Quantas dietas que surgiram na internet você conhece? Entre elas, já ouviu falar da Whole 30? Essa se destaca por ser bastante popular entre os praticantes de crossfit e por trabalhar de um jeito diferenciado dos outros regimes alimentares.
Quer conhecer e ver se você se adapta à Dieta Whole 30? Então, confira, aqui no Quero Viver Bem, as mais importantes informações sobre ela para perder peso com qualidade.
O que é a Dieta whole 30?
A Dieta Whole 30 é uma série de desafios que abrangem o período de 30 dias de consumo de alimentos mais naturais possíveis. Nesse caso, são retirados todos os alimentos industrializados, que podem provocar alergias e outros grupos de alimentos.
A ideia é desintoxicar o corpo, mudando o comportamento alimentar e favorecendo a redução de peso.
Sendo assim, elimina-se:
- Açúcar;
- Adoçantes naturais e artificias;
- Álcool;
- Cereais;
- Frituras;
- Leguminosas;
- Leite e derivados;
- Refrigerantes.
Já os grupos de alimentos permitidos dentro da Dieta Whole 30 são:
- Certas hortaliças;
- Frutas;
- Gorduras;
- Oleaginosas (consumidas com moderação);
- Proteína animal.
A regra da Dieta Whole 30 é permanecer esses 30 dias sem erros ou escapadas. Caso você cometa um deslize, deverá começar tudo de novo, ou seja, mais 30 dias.
[CONFIRA TAMBÉM: DIETA ALCALINA]
Benefícios da Dieta whole 30
Esse tipo de dieta pode garantir vários benefícios para a saúde do seu organismo, mas você precisa saber se organizar e programar como será sua alimentação para que o regime dê certo!
Com a Dieta Whole 30 você pode promover as seguintes mudanças:
- Aumentar os níveis de energia e disposição para o dia a dia;
- Contribuir para o meio ambiente;
- Diminuir a vontade de ingerir doces;
- Estimular uma alimentação mais saudável com produtos orgânicos;
- Favorecer a qualidade do sono;
- Garantir a perda de peso;
- Melhorar a composição corporal;
- Melhorar o desempenho físico.
Ao “limpar o organismo”, você percebe que a Dieta Whole 30 reduziu a inflamação que anteriormente existia em seu corpo por causa dos alimentos processados e alergênicos.
[CONFIRA TAMBÉM: DIETA DO OVO FUNCIONA?]
Quantidade alimentar diária
Os grupos alimentares permitidos na Dieta Whole 30 possuem limites diários. Por exemplo, a proteína animal deve ser do tamanho da palma de sua mão para cada refeição.
O espaço que sobrar no prato, após colocar a proteína animal, deve ser preenchido com os vegetais permitidos, temperando-os com azeite ou óleo de coco (1 colher de sopa é o máximo).
A fruta deve ser uma representação de seu punho ou que ela caiba na palma de sua mão. Não é necessário incluir esse alimento em todas as suas refeições.
Já no caso das oleaginosas, o tamanho equivale ao que couber em sua mão fechada.
Quais são os riscos da Dieta Whole 30?
Assim como vários regimes alimentares, a Dieta Whole 30 é restritiva, ou seja, ela acaba excluindo alguns grupos alimentares que podem prejudicar a manutenção da dieta pelo período imposto.
Construir novos e bons hábitos alimentares leva tempo. Ao mesmo tempo que você se ocupa com a Dieta Whole 30 seu organismo pode apresentar alguns efeitos colaterais, como oscilações de humor, halitose (mau hálito), fadiga e irritabilidade.
[CONFIRA TAMBÉM: DIETA CETOGÊNICA EM 30 DIAS]
Contraindicações da Dieta Whole 30?
Na verdade, não existem contraindicações para a adoção da Dieta Whole 30, mas é essencial que qualquer pessoa procure orientação de um profissional de saúde para verificar se é possível iniciar esse regime, afinal é necessário adequar suas necessidades nutricionais para que você não coloque sua saúde em risco.
Como emagrecer com saúde?
Todo programa alimentar da moda procura incentivar a restrição de alimentos que, na realidade, são importantes para algum funcionamento do corpo.
É claro que o estímulo a uma alimentação mais natural é interessante e a Dieta Whole 30 consegue isso facilmente, ainda mais para quem gosta de cozinhar.
Contudo, suas restrições podem ser uma grande desvantagem. Isso porque a variedade alimentar garante todos os nutrientes que o ser humano precisa, e essa variedade só é atingida com todos os grupos alimentares.
Assim como você precisa ingerir, de maneira equilibrada, os macros e micronutrientes, você deve ter prazer na alimentação, aprendendo e combinando os alimentos e sabendo que todo novo hábito também exige a prática regular de atividades físicas e outros estilos de vida saudável.
Um deles é o combate ao estresse: um problema que pode atrapalhar (e muito) a luta contra uma saúde melhor. Por isso, disciplina e consciência do que você ingere são duas prioridades!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.