Dor na panturrilha –  O que é? Causa, Diagnóstico e Tratamento

Você sabe o que é a dor na panturrilha? Sabia que ela pode ter várias causas, cada uma com tratamento específico? Descubra tudo, aqui no Quero Viver Bem!

A dor é um sinal de que algo está errado em seu corpo. Especificamente a dor na panturrilha pode ter inúmeras causas e cada uma tem uma forma de tratamento diferente. Por isso, é importante analisar os sintomas, para saber como proceder em cada caso.

Veja o que pode causar dor na panturrilha e como tratá-la, agora no Quero Viver Bem!

O que é a dor na panturrilha?

dor panturrilha

A causa mais comum desse tipo de dor é devido à prática de esportes, principalmente quando não há cuidado ou preparo físico. Essa dor também pode indicar algo mais grave, como o cisto de baker, as varizes, a trombose ou, até mesmo, a ruptura do tendão de Aquiles.

Se a dor aparecer após uma corrida ou atividade intensa, é bem provável que seja uma distensão do músculo da panturrilha, também chamado de gastrocnêmio.

A má circulação sanguínea também pode causar dor aguda na região. Geralmente, acontece em pessoas que têm uma vida sedentária ou passam a maior parte do tempo sentadas no trabalho.

Durante a gestação, é normal sentir dores nessa região, já que acontece acúmulo de sangue nas pernas, devido às alterações hormonais.

Sintomas e tratamentos

Além da dor, é normal aparecerem outros sintomas, que variam de acordo com a causa. É importante observá-los para poder relatá-los ao médico e assim conseguir o tratamento adequado.

Veja os sintomas das causas mais comuns e os respectivos tratamentos:

Ruptura do tendão de Aquiles

Caso comum após atividade física muito intensa ou até um trauma na região, o paciente sente, além da dor na panturrilha, dificuldade para caminhar e, muitas vezes, nem consegue andar. Também, sente dores profundas ao pressionar o tendão de Aquiles.

Se esses forem os sintomas, é importante procurar o médico imediatamente. O tratamento envolve a imobilização do local, utilizando gesso. No entanto, em alguns casos, antes do gesso é preciso passar por uma cirurgia.

[CONFIRA TAMBÉM: PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS NOS TREINOS DE PERNA]

Cisto de Baker

Apesar do nome, o cisto de Baker não é uma doença extremamente grave. Nesses casos, ocorre o surgimento de uma bolinha bem dolorida logo atrás do joelho. Essa condição causa dores na batata da perna e também provoca sensação de cansaço.

O tratamento exige cuidados médicos, sendo necessário realizar fisioterapia e utilizar meias de compressão. Ainda, compressas geladas ajudam a amenizar a dor, que pode ser intensa.

Trombose venosa profunda

dor na panturrilha

Engana-se quem pensa que essa doença só surge em pessoas idosas. A trombose é comum após cirurgias e viagens de avião.

Esse é um distúrbio vascular, em que o sangue forma um coágulo e impede a circulação. O caso torna-se mais grave ainda quando o trombo solta e chega até os órgãos vitais, como o coração e pulmão.

Os sintomas são: dor na panturrilha, inchaço e rigidez no local. Procure tratamento médico imediatamente. Geralmente, são indicados medicamentos para afinar o sangue e, em alguns casos, cirurgia.

Varizes

As varizes são veias inchadas que causam dor. Elas possuem vários níveis e são bem visíveis. Por mais que as inchadas sejam pequenas, basta uma ou duas para causar dor e agonia.

Além da dor, o sintoma mais claro são as veias inchadas e visíveis, bem como a sensação de pernas cansadas e pesadas.

Os médicos recomendam a utilização de meias elásticas, mas é importante consultar-se antes de começar o tratamento. Geralmente, o paciente também precisa de medicamentos e pratica de atividade física, para estimular a circulação do sangue. Há, ainda, outras opções de tratamento, dependendo de cada caso.

O que fazer para amenizar a dor na panturrilha

dor na panturrilha tratamento

Se você sente fortes dores na panturrilha, pode amenizar o desconforto com algumas dicas. No entanto, elas não substituem os cuidados médicos. Procurar um profissional é essencial para tratar a causa e curar o problema.

Alguns métodos são:

  • Compressa fria na panturrilha;
  • Alongamento no músculo;
  • Ingestão de muita água;
  • Consumo de alimentos ricos em sódio e potássio;
  • Repouso;
  • Massagem na região (exceto em casos de suspeita de trombose).

Os medicamentos mais usados são os anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, como Calminex, Cataflan ou Paracetamol. Evite tomar remédios sem prescrição médica.

Ao sentir dores intensas que aparecem repentinamente, inchaço, rigidez, vermelhidão, sensação de cansaço ou queimação na perna, procure imediatamente um hospital.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário