Dieta rica em carboidratos: quais os benefícios ou malefícios?

Os carboidratos sempre são tratados como grandes vilões do emagrecimento. Mas, isso não é verdade: adotar uma dieta rica nesse tipo de nutriente é efetivo para a perda de peso, entregando resultados surpreendentes, em curto prazo.

O motivo é simples, dietas que não restringem o carboidrato são mais eficazes, porque são mais fáceis de serem mantidas, já que não alteram profundamente a rotina alimentar.

E quais seriam as vantagens obtidas e como adotar uma dieta rica em carboidratos? Confira, a seguir, essas informações e aproveite para colocá-las em prática e emagrecer definitivamente.

Vantagens da dieta rica em carboidratos

Dieta rica em carboidratos: quais os benefícios ou malefícios?

  • Eliminação da possibilidade de sofrer hipoglicemia, que é um problema no qual a pessoa tem pouco açúcar no sangue, tendo sintomas como vertigem, tremor, ansiedade, confusão mental e palpitações;
  • Queima de gordura e não de massa magra, ajudando a manter o corpo musculoso e preservando os resultados obtidos em treinos;
  • Aumento do metabolismo basal (queima de calorias com o corpo em repouso), passando a utilizar mais estoques de gordura corporal e acelerar o emagrecimento;
  • Estímulo da produção do FGF21, um hormônio que está relacionado ao controle da obesidade e à longevidade. Com essa substância em grande quantidade no organismo, a pessoa sente mais saciedade, comendo menos, além de passar por uma regulagem do metabolismo e pelo fortalecimento do sistema imunológico;
  • Perda de peso, sem seguir dietas malucas ou demasiadamente restritivas, que possuem grande chance de prejudicar o organismo em longo prazo.

Como seguir uma dieta rica em carboidratos

Um dos principais erros cometidos por quem decide adotar esse tipo de dieta é comer o carboidrato errado. Ajuda saber que existem dois tipos de carboidrato: o simples e o complexo.

O simples é uma fonte de energia imediata para o organismo, porque é fácil de ser digerido. O grande problema é que, quando essa energia não é gasta, ela transforma-se em gordura.

Ou seja, se sua dieta for rica em carboidratos simples, não haverá o emagrecimento, inclusive existe uma grande chance de engordar. Para obter o resultado desejado, o correto é investir em uma dieta rica em carboidratos complexos.

Os carboidratos complexos são fontes constantes de energia ao organismo e não apresentam o risco de gerar ganho de peso. A lista desse tipo de alimento é imensa, mas caracteriza-se por ter, principalmente, itens integrais.

Exemplo de dieta rica em carboidratos

Café da manhã

  • Um copo de leite ou um derivado (como iogurte ou coalhada), mas na versão desnatada, que apresenta menor quantidade de gordura;
  • Salada de frutas com cereal integral.

É possível variar essas opções, fazendo substituições por um pão integral com uma proteína magra, como um queijo branco. Não exagere na quantidade, pois o importante é ingerir pequenas quantidades, especialmente se o intuito for emagrecer.

Almoço e janta

  • Uma porção de arroz integral;
  • Verduras e legumes;
  • Uma porção de proteína magra, como frango ou peixe. Dê preferência para as versões grelhadas.

Quer uma alternativa para esses pratos? O macarrão integral com legumes, como a abobrinha, é uma excelente opção. Também, é interessante investir somente numa proteína magra, com torradas feitas com pão integral e apenas um fio de azeite.

Lanche

  • Frutas frescas ou secas;
  • Barra de cereal;
  • Iogurte desnatado.

Procure fazer o lanche a cada três horas, para não sentir fome e evitar os famosos ataques à geladeira, que podem comprometer o processo de perda de peso, demorando mais tempo para atingir resultados.

Quais são os melhores alimentos para a dieta de carboidratos

O ideal é focar nos alimentos integrais, portanto, arroz, pão e massas integrais são os mais indicados, sempre em pequenas porções. O exagero não é o melhor amigo de quem deseja emagrecer.

Além disso, insira porções de proteína em sua alimentação, preferencialmente frango e peixe, que têm menor quantidade de gordura e mais nutrientes essenciais ao organismo.

Dica para potencializar resultados

Quer perder peso de maneira mais rápida? A dica é combinar a dieta rica em carboidratos com a prática regular de exercícios, que ajuda a queimar a caloria acumulada, reduzir medidas e inchaços.

Procure fazer exercícios, pelo menos, três vezes por semana, por trinta minutos, no mínimo. Se sua intenção for emagrecer e ganhar massa magra, invista em treinos de musculação, também.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário