Dor nas costas – O que é? Tipos, Causas e Como Aliviar

Dor nas costas é um dos problemas mais comuns entre as pessoas e pode acometer qualquer um. Acredita-se que todos vão sentir, em algum momento da vida, algum incômodo na região, podendo ser algo leve ou intenso, rápido ou constante.

Existem várias causas que podem proporcionar dor nas costas, bem como diversas maneiras de aliviar esse problema. Porém, as mais comuns são causadas por danos na coluna, pneumonia e pedra nos rins.

dor nas costas

Para diferenciar cada uma delas, é importante observar a característica da dor e a região das costas que está sendo afetada. Boa parte das dores nas costas se originam nos músculos e surgem devido ao cansaço, à má postura ou ao levantamento de pesos. No entanto, cabe ressaltar que todas, em geral, podem ser resolvidas com medidas simples, como alongamentos e compressas quentes.

Caso a dor seja muito forte e tiver associada a outros sintomas, como febre ou dificuldade para se movimentar, é necessário ir ao médico e solicitar exames; o profissional saberá diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

Principais tipos de dor nas costas

Alguns tipos de dor nas costas são mais comuns. Veja, a seguir, o que pode causar cada uma delas e o que fazer para aliviar esses incômodos.

Dor no lado direito ou esquerdo das costas

Essa dor costuma ser em forma de peso e indica uma lesão muscular, especialmente depois da academia, por exemplo. Profissões que exigem demais das costas, como jardineiro e dentista, também podem levar a esse tipo de incômodo.

Para aliviar a dor, você pode colocar uma compressa morna no local, por 15 minutos, duas vezes ao dia, ao menos, durante quatro dias. Além disso, aplique uma pomada anti-inflamatória.

Dor nas costas ao respirar

Aqui a dor pode estar relacionada a algum problema no pulmão, ainda mais se houver a sensação de falta de ar e se a pessoa teve alguma doença respiratória recente ou esteve acamada.

Para aliviar o problema, aplique uma compressa morna, ao menos, duas vezes ao dia. Porém, o mais indicado é procurar um pneumologista, ainda mais se com a dor estiverem associados outros sintomas, como febre, tosse e catarro.

Dor nas costas e nos rins

dores nas costas sintomas

Dor nessa região, em geral, é por conta de cólica renal e indica presença de pedra nos rins. O incômodo costuma ser intenso e pode, até mesmo, impedir a pessoa de caminhar ou de se mexer.

O único jeito de tratar essa dor é levar a pessoa ao pronto-socorro o mais rápido possível, pois o médico poderá prescrever algum medicamento para amenizar o problema, ao mesmo tempo que investiga onde está a pedra, o tamanho dela e se poderá sair do organismo naturalmente.

Dor que começa nas costas e vai até as pernas

Na maioria dos casos, pode indicar que está havendo uma compressão do nervo ciático na região final da coluna ou das nádegas. Isso fica claro quando a dor é uma pontada acompanhada de um formigamento, e também quando a pessoa tem dificuldade para ficar sentada ou para andar, o que pode sugerir bico de papagaio.

A melhor forma para aliviar esse problema é ir a um ortopedista, para que ele peça alguns exames, determine exatamente a causa e indique a melhor forma de tratar a dor.

Dor no meio das costas

dores nas costas

Pode ser causada por alguma contratura muscular ou por problemas na coluna, como a hérnia de disco, que atinge indivíduos acima dos 45 anos de idade. A dor pode aumentar ao se levantar ou permanecer muito tempo na mesma posição, podendo, ainda, irradiar para os lados, para as costelas ou para baixo, atingindo as pernas e as nádegas.

Para aliviar o problema, coloque uma compressa morna nas costas e evite permanecer muito tempo na mesma posição. Você também poderá ir a um ortopedista e solicitar um raio-X ou uma ressonância, a fim de que o médico possa identificar o problema e indicar um tratamento, que pode incluir fisioterapia.

Dor na parte superior das costas

Pode indicar contratura muscular motivada por cansaço, excesso de atividade física ou de preocupação. Se tiver acompanhada de dor no pescoço, pode ser torcicolo.

Alongamento ajuda a aliviar as dores, pois os músculos ficarão mais relaxados. Outra dica é permanecer em uma posição confortável e girar lentamente a cabeça para os lados, o que descontrairá os músculos.

[CONFIRA TAMBÉM: DOR NO QUADRIL – O QUE É?]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário