Dieta Sem Glúten – Emagrece? Alimentos permitidos e Como cozinhar

Na hora de emagrecer, um dos caminhos mais sábios é buscar informações a respeito de cada dieta, seu funcionamento e seus princípios – todos os nutricionistas indicam esse conhecimento prévio. A dieta sem glúten vem sendo muito adotada ultimamente, tendo grandes avanços no emagrecimento e, principalmente, na saúde – não é à toa que muitas pessoas estão ficando adeptas a esses hábitos diários.

Para outras pessoas, como os(as) celíacos(as), a adoção da dieta vai além da necessidade de emagrecimento, mas sim de mudanças drásticas nos hábitos alimentares, porque está fazendo mal à saúde.

Indubitavelmente, o glúten é o temido da vez. Uma das contribuições para isso é devido ao aumento da doença celíaca. Essa proteína está presente em uma gama de alimentos ingeridos diariamente. Na realidade, ela está presente em cereais, centeio e cevada, o que acaba dificultando a dieta e a saúde de pessoas com aversão ao glúten.

É importante ficar de olho aos sintomas e efeitos colaterais que a doença celíaca não tratada corretamente pode levar, isso porque uma pesquisa recente, feita pela Universidade de Umea, na Suécia, e pela Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, constatou que cerca de 42 mil crianças morrem por ano devido à doença.

A doença pode ser sintomática ou assintomática, tudo vai variar do paciente. É válido investigar mais a fundo se alguém da família já for diagnosticado, pois ela é uma doença genética.

Trata-se de uma enfermidade autoimune, que faz com que o intestino delgado fique inflamado na presença do glúten, ou seja, uma intolerância ao glúten. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, estima-se que, atualmente, 2 milhões de brasileiros não podem ter o glúten no seu dia a dia. Por outro lado, mesmo quem não tem o diagnóstico da doença pode apresentar alguma sensibilidade ao componente.

Muitos especialistas já estão sendo duros a respeito do glúten, com alguns que afirmam que o glúten faz mal para todas as pessoas, com graus diferentes de efeito. Sendo assim, se você ainda não sabe se é celíaco, comece a prestar atenção como você se sente quando come coisas com esta substância, principalmente aquelas derivadas de cevada, centeio ou trigo.

Doença Celiaca

Em Quais Alimentos Há A Presença De Glúten?

O mais complicado, principalmente por conta dos nossos costumes, é retirar o glúten da dieta, até porque ele está presente em muitos alimentos, como:

  • Pizza;
  • Pães;
  • Cerveja;
  • Bolachas;
  • Bolos;
  • Torradas;
  • Macarrão;
  • E qualquer tipo de comida que leve farinha de trigo ou centeio.

Dieta Sem Glúten, Um Caminho Inteligente

Você está tentando emagrecer e não consegue? Sabia que talvez quem esteja atrapalhando sua dieta seja o glúten em sua composição? Pois é! Ao retirar essa proteína, as lesões no intestino são amenizadas; o inchaço na barriga diminui; e, consequentemente, você começa a ter mais qualidade de vida.

Por isso, se você desconfia que tem essa reação a alimentos que contêm glúten, o mais indicado é que experimente ficar naturalmente sem comer alimentos com essa substância e observe como seu corpo reage à dieta. Depois, coma novamente os alimentos ricos em glúten e observe seu organismo novamente.

Sendo assim, independentemente do emagrecimento – pois ele de fato irá acontecer quando você adotar a dieta sem glúten -, os benefícios maiores serão à sua saúde. Muitos, inclusive, relatam uma melhora no sono, na energia e na disposição, entre outros fatores. É importante observar atentamente o seu consumo de trigo e cevada, porque poderá causar outros problemas, dos quais o glúten não é o responsável.

Estima-se que, ao seguir uma dieta sem glúten, é possível perder até 5 quilos em, aproximadamente, duas semanas. Além disso, é claro que irá depende do organismo de cada um, do funcionamento metabólico e do estilo de vida, mas fato é que a dieta sem glúten é utilizada por muitas das mais famosas, como as dietas dukan e detox, porém, deixando a mediterrânea como um meio termo.

Vale lembrar que, conforme a Doutora Kiatkoski cita, o corte de glúten da alimentação não irá obrigatoriamente emagrecer pelo glúten em si, mas porque a maioria dos alimentos que contêm essa substância são carboidratos, conhecidos pela sua quantidade maior de gordura e pelas chances de aumento de peso.

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Como Seguir A Dieta Sem Glúten?

Se você quer aliar emagrecimento e saúde e sem passar fome, pode escolher a dieta sem glúten que, basicamente, consiste em tirar essa proteína da sua alimentação. Sendo assim, você precisará deixar de lado os pães, bolos, pizzas, cerveja, massas e qualquer tipo de alimento que leve farinha de trigo em sua composição. Depois, substitua-os por outros tipos de alimentos, como indica a imagem abaixo. mudar-dieta-sem-gluten

Invista em alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras. Se você não consegue ficar sem aquele pãozinho, pode procurar perto de sua casa algum estabelecimento que forneçam pão sem glúten. O cardápio da dieta pode ser facilmente adaptado para o café da manhã, com uma proteína diferenciada ou com produtos sem glúten – isso em uma nova dieta faz toda diferença.

O corte do glúten pode causar uma vida muito mais saudável, sendo que os níveis de melhora são facilmente identificados, logo no início da exclusão da proteína desnecessária em seu corpo e em sua casa.

Viu, como a dieta sem glúten pode ser um ótimo estilo de vida?! Porém, como dito, cortar o glúten nem sempre é o mecanismo de emagrecimento, mas sim o corte de carboidratos e de alimentos gordurosos. Geralmente, a alimentação sem glúten é focada mais no consumo de fibras, alimentos que não costumam ser gordurosos e nem pesados ao corpo, além da fácil absorção.


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