Dieta whole 30 – O que é? Como emagrecer? Benefícios e Contraindicações

Você já ouviu falar na Dieta whole 30? Confira, aqui no Quero Viver Bem, os benefícios dessa dieta alimentar que tem atraído muitas pessoas!

Quantas dietas que surgiram na internet você conhece? Entre elas, já ouviu falar da Whole 30? Essa se destaca por ser bastante popular entre os praticantes de crossfit e por trabalhar de um jeito diferenciado dos outros regimes alimentares.

Quer conhecer e ver se você se adapta à Dieta Whole 30? Então, confira, aqui no Quero Viver Bem, as mais importantes informações sobre ela para perder peso com qualidade.

O que é a Dieta whole 30?

Dieta whole30

A Dieta Whole 30 é uma série de desafios que abrangem o período de 30 dias de consumo de alimentos mais naturais possíveis. Nesse caso, são retirados todos os alimentos industrializados, que podem provocar alergias e outros grupos de alimentos.

A ideia é desintoxicar o corpo, mudando o comportamento alimentar e favorecendo a redução de peso.

Sendo assim, elimina-se:

  • Açúcar;
  • Adoçantes naturais e artificias;
  • Álcool;
  • Cereais;
  • Frituras;
  • Leguminosas;
  • Leite e derivados;
  • Refrigerantes.

Já os grupos de alimentos permitidos dentro da Dieta Whole 30 são:

  • Certas hortaliças;
  • Frutas;
  • Gorduras;
  • Oleaginosas (consumidas com moderação);
  • Proteína animal.

A regra da Dieta Whole 30 é permanecer esses 30 dias sem erros ou escapadas. Caso você cometa um deslize, deverá começar tudo de novo, ou seja, mais 30 dias.

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Benefícios da Dieta whole 30

Dieta whole30

Esse tipo de dieta pode garantir vários benefícios para a saúde do seu organismo, mas você precisa saber se organizar e programar como será sua alimentação para que o regime dê certo!

Com a Dieta Whole 30 você pode promover as seguintes mudanças:

  • Aumentar os níveis de energia e disposição para o dia a dia;
  • Contribuir para o meio ambiente;
  • Diminuir a vontade de ingerir doces;
  • Estimular uma alimentação mais saudável com produtos orgânicos;
  • Favorecer a qualidade do sono;
  • Garantir a perda de peso;
  • Melhorar a composição corporal;
  • Melhorar o desempenho físico.

Ao “limpar o organismo”, você percebe que a Dieta Whole 30 reduziu a inflamação que anteriormente existia em seu corpo por causa dos alimentos processados e alergênicos.

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Quantidade alimentar diária

Os grupos alimentares permitidos na Dieta Whole 30 possuem limites diários. Por exemplo, a proteína animal deve ser do tamanho da palma de sua mão para cada refeição.

O espaço que sobrar no prato, após colocar a proteína animal, deve ser preenchido com os vegetais permitidos, temperando-os com azeite ou óleo de coco (1 colher de sopa é o máximo).

A fruta deve ser uma representação de seu punho ou que ela caiba na palma de sua mão. Não é necessário incluir esse alimento em todas as suas refeições.

Já no caso das oleaginosas, o tamanho equivale ao que couber em sua mão fechada.

Dieta whole30

Quais são os riscos da Dieta Whole 30?

Assim como vários regimes alimentares, a Dieta Whole 30 é restritiva, ou seja, ela acaba excluindo alguns grupos alimentares que podem prejudicar a manutenção da dieta pelo período imposto.

Construir novos e bons hábitos alimentares leva tempo. Ao mesmo tempo que você se ocupa com a Dieta Whole 30 seu organismo pode apresentar alguns efeitos colaterais, como oscilações de humor, halitose (mau hálito), fadiga e irritabilidade.

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Contraindicações da Dieta Whole 30?

Na verdade, não existem contraindicações para a adoção da Dieta Whole 30, mas é essencial que qualquer pessoa procure orientação de um profissional de saúde para verificar se é possível iniciar esse regime, afinal é necessário adequar suas necessidades nutricionais para que você não coloque sua saúde em risco.

Como emagrecer com saúde?

Todo programa alimentar da moda procura incentivar a restrição de alimentos que, na realidade, são importantes para algum funcionamento do corpo.

É claro que o estímulo a uma alimentação mais natural é interessante e a Dieta Whole 30 consegue isso facilmente, ainda mais para quem gosta de cozinhar.

Contudo, suas restrições podem ser uma grande desvantagem. Isso porque a variedade alimentar garante todos os nutrientes que o ser humano precisa, e essa variedade só é atingida com todos os grupos alimentares.

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Assim como você precisa ingerir, de maneira equilibrada, os macros e micronutrientes, você deve ter prazer na alimentação, aprendendo e combinando os alimentos e sabendo que todo novo hábito também exige a prática regular de atividades físicas e outros estilos de vida saudável.

Um deles é o combate ao estresse: um problema que pode atrapalhar (e muito) a luta contra uma saúde melhor. Por isso, disciplina e consciência do que você ingere são duas prioridades!


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