Dor de cabeça na gravidez – O que tomar e o Que fazer. É normal?

A dor de cabeça na gravidez é muito comum, mas será que é normal? Confira aqui que esse sinal pode estar dizendo e se está tudo bem com o bebê. Saiba o que tomar e o que fazer em casa para evitar que ela volte!

As mudanças no corpo começam aparecer a partir da concepção, pois o organismo precisa adaptar-se para abrigar e alimentar o bebê no útero. Enquanto todas essas transformações no organismo acontecem, a mulher pode sentir inúmeros desconfortos, inclusive a dor de cabeça.

Apesar da dor de cabeça ser um sintoma muito frequente na vida cotidiana das pessoas, na mulher grávida ela pode ser intensificada por inúmeras razões, que veremos a seguir. Continue lendo!

dor de cabeça na gravidez

O que pode ser?

A maioria das dores de cabeça na gravidez são causadas pelo aumento nos níveis de progesterona- esse hormônio tem papel crucial na sustentação da gravidez, pois ele evita as contrações do útero durante o período que o bebê ficará abrigado ali.

A progesterona fortalece a pélvis, mantém o funcionamento da placenta e desliga alguns músculos do corpo, para preparar o caminho para o trabalho de parto. Esse processo também pode causar dores pélvicas (já falamos sobre a dor pélvica na gravidez aqui).

Além da dor de cabeça, a progesterona pode causar outros sintomas desagradáveis para as gestantes que são:gases, azia e pernas doloridas.

Entretanto, ela também pode ser oriunda de outros fatores, como:

  • Cansaço;
  • Estresse físico e psicológico;
  • Falta de nutrientes adequados;
  • Ingestão exagerada de cafeína, chocolates, queijos, comidas gordurosas;
  • Baixa ingestão de líquidos.

As dores de cabeça tendem a melhorar a partir do segundo trimestre de gestação, quando seu organismo já está mais adaptado à situação.

O fato é que a gestante deve mudar hábitos nesse período. Para tanto, é indicado ingerir alimentos mais saudáveis, como verduras, legumes, integrais, proteínas e frutas. Evitar excesso de gorduras saturadas, açúcar e guloseimas que possam causar mais sintomas indesejados, inclusive a dor de cabeça.

Garantir o aporte de vitaminas e minerais também é importante para que o bebê cresça saudável e os sintomas desagradáveis da gravidez sejam minimizados.

Dor de cabeça na gravidez é normal?

A gestante deve ficar atenta quando as dores de cabeça na gravidez são muito fortes, pois elas podem estar relacionadas a outros problemas mais graves de saúde – a pressão alta é uma delas.

Geralmente, as dores de pressão alta aparecem mais na região da nuca e podem ter outros sintomas associados, como dores de estômago e visão turva.

Quando a pressão da gestante sobe demasiadamente, existem riscos de pré-eclâmpsia, um problema de pode colocar em risco a vida do bebê e da mãe.

Nesses casos, é muito importante informar ao médico esses sintomas que podem ocorrer em todas as fases da gestação, especialmente se acontecerem no terceiro trimestre.

dor de cabeça na gravidez o que pode ser

Como amenizar

Nessa fase, a mulher precisa de tranquilidade, para ter uma gestação saudável e agradável. Em caso de dores de cabeça, não é recomendado tomar nenhum tipo de medicação sem o conhecimento do seu médico.

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir as dores de cabeça na gravidez, que são:

  • Faça exercícios físicos, especialmente os alongamentos que relaxam os músculos e diminuem o estresse;
  • Durma bem, 8 horas por noite;
  • Alimente-se de modo saudável, em pequenas porções divididas ao longo do dia;
  • Evite a cafeína, excesso de açucares, frituras e carboidratos simples, pois eles aumentam a incidência de dores de cabeça;
  • Relaxe, erga as pernas diariamente por, pelo menos, 15 minutos;
  • Evite lugares muito barulhentos;
  • Hidrate-se bastante;
  • Se você trabalha em frente ao computador, dê pausas ao ar livre, pois as luzes artificiais podem provocar dores de cabeça;
  • Drenagem linfática é uma excelente solução para relaxar e ganhar sensação de bem estar.

Não se automedique! Analgésicos e anti-inflamatórios não devem ser consumidos por mulheres grávidas. Fale com o seu médico para saber qual é o melhor tratamento para as dores de cabeça na gravidez.

Atenção! Se você sentir dores de cabeça muito intensas durante a gestação, que estão acompanhadas de visão com flash nos olhos, dor abaixo das costelas, vômitos, inchaço repentino nas mãos, pés e rosto, procure um atendimento médico.

É importante frisar que esses sintomas não podem ser ignorados, pois indicam que a gravidez deve ser monitorada de perto, pelo bem estar do bebê e da mãe.Cuide-se!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário