Dietas são métodos de regimes alimentares que objetivam a perde de peso rápida ou ganho de massa muscular. Geralmente são aplicadas por pessoas que tem gordura acumulada em regiões específicas do organismo como a abdominal ou que sofrem com sobrepeso e/ou obesidade. Muitas das dietas que recebem popularidade não são saudáveis e prometem mais perdas do que ganhos em benefícios para o organismo.
Para fugir dos perigos que o senso comum pode trazer é preciso pesquisar muito antes de iniciar uma dieta. Acontece que cada pessoa tem uma necessidade energética diferente e especificidades que fazem com que nem sempre uma dieta popular se aplique bem a ela.
A principal consequência das dietas frustradas é o famoso efeito sanfona, que além da sensação emocional de ansiedade, baixa auto-estima e sensação de fracasso vem acompanhada de estrias, celulites, irritação, dores de cabeça e alterações no sistema intestinal.
Como escolher a dieta certa
O primeiro passo antes de iniciar uma dieta é descobrir qual é seu tipo metabólico, assim você pode aplicar a quantidade correta de cada nutriente de acordo com suas necessidades energéticas. Em geral, são três possibilidades: as proteínas, carboidratos e o misto. Se você está procurando uma dieta para emagrecer confira as principais categorias enco
ntradas:
- De baixa ingestão de gordura;
- Baixa ingestão de carboidrato;
- Desintoxicação do organismo;
- Baixa ingestão de calorias (Dieta Dukan);
- Dieta da proteína.
- Dietas desintoxicantes (Detox).
A maioria delas para que funcionem com efetividade precisam se comunicar em algum momento: é preciso ingerir um pouco de gordura e diminuir a quantidade de carboidratos, por exemplo. Por isso que as dietas malucas que prometem emagrecimento rápido e agressivo com rapidez não costumam ter efeitos à longo prazo. Elas funcionam, mas ninguém aguenta deixar de comer carboidrato para o resto da vida – e nem deve.
De acordo com estudos da Fundação Britânica de Nutrição, o segredo para a perda de peso saudável é justamente apostar em uma dieta segura, fazer mudanças a longo prazo e modificar o estilo de vida de maneira que combata atitudes que geram os quilos a mais. Só assim, os resultados poderão ser permanentes.
Uma boa opção para que você possa aprender a ajustar a quantidade de calorias diárias a ser consumida é a dieta dos pontos. Mas para que ela seja efetiva, é necessário que a pessoa se dedique a elaborar pratos com variedade de alimentos e nutrientes e não se prender à refeições pobres, mas que não ultrapassem os limites diários.
A principal recomendação dos especialistas não é restrição de determinados tipos de alimento e nem a prática intensa de exercícios físicos, e sim, a mudança de hábitos: optar por um cardápio equilibrado, rico em nutrientes, baixas calorias, prática de atividade física regular (de preferência de algo que você goste e se identifique). São hábitos para levar para o resto de sua vida.
Outras Dietas que você precisa conhecer:
- Dieta Paleo
- Dieta da USP
- Dieta Sem Glúten
- Dieta da Sopa
- Dieta para Perder Barriga Rápido
- Dieta do Limão
Produtos processados aumentam o número de alérgicos a alimentos
Como você pode ver, muitos argumentos da medicina apostam que a desintoxicação do organismo é saudável não somente por causas de emagrecimento, bem como para saúde em geral. Pesquisas clínicas demonstram que os alimentos industrializados, devido a existência excessiva de farinha branca, açúcar e química tem feito aumentar os números de alérgicos.
A principal alergia desencadeada por conta do consumo equivocado de alimentos não naturais é a celíaca. Nestas, pessoas só podem comer alimentos que não tenham nem resquícios de farinha branca ou grãos proveniente do trigo ou aveia. Caso contrário, podem ter alterações sérias no intestino e até mesmo problemas no funcionamento cerebral – quando a longo prazo.
A doença silenciosa, assim como de qualquer alergia, pode ser diagnosticada com testes caseiros somente por meio do teste. Conhecer a lista de alimentos sem glúten para fazer a substituição tem dado certo em muitas famílias, que se adaptaram com ingredientes mais saudáveis e conservados – como as farinhas, pães e cereais que não foram demasiadamente processados e conservam os nutrientes.
Tipos de Dietas – As 7 principais
Não é preciso estar querendo fazer uma dieta para conhecer ou já ter ouvido falar nos nomes e quais delas funcionam efetivamente.
É preciso ter cuidado na hora de seguir uma dieta encontrada em revistas, que foram indicadas por alguém, vistas na televisão, muitas delas, podem fazer mais mal para o seu organismo do que te ajudar efetivamente no emagrecimento saudável do seu corpo.
Veja algumas dietas que aconselhamos e que se seguidas corretamente, só tendem a te ajudar.
1 – Dieta Dukan
Conhecida também como a dieta francesa, ela faz o maior sucesso no mundo dos famosos, nomes como Kate Middleton, Jennifer Lopez e Penélope Cruz já experimentaram esse famoso meio de emagrecer com saúde.
O médico desenvolvedor de tamanho sucesso foi Pierre Dukan, nutricionista francês que durante 20 anos, realizou estudos para finalmente chegar na forma da Dieta Dukan (mais detalhes no link) que conhecemos hoje.
A Dieta é dividida em 4 fases: fase de ataque, fase cruzeiro, fase de consolidação e a fase de estabilização. As quatro fases, se seguidas corretamente e durante o período de tempo necessário, prometem trazer resultados escandalosos, realizando uma reeducação alimentar em quem realmente se compromete ao ingressar nessa jornada.
A primeira fase é a mais restritiva de todas, nela você realizará apenas a ingestão de alimentos proteicos, cortando totalmente os carboidratos, o que faz com que seu corpo entre em um choque, passando a mensagem de que medidas drásticas estão sendo tomadas. Essa fase dura no máximo uma semana.
Depoimentos comprovam que nessa primeira fase, a perda de peso chega até 10 quilos ou mais, se seguida corretamente.
Na segunda fase, alguns itens são incluídos, como legumes e vegetais, o que é um incentivo para quem ficou uma semana comendo apenas itens proteicos. A perda de peso é mais lenta, porém progressiva: a promessa é de 1 quilo por semana, ou seja, em um mês você terá a perda de pelo menos 4 quilos. Essa fase dura o tempo de uma semana também.
Na terceira fase, conhecida como fase de consolidação, é onde você irá efetivamente começar sua reeducação alimentar. Alguns itens com carboidratos são acrescentados, porém, não devem ser consumidos em exagero, a dieta da proteína, como também é conhecida, é inteira é baseada em controle e equilíbrio entre as porções consumidas. Nessa parte da dieta, para perder 1 quilo, será necessário 10 dias de empenho, ou seja, se ainda faltam 4 quilos para você chegar ao peso desejado, é preciso que permaneça dentro desse regime restritivo por no mínimo, 40 dias.
A última fase da dieta proteica, a fase de estabilização, entende que você já está adaptado ao novo estilo de alimentação, onde a alimentação correta já está inserida na sua rotina diária. A alimentação fica livre nessa fase, acreditando que seus esforços realizados até agora não foram em vão. Ela contém algumas restrições durante a semana e deve ser seguida sempre, pois dessa maneira seu corpo não sofrerá com o efeito sanfona e nem tudo aquilo que foi perdido, irá voltar de um dia para o outro.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa dieta não tem tempo limitado, ou seja, ao emagrecer toda a quantidade necessária, você ainda deve permanecer com seus hábitos alimentares para que fique no peso ideal constantemente.
Ela é indicada para pessoas que querem perdem muito peso em um período de tempo mais curto, ela faz com que você entre em uma reeducação alimentar sem perceber, fazendo com que a alimentação saudável se torne um hábito na sua vida. Quer saber mais? Veja ao lado todo o tutorial e tudo sobre a Dieta Dukan.
2 – Dieta detox
Uma das dietas mais famosas, principalmente entre as mulheres, a dieta Detox promete que em apenas 20 dias, você pode perder até 9 quilos de uma vez só. Os benefícios não param por aí: além da perda das gordurinhas extras e o fim do excesso de toxinas, você irá recuperar a sua energia e também sentirá o aumento drástico da sua libido.
As principais dietas, atualmente, trabalham com o conceito de desintoxicação. A necessidade de manter o organismo limpo de substâncias indesejáveis é importante não somente a fim de emagrecimento, mas também para prevenir uma série de doenças.
A alimentação contemporânea faz muito uso de conservantes, corantes, acidulantes e outros produtos utilizados para que seja possível manter o alimento válido por mais tempo e possa ser facilmente vendidos nas redes de supermercado – hoje, uma das principais formas que muitas famílias encontraram para se alimentar, devido à praticidade.
A mudança da alimentação em todo o mundo começou principalmente pelo êxodo urbano, quando muitas pessoas deixaram a vida no campo para tentar oportunidades de crescimento e aumento de renda nas cidades. No entanto, no ambiente urbano, torna-se impossível manter plantações familiares e animais para servir de alimento.
Para poder suprir a demanda de alimento da grande maioria da população que se concentrou nas cidades foi preciso adicionar muitos tipos de químicas maléficas para o organismo e algumas que nem se sabe quais os danos que podem causar. É o caso da margarina comprovadamente plástica, os refrigerantes, sorvetes, bolachas e vários outros produtos que compõem a rotina de muitos brasileiros.
Quando essas substâncias se acumulam no organismo geramos várias consequências indesejadas, como por exemplo: o aumento das espinhas, doenças das mais variadas, possibilidade de câncer, inchaço, problemas nos rins e fígado, aumento da acidez do estômago, alterações do sistema intestinal, entre outros riscos que a medicina ainda desconhece.
A Dieta Detox vem com o objetivo de eliminar o acúmulo destas substâncias de nosso organismo por meio da ingestão de bastante água, restrição ou eliminação de produtos processados e industrializados, associação de alimentos diuréticos e antioxidantes. Muitos especialistas defendem a ideia de que “estamos morrendo pela nossa boca”, por isso há necessidade de um Detox permanente.
Alguns modelos de dietas que não levam detox no nome também praticam a mesma teoria da desintoxicação corporal para facilitar o caminho do emagrecimento e regularizar as funções corporais, como bom funcionamento do intestino, circulação do sangue e aumento da disposição para adotar uma vida mais saudável, um exemplo é a dieta líquida para perder peso. Acredita-se que somente eliminando substâncias com alimentos diuréticos, é possível conquistar o emagrecimento.
Muitos movimentos hoje adotaram essa proposta “desintoxicante”, como o Slow Food que propõem a alimentação com qualidade e vagarosa ou variantes do veganismo, que se apropriam dos direitos dos animais para defender uma alimentação com mais qualidade, longe de hormônios, agrotóxicos e outros malefícios que a alimentação “moderna” proporciona.
O problema é que praticar uma dieta desintoxicante não pode ser tão fácil quanto parece. Combinar os alimentos corretos para que não falte nenhum nutriente no organismo ao mesmo tempo que eles tenham a quantidade de calorias necessárias para o emagrecimento e aumento da termogênese corporal não é fácil. Por conta disso, muitos apostam na compra de Plano Detox entre outros cronogramas de dietas previamente elaborados e com certificado de eficácia.
Os alimentos sólidos que são indicados são os da lista a seguir:
- Gergelim, preferencialmente do preto;
- Farinha de linhaça;
- Frutas de todos os tipos;
- Leite de Coco;
- Arroz integral;
- Carne magra com preparo que não contenha óleos ou gorduras;
- Azeite de Oliva;
- Nozes e Castanhas
- Óleo de Coco;
- Abacate;
- Sardinhas;
- Trutas;
- Frutas Vermelhas
- Verduras Verdes;
Além dessa dieta auxiliar na sua perda de peso, ela também ajuda na circulação sanguínea do seu corpo, aliados ao exercício físico.
Aqui estão alguns exemplos de sucos detox que podem ser feitos durante a fase de ação da dieta:
- Água ionizada, limão siciliano, açaí em pó, pimenta caiena, stévia.
- Cenoura, maçã, limão, gengibre, beterraba.
- Pepino, salsão, espinafre, salsinha, limão siciliano
- Pepino, gengibre, menta, maçã.
- Água ionizada, framboesa, semente de chia, stévia.
- Água ionizada, castanha de caju, extrato de baunilha, canela, stévia.
3 – Dieta dos Pontos
Uma das dietas que é mais feita pelas mulheres, é a dieta dos pontos, onde você escolhe o que for comer, eliminando apenas a gordura trans, e emagrecendo até 4 quilos por mês. A gordura trans fica expressamente proibida por se acumular em lugares específicos como o abdômen e na região dos glúteos. Já falamos aqui sobre como fazer a dieta dos pontos.
Ela se diferencia das outras dietas por te permitir comer de tudo aquilo que você gosta – desde que respeite o limite de pontos diários, podendo comer tudo em versões mais light, como por exemplo: o arroz branco comum pode ser substituído pelo arroz integral.
Você pode consumir até 320 pontos diariamente, sendo que cada ponto é equivalente a 3,6 calorias, ou seja, você pode ingerir até 1200 calorias por dia. É preciso muito controle e organização caso essa seja sua dieta escolhida, pois é preciso marcar corretamente o que foi consumido e ver a quantidade de calorias de cada alimento para não se perder nas contas.
O que é aconselhado é que o total de 50% ou 60% dos pontos sejam usado para o consumo de carboidratos como pães, massas, cereais, frutas, legumes e verduras. Já proteínas conhecidas comumente como carnes, leite, queijo e iogurte, tem a porcentagem de 10% do total, os outros 30% ficam com as gorduras (óleos, grãos, castanhas e manteigas), porém é preciso se lembrar que as gorduras estão inseridas em todas as comidas.
Como já dito, é preciso estar sempre organizado com os pontos consumidos e disponíveis ainda, pois caso você exagere em uma refeição ou em dia, será preciso compensar no outro.
Existem algumas táticas usadas também, como por exemplo:
- É preciso descontar o total de 15 pontos para temperos usados na comida.
- Caso a comida seja fritura, multiplique os pontos do alimentos por 3, caso seja algo à milanesa ou empanado, multiplique por 4.
- O segredo é comer um bom prato de salada antes dos alimentos mais calóricos, dessa maneira seu estômago fica “forrado” e você fica mais saciado com muito menos pontos.
- Coma sempre de 3 em 3 horas, dessa maneira você mantém seu organismo sempre ativo, assim como o seu metabolismo acelerado, o que ajuda na perda de peso e dá a impressão de menos fome na próxima refeição.
- Mastigue bem durante as refeições.
- Procure não tomar ou em poucas doses líquidos na hora da refeição, ele estufa seu estômago.
Uma dica importante é montar o seu cardápio semanalmente, programando assim o que irá comer, sem ultrapassar os limites dos pontos designados.
O segredo dessa dieta é de que você irá gastar mais calorias do que estará ingerindo, o que, consequentemente irá ocasionar na perda de peso, pois você não está ganhando calorias, mas sim, perdendo.
Para saber mais sobre a dieta dos pontos, acesse ao lado a matéria completa sobre essa dieta e obtenha todas as informações necessárias para começar o quanto antes.
4 – Dieta da USP
Uma dieta que foi sucesso nos anos 90 e até hoje serve para a perda de peso instantânea, com o cardápio formado apenas por ovos cozidos, presunto e café. Já falamos aqui sobre os benefícios e malefícios da dieta da USP.
Apesar do seu nome remeter a Universidade de São Paulo, a sua origem é duvidosa pois a própria USP diz não ter nada a ver com o seu desenvolvimento e ainda diz que nenhum de seus especialistas foi responsável.
Essa dieta é seguida durante apenas 15 dias, pois caso contrário, ela podem trazer complicações para o corpo causados pela falta de nutrientes e pelo excesso de café, que afetam diretamente o estômago, podendo ser responsável por uma possível gastrite.
Caso você esteja disposto a perder uma grande quantidade de peso e não se importa com as possibilidades de passar mal ou sentir constantes dores de cabeça, mau hálito, cansaço e fraqueza muscular, essa é a sua dieta.
Vale lembrar que diferentemente das dietas anteriores, essa não preza pela reeducação alimentar, podendo ser bem possível que você volte a engordar tudo ao começar a comer normalmente.
Ela é basicamente composta de café preto apenas com adoçante, ovos cozidos, alface, pepino, salsão, bolachas cream-crackers, carnes magras, salada de frutas, presunto, vagem, torradas, cenoura, queijo minas, iogurte natural, frango grelhado, peixe e tomates, tudo isso em quantidades limitadas e divido em apenas 3 refeições diárias.
Essa dieta tem tanta eficiência assim, por ser drástica e por reduzir o consumo de alimentos, calorias e energia ao máximo, ou seja, você comerá somente o necessário para sustentar seu corpo durante esses 15 dias.
Está expressamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas, doces, massas e itens que contenham muita gordura, você irá se alimentar apenas 3 vezes por dia, não respeitando a regra de comer de 3 em 3 horas, porém, os resultados são visíveis e ela realmente funciona.
Ela exige, no mínimo muita força de vontade e controle para emagrecer nesses 15 dias, após a sua conclusão, é preciso ter uma alimentação saudável para reduzir ao máximo o “baque” de voltar a comer normalmente. Muitas pessoas emagreceram com essa dieta e comentam sobre suas experiências na internet e no YouTube.
Caso você queira saber mais sobre a dieta da USP, acesse ao lado todas as instruções necessárias e o cardápio para ser seguido, lembre-se! Ela só pode ser feita durante 15 dias no máximo! Pratique exercícios físicos em conjunto, assim, o resultado será mais rápido e mais eficiente.
5 – Dieta da Sopa
Uma dieta que também não instiga a reeducação alimentar é a dieta da sopa, que promete ser eficiente e promover a perda de um quilo por dia, ou seja, você irá perder até 7 quilos em apenas uma semana. Confira aqui cardápios para dieta da sopa.
Segundo rumores, essa dieta foi desenvolvida especialmente para ser usada no Hospital do Coração, ganhando uma grande aceitação na sociedade por ter efeitos visíveis em muito pouco tempo.
Uma dieta fácil e rápida de ser feita em sua casa, a ideia principal dela é que a pessoa emagreça tomando apenas sopa, por ser um alimento pouco calórico, rico em vitaminas e com os nutrientes necessários para sustentar o corpo, dando saciedade e não sendo algo que vá te fazer passar mal depois de um tempo.
Para realizar a dieta da sopa, basta substituir as refeições diárias por uma porção de sopa, sendo que o café da manhã pode ser feito de maneira normal. Ela é considerada uma dieta desintoxicante pois proporciona a adstringência no organismo, eliminando aquelas toxinas que fazem mal para a saúde e estão acumuladas no seu organismo.
Porém, para que ela tenha o efeito que promete, é preciso seguir a risca suas recomendações, ingerindo apenas a sopa e não exagerando nessas porções do alimento. Ela é devidamente famosa na internet e na boca do povo por ter realmente todo esse efeito de funcionalidade para qualquer um que se comprometa a realizá-la.
Na hora de fazer a sopa, é preciso usar os ingredientes corretos, pois caso contrário, você pode ficar na falta de algum nutriente importante e piorando sua situação. Um dos alimentos mais recomendados para ser usado é o repolho, aipo, nabo, salsão, cebolinha, couve, tomates, cebolas, cenouras, pimentões verdes, vagens, abóbora japonesa, berinjela e em algumas vezes, você pode complementar a sopa com arroz integral.
Assim como a dieta anterior, você perderá muito peso, porém é preciso regular a alimentação normal quando chegar ao fim do procedimento, pois caso contrário, você ganhará todo o peso novamente, sofrendo do famoso efeito sanfona que assola muitas pessoas que sofrem com problemas de peso. O efeito sanfona é constituído do processo de perder muito peso e logo após, engordar tudo novamente, não sendo algo contínuo e que acontece logo após dietas muito loucas e que fazem mal para o organismo.
6 – Reeducação Alimentar
Uma palavra tanto quanto usada nessa matéria foi a tal da reeducação alimentar, mas afinal, do que se trata?
A reeducação alimentar é nada mais nada menos do que aprender a comer novamente, de uma maneira saudável, fazendo com que seu organismo fique acostumado em consumir menos gorduras e fique saciado com itens menos calóricos, auxiliando diretamente no emagrecimento saudável do seu corpo, o que evitará o famoso efeito sanfona. Veja aqui como fazer a reeducação alimentar.
O primeiro passo caso você queira começar uma reeducação alimentar é seguir alguns passos básicos que estão listados abaixo.
7 – Jejum intermitente
A prática do jejum intermitente é uma novidade no mundo das dietas, apesar de ser baseada em práticas tão antigas dos primeiros seres humanos.
A prática faz com que seja forçada uma reeducação alimentar e ao invés de restringir alimentos ou impor quantidades calóricas baseia-se em manter o corpo por mais tempo sem se alimentar. Veja aqui como fazer o jejum intermitente.
As causas da gordura abdominal
Quem nunca ajustou a calça para cima da cintura para não ter de se incomodar com as dobras quando se senta? Ou já foi motivo de piada de si mesmo ou dos amigos por conta dos pneuzinhos? A gordura abdominal é de fato muito comum e oferece grandes riscos.
Riscos da gordura abdominal
O excesso de gordura acumulada no abdômen é indício de aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, a combinação desses fatores trazem com eles riscos de doenças cardíacas. Além disso, ela aumento o nível de ácidos graxos livres do fígado e leva a uma resistência da insulina, podendo causar diabetes.
Entre as principais causas da gordura localizada são o excesso de ingestão de alimentos gordurosos, ausência do consumo de frutas e legumes, sedentarismo (pois os músculos do abdômen ficam enfraquecidos e os órgãos são projetados para frente), cigarro, bebidas alcoólicas (principalmente a cerveja, pois possui muito fermento) e o pão branco em excesso.
A dieta para perder barriga é difícil de ser seguida porque tem restrição de uma série de alimentos, principalmente os com carboidratos e açúcares – que são aqueles com maior potencial de acumulo de gordura. Por isso, recomenda-se que a perda das famosas pochetes estejam inclusas em um programa de emagrecimento geral – o qual vai despertar a pessoa para um novo estilo de vida.
Praticar exercícios satisfatórios como zumba, dança, corrida e outros que estejam de acordo com o gosto são essenciais para criar uma rotina mais saudável e a perda de gordura abdominal mais simples. Aposte nos exercícios focais, como as abdominais – elas tem o poder de acelerar o processo.
O que fazer para reduzir a gordura abdominal?
As melhores formas de combater esse problema é associar dietas para perder e secar barriga, fazer exercícios para aumentar a massa muscular e acelerar a queima de gordura. Assim como todos os outros tipos de regimes alimentares, o processo precisa ser contínuo, eliminando as causas do acúmulo.
Os exercícios para a perda de gordura abdominal são específicos como por exemplos abdominais, musculação, alongamentos e atividades aeróbicas. Outra dica para obter resultados rápidos é a diminuição do sal nas refeições.
O poder dos termogênicos – É verdade que eles emagrecem?
Com a mudança de rotinas e dificuldade das pessoas em frequentar academias ou incluir a prática de atividades físicas nas agendas apertadas, a descoberta dos termogênicos foi mais do que adequada e não é a toa que virou moda. O efeito termogênico vem da termogênese – um processo de aquecimento natural do organismo que faz com que o organismo passe a gastar mais calorias para a realização de atividades vitais como o batimento do coração, respiração e manutenção do corpo.
É o efeito termogênico que justifica porquê pessoas que tem os mesmos hábitos, peso e altura apresentam quantidades de gordura completamente diferente. Os famosos “magros de ruim” tem um metabolismo que funciona naturalmente mais rápido e por isso gasta energia com facilidade somente para se manter vivo. Aqueles mais lentos, acumulam facilmente a gordura que vem dos alimentos como uma reserva de energia que não necessitam. Na prática, as pessoas com metabolismo lento precisariam comer menos, no entanto há outras formas de resolver esse probleminha genético: os termogênicos.
Com o uso dos termogênicos pessoas de metabolismo lento conseguem forjar um metabolismo acelerado e gastam calorias sem precisar se exercitar ou mesmo sair da rotina de sempre. No entanto, aplicar isso no dia a dia tem algumas regras de como funcionam os termogênicos para queima efetiva de gordura acumulada.
Os termogênicos naturais são os não processados como frutas e legumes que desempenham naturalmente essa função, é o caso do gengibre, canela, pimenta, limão, alho, abacaxi e a noz da índia, por exemplo. Todos eles podem ser utilizados no cardápio para auxiliar no emagrecimento, mas há dificuldades de incluí-los de maneira que outros componentes do alimento não interfiram nos resultados.
Para tornar o processo mais fácil a industria do emagrecimento apresenta algumas soluções, como os suplementos de termogênicos processados, como o suplemento Turbo Slim que faz com que você tenha somente o fator termogênico do alimento, sem ingerir calorias.
Como acontece o efeito termogênico
O efeito termogênico é um dos mais conhecidos, ele garante a aceleração do organismo por conta de uma pequena elevação da temperatura corporal. Mas é claro que conseguir isso somente por meio da alimentação se torna um pouco difícil, apesar de algumas comidas que prometem grandes efeitos. Veja aqui os segredos para aprender a emagrecer “termogenicamente”.
Você vai encontrar em suplementos como o Bluecaps (veja aqui avaliação completa) vitaminas e efeito termogênicos além do controle hormonal que você está precisando para se sentir muito mais saudável.
5 mitos sobre dietas
As dietas são indispensáveis para quem quer emagrecer com saúde, mas muitas vezes os motivos para deslizes no meio do caminho somos nós mesmos. O senso comum e a falta de conhecimento sobre o assunto pode gerar atitudes incorretas e só têm a prejudicar a trajetória da busca pelo corpo ideal.
Mas existem alguns mitos que devem ser quebrados para que você possa começar uma dieta que traga resultados positivos para os seus objetivos sem afetar a sua saúde. Conheça 5 desses mitos que separamos abaixo:
1 – Cortar lanches entre as refeições
Algumas dietas propõem que ao longo do dia se corte os “lanchinhos” entre as refeições. No entanto, desde que tenham proporções saudáveis e não sejam exagerados eles são muito bem vindos. O ideal é incluir nessas ocasiões uma fruta, legume, fibra ou iogurte light. Além disso ajuda a controlar a fome, garantindo que não se coma muito nas refeições principais.
2 – Comer à noite engorda
Algumas técnicas como por exemplo o Jejum Intermitente propõem deixar de comer a noite. Não é que a dieta não funcione, ela tem seus benefícios. No entanto, não se deve pensar que comer de noite faz mal, pois também precisamos nos sustentar durante esse momento do dia, mas devemos optar por alimentação com pouca caloria.
Nem todo alimento deve ser ingerido a noite e o motivo é claro; como você está indo dormir não irá gastar aquelas gorduras tão cedo e a probabilidade de que elas acabem acumuladas no seu organismo é grande. Confira aqui algumas dicas do que comer a noite que não irão destruir a sua dieta e ainda vão te ajudar a relaxar e ter uma excelente noite de sono.
3 – Carboidratos são vilões
Recentemente a Dieta Low Carb ficou muito conhecida por tornar o carboidratos em vilões. No entanto, a proposta original da dieta não era essa, a medida que as pessoas passaram a comentá-la alguns interpretaram equivocadamente.
O organismo necessita de carboidratos para obter energia, principalmente para o bom funcionamento do cérebro e dos músculos, restringi-los da alimentação pode trazer sérios riscos a saúde. A dieta Low Carb pode funcionar como uma forma rápida de perda de peso, mas se não for aliada a uma mudança de rotina e que inclua aos poucos novas atitudes alimentares (e também de exercícios) o peso voltará.
4 – Restrição total às gorduras
Muitas pessoas que iniciam um regime alimentar tiram totalmente as gorduras de seus pratos. Não é assim que deve acontecer, os estudos da mesma instituição dizem que o ideal é que tenhamos uma dieta de pelo menos 35% de gordura de preferência animal, pois elas são importantes para dar energia.
O que muda é o tipo de gordura que ingerimos, quanto mais insaturada melhor pois ajuda a reduzir o colesterol, melhora o fluxo de sangue nas veias, previne doenças cardíacas e derrames.
Da mesma forma produtos com baixo teor de gordura como leites não necessariamente são teus amigos, pois geralmente para suprir a falta de “gostinho” que a pouca gordura oferece acrescenta-se altas quantidades de açúcar, sódio (sal), amido e químicas para dar sabor.
5 – Alguns açúcares são melhores que outros
O organismo absorve os açúcares de forma similar, optar por diferentes tipos de açúcar não muda quase em nada a quantidade de calorias ingeridas (entre 48 e 65 kcal).
Quando se opta por açúcares orgânicos, menos refinados ou adoçantes especiais a diferença não está exatamente liberando o consumo desenfreado, e sim, optando por um que é mais saudável, porém, como dito acima, o consumo continua na mesma faixa indicada (entre 48 e 65 kcal).
6 – Garantir com suplementos os nutrientes necessários
Controlar a sua alimentação é algo muito difícil, afinal, sem saber para que serve cada tipo de alimento fica muito mais difícil de conseguir colocar todos os nutrientes necessários no prato, não é mesmo?
Para te ajudar nesta função é sempre bom, quando fizer dietas, incluir suplementos que tenham o potencial de suplementação de vitaminas e sais minerais essenciais. Alguns produtos como é o caso das seguintes receitas do suco detox , conseguem promover o potencial de saciedade, mas se isso não está nos seus planos de emagrecimento é melhor conferir outras técnicas para evitar a sabotagem.
7 – Saiba o que comer para conquistar seu objetivo
A sua alimentação deve estar de acordo com suas necessidades sempre, por conta disso, escolha aquilo que te deixará não somente mais satisfeito e sem as elevações da taxa de ansiedade, bem como esteja de acordo com aquilo que você precisa para o dia a dia. Como exemplo confira aqueles que fazem te ficar mais disposto.
Remédios para emagrecer
Os remédios para emagrecer podem ser um tanto quanto perigosos devido aos efeitos colaterais que desempenham no organismo. O mais conhecido entre todos eles é a Sibutramina e o antidepressivo fluoxetina, mas ambos não tem as funções específicas para emagrecimento e sim somente tem consequências que extrapolam para estes acontecimentos -muitas vezes não garantidos em suas fórmulas oficiais.
Outro muito utilizado é o triptofano, uma substância que age no sistema nervoso central e realiza a digestão das gorduras. Sempre que você conseguir, inclua suplementos confiáveis que lhe garantam estas fontes sem que você precise estar tendo tudo isso numa alimentação. Afinal, algumas dietas podem ser perigosas ao deixar de lado muito das coisas que garantem energia, capacidade de concentração ou força para os músculos. Confira tudo o que não pode faltar:
- Vitamina A
- Vitamina D
- Carboidratos simples
- Vitamina E
- Vitamina C
- Proteínas
- Queratina
- Selênio
- Cálcio
- Magnésio
- Vitamina B12
- Vitamina B6
- Ferro
- Vita
Quer tentar fazer isso por conta própria? Então veja aqui 13 alimentos que vão te ajudar!
Super alimetnos são reais? Posso confiar?
Muitas pessoas que estão iniciando dietas apostam nos super alimentos que caem na mídia para ajudar em algumas funções essenciais na perda de peso. Alguns deles, de fato, podem beneficiar o seu sistema e acelerar o seu processo de perda de peso. Geralmente os que tem algum grau elevado de acidez, como o gengibre ou o abacaxi, tem efeito termogênico o que acelera o seu metabolismo e faz com que você queime calorias com mais rapidez. O mesmo acontece com a Goji Berry.
Já frutas como a Pitaya, precisam de uma regularidade maior para fazer efeito, mas tem um poder de desintoxicação além do normal. Isso fará com que você elimine aquelas substâncias que ficaram acumuladas por meio dos maus hábitos alimentares e falta de atividades físicas regulares.
Para incluir estes alimentos de forma regular não é tão fácil, afinal, as vezes podem se tornar um tanto quanto enjoativos. A melhor dica que você poderia ter para conseguir consumir dentro da regularidade necessária é utilizando receitas de sopa, sucos ou então por meio dos famosos suplementos emagrecedores.
Se você é uma mulher passando pela menopausa com certeza vai querer escolher as receitas com folha de goiaba, afinal, elas irão além de funcionar para a sua perda de peso aliviar alguns dos sintomas desse período de transição hormonal.
Quais dietas são perigosas
As dietas mirabolantes funcionam sim, mas é verdade quando os profissionais da saúde a criticam dizendo que pode ter uma série de consequências ruins para o corpo. Afinal, restringem a quantidade de alimentos, pode faltar nutrientes, força e por isso podem ser extremamente prejudiciais ao corpo. Entre as mais perigosas estão:
Uma das dietas mais seguras para se fazer é a de reeducação alimentar (veja aqui como fazer), isso porque ela mostra o passo a passo de como adequar o seu cardápio para opções mai saudáveis sem restringir quantidade e sim focando na qualidade dos alimentos escolhidos. O problema é que poucas pessoas tem a paciência necessária para esperar os verdadeiros efeitos que ela é capaz de proporcionar.
Como controlar o psicológico durante dietas
Ninguém pode ignorar os efeitos emocionais relacionados às dietas, são estes fatores que acabam nos fazendo dar os escorregões. A mudança de alimentação tem total interferência no humor e é ainda mais difícil de controlar em pessoas ansiosas. Confira aqui dicas para não perder a motivação.
Antes de iniciar uma dieta é importante prepara o psicológico para as mudanças que virão, afinal, a ideia é que elas sejam contínuas. Assim como tudo em nossa vida, o período de adaptação é o mais difícil e quando precisamos de mais força. Confira algumas dicas que podem te ajudar nessa fase:
- Se você está ansioso não desconte nas pessoas, na comida e nem no uso de drogas. Atividades físicas e relacionar-se com amigos ou realizar um hobby são a melhor válvula de escape;
- Resista as tentações com comidas boas, mas não exagere na quantidade;
- Leve marmita para todos os lugares, assim se você sair com seus amigos poderá resistir as tentações mais fácil, pois tem sua opção correta ali com você;
- Coloque na sua cabeça que para fazer dieta você não precisa sofrer. Existem muitas receitas gostosas para quem está de dieta. Certamente, você não deixará de sentir prazer ao comer;
- O mais importante é manter-se bem com o seu próprio corpo e alimentar a força de vontade todos os dias para conquistar o sonho de fazer as pazes com o espelho e garantir mais saúde: pense em suas metas de vida, sua família, filhos, pois eles são os principais motivadores.
Quando você perceber que está chegando mais próximo dos resultados desejados isso com certeza te dará mais fôlego para permanecer na rotina saudável e gerir a sua vida de maneira que não restrinja curtições, alimentos gostosos e outros, pois você saberá seus limites e continuará priorizando a sua saúde.
A medida que a rotina vai ficando mais clara deve-se adequar a dieta para ganhar massa muscular, assim os efeitos do emagrecimento geralmente caracterizados pela flacidez serão transformados em um corpo definido, bonito e o mais importante: saudável.