Dificuldade para dormir – Como tratar? 5 práticas para dormir bem

Está com dificuldades para dormir? Confira aqui as 5 melhores práticas para conseguir pegar no sono e não precisar mais ficar se remexendo na cama, sem sono. Entenda as causas pelas quais você não consegue dormir bem AQUI

Uma coisa é fato: todo mundo terá dificuldade para dormir, pelo menos, uma vez na vida. Porém, para algumas pessoas, isto acaba se tornando um hábito, o que pode ser muito prejudicial para a saúde e para a rotina. Uma boa noite de sono faz toda a diferença para o trabalho, os estudos, o humor e até para o funcionamento do cérebro e do organismo.

Quer saber o que pode lhe ajuda a acabar com a dificuldade para dormir e garantir noites maravilhosas e muito bem dormidas? Veja as dicas, a seguir:

dificuldades para dormir como tratar

5 práticas que vão lhe ajudar a dormir melhor

1. Identificar o que lhe causa dificuldade para dormir

O primeiro passo para resolver um problema é identificando a sua causa. A dificuldade para dormir pode ser causada por inúmeros fatores, como:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Sedentarismo;
  • Tecnologia;
  • Cafeína;
  • Nicotina;
  • Excesso de comida antes de dormir;
  • Cochilos durante o dia;
  • Hormônios.

Identifique entre esses e outros fatores, quais podem ser os causadores da sua insônia. Isso é muito importante, pois a resolução vai variar de acordo com a causa do problema. Em algumas situações, será preciso tomar remédios, enquanto em outras, o tratamento será completamente diferente.

2. Procurar um médico especialista

Identificar a causa de sua dificuldade para dormir é importante, até mesmo, para saber qual médico especialista você deve procurar. Na maioria dos casos, o indicado é se consultar com um médico do sono, que fará uma investigação clínica para diagnosticar o seu problema.

Essa investigação, geralmente, é feita por meio da polissonografia, um exame que consiste em dormir utilizando alguns sensores, sendo capaz de identificar diversos distúrbios do sono. Porém, em alguns casos, outros profissionais podem ser mais indicados. Se você sabe que seu problema é estresse ou ansiedade, por exemplo, será preciso fazer um tratamento psicológico, antes de qualquer outra coisa.

dificuldades para dormir

3. Ter hábitos saudáveis

Pode parecer clichê, mas ter hábitos saudáveis é fundamental para dormir bem. Fazer atividades físicas regulares vai aumentar o nível de endorfina em seu corpo, além de reduzir o estresse.

Alimentar-se bem também é fundamental para ter uma boa noite de sono. Comer muito antes de dormir pode te deixar com mal estar, enquanto que comer muito açúcar — ou outros alimentos estimulantes — pode lhe fazer perder o sono. Para melhorar a sua rotina, veja o manual da alimentação saudável.

4. Criar uma rotina de sono

Sua dificuldade para dormir também pode ser causada pela falta de uma rotina do sono. O corpo humano se adapta facilmente a qualquer situação, então, se você mostrar para ele que existe um horário específico para dormir e para acordar, ele vai entender, e ambos os processos ficarão mais fáceis.

Mas, se você dorme e acorda em horários variados — inclusive aos finais de semana — seu organismo não terá uma regularidade, e isso pode ser prejudicial para o seu corpo. Além disso, além de ter horários definidos, também é importante repetir os mesmos hábitos diariamente antes de se deitar.

5. Relaxar durante a noite

Mesmo que você trabalhe ou estude durante a noite, é imprescindível tirar, pelo menos, duas horas para relaxar, antes de dormir. Nada de assistir televisão, ficar nas redes sociais ou utilizar qualquer outra tela.

Na sua rotina do sono, as duas horas anteriores ao horário de dormir devem estar reservadas para atividades relaxantes, como tomar um banho, ler um livro, meditar, conversar com sua família, ouvir músicas calmas, tomar um chá (veja, aqui, algumas receitas) ou fazer qualquer outra coisa que lhe acalme.

Com isso, seu corpo vai se desligando aos poucos e, quando você se deitar para dormir, já estará muito mais relaxado e o sono chegará com muito mais facilidade.


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