura de ligamentos – é uma dor profunda que fica localizada bem no meio do joelho.

Algumas pessoas se queixam que ocorrem “estalos” nos joelhos, conforme eles se movem, isso acontece devido ao atrito entre os ossos que estão na articulação e à redução da produção do líquido sinovial, que fica localizado internamente.

dor de joelho

 

O fato de a região estalar não indica nenhuma condição grave, todavia, se esse sintoma for recorrente, é um sinal de que é necessário fortalecer os músculos das pernas, para reduzir o atrito e lubrificar as articulações.

[CONFIRA TAMBÉM: DOR NAS PERNAS – O QUE É?]

Além da dor, outros sintomas podem preceder problemas nos joelhos, como fraqueza, instabilidade, incapacidade de andar ou de esticar a pena, vermelhidão e inchaço.

Tratamento para dor no joelho

O tratamento é muito relativo, pois depende da causa. Em alguns casos, somente o repouso é o suficiente, no entanto, em outros, é necessário o uso de anti-inflamatórios e compressas geladas no local.

O diagnóstico é feito com exames de imagem, pelos quais é possível avaliar se existem lesões internas ou outro problema. Na maioria dos casos, os especialistas indicam fisioterapia e exercícios de musculação, pois o fortalecimento da musculatura das pernas e das coxas pode melhorar de uma maneira significativa as dores e os outros sintomas gerados.

dor joelho

Para dores nos joelhos que são causadas pelo excesso de peso e pela falta de condicionamento físico, basta o repouso e o uso de calçados adequados.

Problemas nessa região, causados pela atividade incorreta, podem ser prevenidos com aquecimento antes do exercício, aumento gradual na intensidade e uso de tênis com bom amortecimento.

É extremamente importante cuidar dos joelhos, pois essa é a principal articulação do corpo humano que, aliado ao fêmur, à tíbia e à patela, forma a maior sustentação do peso corporal, quando estamos caminhando ou andando. Evitar lesões nessa região significa ter liberdade nos movimentos.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário