Dieta Paleo: Um Estilo de Vida. Conheça Detalhes Sobre a Dieta Paleolítica. Dicas, Regras e Resultados

Com diversas promessas de emagrecimento que surgem todos os anos, uma que ficou famosa e que é considerada como um novo estilo de vida é a dieta paleolítica ou também carinhosamente abreviada de “Dieta Paleo”.

Esta dieta é vista como um meio naturalista, sendo o tipo de alimentação que era adotada pelos primórdios da civilização, mais especificamente quando começou-se a utilizar o fogo. Naquela época, o homem começou a cozinhar os alimentos antes de descobrirem a agricultura.

É importante que antes de pensar em adotar a dieta paleolítica, se entenda alguns pontos principais:

  • O que é dieta paleolítica, como funciona e regras?
  • Quais são as vantagens e desvantagens desta dieta?
  • Esta dieta emagrece?
  • Recomendações da dieta.

Saiba agora o que é, o que comer e o que evitar.

Conhecendo A Dieta Paleolítica

dieta-paleo-ou-dieta-paleolitica

A dieta paleolítica é uma proposta inusitada e uma mudança distinta na alimentação, já que orienta que esta se volte para a dos ancestrais, isto é, é a ingestão de alimentos específicos que resultam em saúde e sem muito esforço intenso, composta por alimentos oriundos da plantação, bem como os de caça e pesca.

Muitos acreditam que esta é a maneira mais saudável de se alimentar, porque a relação nutricional da dieta paleolítica está inteiramente ligada com a genética do ser humano, onde o organismo foi moldado há milhões de anos com este tipo de alimentação.

A dieta paleolítica é recomendada levando-se em conta que as doenças que atualmente são ditas como comuns, tais como, obesidade, diabetes, entre outros, são somente consequências do corpo pelo excesso de açúcar, carboidratos e alimentos processados que são encontrados na dieta moderna.

É fundamental que, para a decisão de adotar a dieta paleolítica, o correto funcionamento seja aprendido e seguido – as regras e as características são únicas, sem complexidade. Sendo assim, a dieta paleo tem como aspectos:

  • Não exige regime,
  • Não há controle de calorias diárias,
  • Exige que se evite alimentos prejudiciais à saúde.

Na dieta paleolítica, há regras sobre quais alimentos são permitidos e quais são totalmente proibidos de serem consumidos – lembrando-se que a base é o que os ancestrais antigamente consumiam, pois estes eram caçadores e coletores. Deste modo, a tabela abaixo divide as permissões e as restrições alimentares durante o período da dieta paleo:

Alimentos permitidos na dieta paleoAlimentos proibidos na dieta paleo
VegetaisAlimentos industrializados
Tubérculos/raízesGrãos (cereais e leguminosas)
Carnes (quaisquer tipos)Farináceos de grãos
FrutasAçúcar ou outro alimento adoçado
OvosBatata ou batata doce
OleaginosasGorduras vegetais processadas, industrializadas, hidrogenadas
SementesLaticínios (fermentados e integrais)
Gorduras naturais

Acredita-se que o maior ponto polêmico da dieta paleolítica seja a restrição de consumo de leite e derivados, grãos, tubérculos e carboidratos em geral. Os adeptos deste estilo de vida veem estes alimentos como substâncias estranhas que só causarão problemas para o organismo, que tentará eliminá-los.

Vantagens E Desvantagens Da Dieta Paleolítica

dieta-paleo

Como toda dieta, existem benefícios e malefícios que merecem ser destacados. A dieta paleolítica ganha algumas contradições relacionadas a sua base alimentar, entretanto primeiro há algumas vantagens interessantes, como:

  • O consumo de frutas e vegetais é uma boa maneira de nutrir o corpo, graças a seus nutrientes,
  • Os carboidratos podem ser consumidos com moderação, o que facilita a melhoria da saúde,
  • A carne é composta de uma alta quantidade de proteína e aminoácidos essenciais que são de grande importância ao organismo,
  • As proibições acerca do açúcar e dos alimentos processados indicam a necessidade do corpo em largar produtos que somente prejudicam o funcionamento do organismo,
  • A gordura, afinal das contas, não é tão vilã assim, pois também possui funções específicas dentro do corpo.

Por outro lado, a dieta paleo tem as seguintes desvantagens:

  • Consumir proteínas em excesso pode trazer prejuízos aos rins, bem como afetar o cálcio dos ossos,
  • O consumo exagerado de frutas e vegetais também pode proporcionar uma ingestão de calorias em grande quantidade – as frutas possuem a frutose, que é um tipo de açúcar. Por isso, a recomendação não é comer como se não houvesse amanhã e sim em porções apropriadas,
  • Gorduras em demasia infelizmente proporcionam ganho de peso e problemas cardíacos,
  • Dependendo da versão da dieta, há proposta de períodos de jejum – alguns podem ser tão longos que acabam causando problemas maiores, tais como hipoglicemia, irritabilidade, dificuldade de concentração, dores de cabeça, entre outros,
  • Escassa quantidade de fontes de cálcio.

Pode-se afirmar que a dieta paleolítica é viável de ser realizada dependendo das circunstâncias e necessidades de cada indivíduo.

Dieta Paleolítica Emagrece?

dieta-paleo-emagrece

A resposta é clara: a dieta paleolítica pode ajudar na redução do peso. E a razão é a redução da ingestão de carboidratos – pães, arroz e massa, por exemplo, são os tipos de alimentos refinados que são rapidamente digeridos no estômago que acabam aumentando os níveis de glicose no sangue. A glicose, nessa situação, em excesso, pode ser metabolizada e transformada em gordura, que levará ao acúmulo no tecido adiposo.

Como estes são alimentos proibidos na dieta paleo, o emagrecimento pode ser um dos resultados proporcionados.

Outro fator que pode auxiliar na perda de peso é a restrição de alimentos industrializados que carregam glúten ou lactose – elementos que, além de estarem associados com o ganho de peso, podem acarretar distúrbios metabólicos e endócrinos, inflamações, entre outros problemas.

Dicas E Recomendações Sobre A Dieta Paleolítica

Embora possa parecer difícil, a dieta paleolítica é mais um estilo de vida que não obriga qualquer contagem de calorias. Basta ter cuidados nas restrições de alimentos e aproveitar aqueles que são permitidos.

É importante ter disciplina e seguir corretamente a dieta paleo para que ela ocasione os resultados desejados.

As tentações, quando começa-se essa dieta, são muitas, especialmente em relação aos alimentos que estão proibidos, tais como os doces – o período mais complicado é aquele que se denomina de “adaptativo” (tempo que o corpo ainda está se acostumando com o novo) –, fazendo com que a ansiedade surja: aguente firme!

A última recomendação é ter acompanhamento de um profissional enquanto realiza a dieta paleolítica para que ela possa ser adequada às necessidades de cada caso.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário