Dieta para perder gordura e ganhar massa magra

Você está procurando uma dieta para perder gordura e ganhar massa magra, mas não encontra? Nós te ajudamos com isso, só aqui no Quero Viver Bem!

A dieta para perder gordura e ganhar massa magra é um método alimentar que serve para acelerar a construção muscular e garantir um melhor resultado e retorno de treinos físicos.

Quer investir na dieta para conquistar um corpo musculoso, mas não sabe como funciona? Confira essas e outras informações, aqui no Quero Viver Bem, e dicas para adotar esse método e atingir resultados incríveis.

peso-ideal

Benefícios da dieta para perder gordura e ganhar massa magra

  1. Emagrecimento acelerado

Ao investir nessa dieta, é possível perder peso de forma acelerada, porque o consumo de gordura e carboidrato é reduzido. Isso faz com que o corpo queime naturalmente estoques de gordura para produzir energia, levando ao emagrecimento.

  1. Suporte no ganho de massa magra

A dieta envolve o consumo de alimentos que contribuem positivamente para o ganho de massa magra, como os que são ricos em proteínas. Por isso, esse tipo de alimentação dá maior suporte na construção muscular, ajudando a acelerar todo o processo.

  1. Melhora da saúde

Seguir essa dieta significa comer melhor, ou seja, fugir de industrializados, frituras e doces. A redução da ingestão desse tipo de alimento melhora a saúde, além de reforçar o sistema imunológico, que se tornará mais resistente a doenças.

  1. Ganho de energia

Todo o estoque de gordura corporal será queimado e transformado em energia, o que quer dizer que o corpo terá mais ânimo e disposição para treinos de musculação, sendo possível atingir melhor performance.

Melhores dietas para perder gordura e ganhar massa magra

alimentos permitidos low carb

1. Low carb

Trata-se de uma dieta que se baseia no consumo reduzido de carboidratos, priorizando a proteína e as gorduras boas, que são essenciais para o processo de ganho de massa magra.

Na dieta low carb, recomenda-se cortar o consumo de carboidrato simples e comer quantidades menores do complexo, que é bom para o organismo porque libera energia de forma lenta e reduz o risco de engordar.

[LEIA TAMBÉM: DIETA LOW CARB DÁ RESULTADOS? ]

Curiosamente, a dieta low carb é uma das mais fáceis de serem adotadas, já que não é altamente restritiva, podendo consumir, eventualmente, alimentos com carboidratos complexos.

2. Dieta cetogênica

A dieta cetogênica simula no organismo um estado de jejum para que o corpo queime gordura e gere energia sem ter de utilizar carboidrato ou proteína. Na prática, significa que é restritiva, já que reduz drasticamente a quantidade de carboidrato ingerida e aumenta o consumo de gorduras boas.

[CONFIRA TAMBÉM: DIETA CETOGÊNICA EM 30 DIAS]

Como resultado, o emagrecimento é rápido, o que é interessante para o ganho de massa magra, mas essa é uma dieta que só deve ser feita com o acompanhamento de um especialista, para evitar complicações ou o efeito inverso – isto é, engordar.

3. Dieta da definição

A dieta da definição é uma variante da low carb e baseia-se na seguinte fórmula: deve-se consumir 30 gramas de proteína magra, 10 gramas de carboidrato complexo e 5 gramas de gordura boa em cada uma das refeições.

O diferencial é que o adepto dessa dieta precisa ter consigo uma tabela nutricional de alimentos para conferir os valores por porção e adequar-se à fórmula. Essas tabelas podem estar na embalagem dos alimentos ou em aplicativos fitness para smartphone.

Riscos da dieta para perder gordura e ganhar massa magra

As dietas low carb e definição apresentam riscos para a saúde somente se mantidas por um longo tempo, porque o corpo precisa de uma quantidade um pouco maior de carboidrato para realizar plenamente suas funções.

Quando essas dietas são seguidas por muito tempo, aumenta-se a possibilidade de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (como o AVC), diabetes e hipertensão, por exemplo.

A dieta cetogênica também não deve ser mantida por um longo período, porque o adepto corre o risco de sofrer hipoglicemia, desidratação, diarreia, vômito, excesso de gordura no sangue ou acúmulo no fígado e cálculo renal.

Contraindicações das dietas para perder gordura e ganhar massa magra

As dietas low carb e definição são contraindicadas para quem foi diagnosticado com diabetes e insuficiência cardíaca, renal e hepática. A cetogênica, por sua vez, é contraindicada para quem tem doenças nos rins e no fígado, principalmente.

Dicas para perder gordura e ganhar massa magra

  1. Faça dieta e treino. Somente adotar uma dieta não levará ao emagrecimento. O treino é o que promove o ganho de massa magra;
  2. Invista em treinos aeróbicos duas vezes por semana. Eles são perfeitos para emagrecer e acelerarão a perda de peso, dando espaço para o ganho de massa.

Referências utilizadas neste conteúdo:

Dieta cetogênica deve ser realizada apenas com indicação médica para evitar riscos à saúde. Acessado em 14/01/2019. <https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/dieta-cetogenica-realizada-apenas-indicacao-medica-evitar-riscos-saude.aspx>

Diferença entre carboidrato simples e complexo. Acessado em 14/01/2019. <http://www.planvale.com.br/vida-saudavel/1341/diferenca-de-carboidrato-simples-e-complexo>


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário