Dor de barriga –  O que é? Causa, Diagnóstico e Tratamento

Você sabe o que é a dor de barriga? Sabia que ela pode ter várias causas, cada uma com tratamento específico? Descubra tudo, aqui no Quero Viver Bem!

A dor de barriga é uma reclamação frequente em consultórios e hospitais. Curiosamente, esse é um problema simples e que vai embora em sete dias, no máximo.

No entanto, se a dor de barriga vier associada a outros sintomas e não passar após uma semana, é preciso atenção: pode ser que ela seja um desdobramento de alguma doença que necessita ser tratada, para eliminar o risco de complicações.

Na dúvida de quais seriam essas doenças ou possíveis causas da dor de barriga? Então, confira, aqui no Quero Viver Bem, essas informações, além de sintomas associados e formas de tratamento.

O que é a dor de barriga

dor de barriga

A dor de barriga nada mais é do que um sintoma provocado por algum distúrbio no sistema digestivo, geralmente na atividade intestinal, tornando a região abdominal dolorida.

[CONFIRA TAMBÉM: O QUE É A DOR ABDOMINAL?]

Trata-se de um problema simples, comumente eliminado pelo próprio organismo, de três a sete dias, desde que o paciente siga algumas recomendações, frequentemente passadas por médicos.

Sintomas frequentes e associados

  • Dor na região abdominal, principalmente após as refeições (cerca de meia hora). Em alguns casos, a dor pode ser aguda;
  • Náusea e vômito;
  • Diarreia e gases;
  • Febre acima de 38 graus;
  • Presença de sangue nas fezes, em casos mais graves.

Possíveis causas da dor de barriga

dor na barriga

As possíveis causas da dor de barriga são variadas, abrangendo desde distúrbios comuns, até doenças um pouco mais sérias. A seguir, listamos as causas mais recorrentes:

Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar é uma doença causada por bactérias, vermes, vírus e amebas que estão presentes em alimentos malconservados ou incorretamente preparados. É mais comum em crianças e adultos, após viagens, por se alimentarem em locais desconhecidos e exporem o sistema digestivo a diferentes micro-organismos.

Alergia ou intolerância alimentar

Há pessoas que possuem alergia ou intolerância a determinados alimentos e nem ao menos têm conhecimento disso. A forma mais rápida de identificar o problema é quando se sente dor de barriga ao ingerir algum alimento, além de ter maior produção de gases, diarreia e pequenas erupções na pele.

Tratamentos medicamentosos

Existem alguns medicamentos, como os antibióticos, anti-inflamatórios e procinéticos, que conseguem aumentar a quantidade de movimentos do intestino e reduzir a absorção de líquidos, fazendo com que a pessoa sinta dor de barriga e tenha diarreia.

Esses sintomas são notados um período após a ingestão do remédio e devem ser comunicados ao médico responsável, para que ele possa ajustar o tratamento, seja indicando a dose adequada ou outro fármaco.

Doença inflamatória intestinal

Colite ulcerativa e doença de Crohn são dois exemplos de doenças inflamatórias intestinais que causam dor de barriga, porque prejudicam o intestino, evitando que o órgão faça suas funções digestivas normalmente.

Ansiedade e estresse

Embora sejam distúrbios psicológicos, a ansiedade e o estresse provocam dor de barriga porque aumentam a adrenalina e o cortisol no fluxo sanguíneo, o que altera a atividade do intestino.

[CONFIRA TAMBÉM: ATIVIDADES FÍSICAS QUE COMBATEM O ESTRESSE]

Câncer no intestino

O câncer intestinal deforma as paredes do órgão e altera seu ritmo de funcionamento, proporcionando dor, prisão de ventre e diarreia, além da presença de sangue nas fezes.

Tratamentos e medicamentos para dor de barriga

dor de barriga tratamento

Casos de intoxicação alimentar, que são os mais recorrentes, são eliminados de maneira natural pelo organismo, desde que a pessoa faça repouso e reforce a hidratação oral, tomando mais água. Para aliviar a dor e a náusea, recomenda-se o uso de analgésicos, antieméticos ou antiespasmódicos.

Se a dor de barriga for provocada por uma alergia ou intolerância alimentar, indica-se um ajuste da dieta, eliminando os itens que podem desencadear os sintomas.

No caso de inflamações e câncer, é essencial consultar um médico para receber a indicação do medicamento/tratamento ideal a ser utilizado, o que garantirá melhor resultado.

Para dor de barriga provocada por ansiedade e estresse, o tratamento costuma envolver terapia e uso de medicamentos próprios para controle desses distúrbios, como antidepressivos e anti-histamínicos.

Indicações para amenizar a dor de barriga

  • Aumente o consumo de água ou soro, para garantir que o organismo esteja corretamente hidratado e consiga eliminar a doença;
  • Controle a dor tomando um analgésico;
  • Não deixe de se alimentar, mesmo durante crises de dor. Se não quiser comer sólidos, tome sopas, que alimentam e também hidratam o organismo;
  • Invista em chás naturais, como o de camomila e erva-cidreira, que aliviam a dor e reduzem o desconforto intestinal.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário