Dor na virilha –  O que é? Causa, Diagnóstico e Tratamento

Você sabe o que é a dor na virilha? Sabia que ela pode ter várias causa, cada uma com tratamento específico? Descubra tudo, aqui no Quero Viver Bem!

A dor na virilha é um sintoma que costuma atingir pessoas que fazem atividades de alto impacto, desaparecendo gradualmente em, aproximadamente, uma semana.

No entanto, se o problema for persistente e vier junto a outros sintomas, é importante procurar um médico, porque a causa pode estar associada a alguma doença que precisa ser devidamente tratada, para evitar complicações.

A seguir, no Quero Viver Bem, apontamos as possíveis causas da dor na virilha, bem como maneiras de tratar e aliviar esse problema de saúde, aumentando sua qualidade de vida.

O que é a dor na virilha

dor na virilha causa

Trata-se de um sintoma que deixa a região da virilha dolorida, seja somente de um lado ou dos dois, comprometendo a realização de atividades básicas, como sentar e andar.

Quando provocada por um fator simples, a dor na virilha tende a sumir em alguns dias, no máximo, uma semana. Agora, se esse sintoma for gerado por uma doença, é comum que ele dure mais e intensifique-se com o passar do tempo.

Sintomas frequentes e associados

  • Dor na virilha ao se sentar e andar, tendo dificuldade para realizar essas atividades – muitas vezes, a dor pode se irradiar para as pernas e o quadril;
  • Fisgadas na área atingida, com sensação de pontadas, mesmo em descanso ou ao se movimentar;
  • Febre acima de 38 graus;
  • Náusea e vômito;
  • Presença de sangue na urina.

Possíveis causas da dor na virilha

dor na virilha

A dor na virilha pode estar associada a problemas simples ou graves, cabendo a um médico especialista (como o ortopedista) analisar o caso e diagnosticar o problema. Mas, é possível listar algumas das possíveis causas:

Lesão muscular

É a causa mais comum da dor na virilha, ocorrendo depois de treinos de alto impacto, como corrida, ou atividades físicas em excesso. O músculo da região sofre distensão, provocando a dor.

Gravidez

A dor na virilha é um sintoma comum durante a gestação, porque as articulações do corpo da mulher se tornam mais soltas e flexíveis, para permitir o desenvolvimento do feto.

Geralmente, a dor aparece quando a gestante abre as pernas, deita-se com a barriga para cima, faz grandes esforços (como erguer peso, abaixar e levantar repetidamente) e sobe escadas.

Epididimite

A epididimite é uma inflamação de um tubo localizado na parte detrás do testículo, responsável por armazenar e transportar o esperma. Entre os sintomas provocados estão o inchaço e a dor nos testículos e na virilha.

Artrite e dor ciática

A artrite é uma inflamação que acomete as articulações, promovendo dor na área atingida, nesse caso, a região da virilha, especialmente ao se sentar e ficar de pé. Além disso, causa rigidez, com dificuldade para executar movimentos.

a dor ciática ocorre quando o nervo ciático está comprimido ou inflamado, gerando dor intensa não somente na virilha, mas também nas costas, no quadril e nas pernas.

Hérnia inguinal

Trata-se de um tipo de hérnia que ocorre na região da virilha, causando dor, principalmente ao curvar-se, levantar um objeto pesado ou tossir. Geralmente, a recomendação para tratar tal problema é a cirurgia.

Infecção urinária

A infecção urinária provoca dor pélvica de maneira geral, bem como dor ao urinar e sangramentos. Se for um caso grave, os sintomas podem ser intensos, provocando febre, náuseas e vômitos.

Pedra nos rins

Problema também conhecido como cálculo renal, caracteriza-se pela formação de pequenas massas sólidas que provocam dor intensa no abdômen, com irradiação para a região pélvica/virilha.

[CONFIRA TAMBÉM: DOR ABDOMINAL – O QUE É?]

Diferença no comprimento das pernas

Também chamada de dismetria de membros inferiores, esse problema provoca dor e desconforto ao andar, modificações na estrutura do joelho, artrite e artrose.

Tratamentos e medicamentos para dor na virilha

dor na virilha tratamento

Para casos simples de dor na virilha, recomenda-se repouso e uso de analgésicos. Se a dor persistir, é importante procurar um especialista. Em casos mais graves envolvendo outras doenças, indica-se o uso de antibióticos, a realização de cirurgia ou a fisioterapia.

Indicações para alívio da dor na virilha

  • Faça repouso e evite atividades que exijam grande esforço físico;
  • Aplique gelo na região atingida;
  • Se a dor for realmente desconfortável, tome um analgésico, como a Dipirona;
  • Massageie a área usando pomadas para dor;
  • Faça hidroginástica, que aumenta a estabilidade da região pélvica e reduz a dor;
  • Use palmilhas ortopédicas para igualar irregularidades de comprimento das pernas.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário