Dieta ou Exercício – Qual emagrece mais rápido? Comparação

Quer emagrecer mas não sabe por onde começar? Confira aqui quais dos dois caminhos te apresentará resultados mais rápidos no emagrecimento: A dieta ou o exercício? Comparação completa e dicas.

“Como perder peso de forma rápida e fácil?” Essa é uma dúvida que muita gente sonha em descobrir a resposta. Será que é melhor praticar atividades físicas regulares ou o ideal é fazer uma dieta? É preciso ter a consciência de que não existem milagres quando se fala de emagrecimento e que você não vai perder todos os quilos indesejados de uma hora para a outra.

Mas, com um pouco de dedicação e força de vontade, você, com certeza, alcançará o corpo dos seus sonhos. Descubra o que é melhor:

dieta ou exercício

Dieta ou exercício – Qual emagrece mais rápido?

Vamos direto ao ponto: ter uma boa alimentação é o fator mais importante para quem quer perder peso, isso porque é muito mais fácil comer menos calorias durante o dia do que queimá-las na academia.

Por exemplo, uma barrinha com 100 gramas de chocolate possui mais de 500 calorias. Para gastar essa quantidade de energia na academia, é preciso fazer, pelo menos, 1 hora e meia de musculação — em um treino intenso.

Não parece tão difícil assim, né? Mas, pense no quanto você precisará treinar para queimar todas as calorias excedentes se não se alimentar de forma equilibrada diariamente?

A regra é clara: se você consome mais calorias do que gasta, você engorda. Se gasta mais do que consome, você emagrece. Por isso, é preciso se alimentar muito bem, dando preferência para os alimentos menos calóricos. Mas, isso nos mostra que as atividades físicas também são fundamentais, pois não adianta comer pouco e não queimar nenhuma caloria.

dieta ou exercício qual emagrece mais

As vantagens de fazer dieta para perder peso

Fazer uma dieta acompanhada de um nutricionista vai lhe oferecer vantagens que vão além da perda de peso. Você vai ficar mais saudável, seu organismo funcionará melhor e você vai ingerir alimentos que façam bem para o seu corpo.

É preciso entender que cada coisa que você come se comporta de uma forma diferente em seu organismo. Algumas se transformam em energia, outras em gordura, em massa magra e ainda têm aquelas que podem lhe deixar inchado. Por isso, não adianta apenas comer pouco, é preciso comer os alimentos e as quantidades corretas.

As vantagens de fazer uma dieta equilibrada para perder peso são:

  • Evitar os alimentos que podem lhe deixar inchado ou fazerem mal para o seu corpo;
  • Escolher os alimentos certos para ingerir menos calorias comendo uma quantidade maior;
  • Melhorar o funcionamento de todo o organismo;
  • Fortalecer os músculos e os ossos, o que facilita a prática de atividades;
  • Acostumar-se com a alimentação equilibrada e manter esse estilo de vida saudável.

Se você não sabe  por onde começar, veja, aqui, a lista completa das principais dietas para emagrecer.

Vantagens de fazer exercícios para perder peso

Como já vimos, de nada adianta se alimentar muito bem e se acomodar como uma pessoa sedentária. Praticar atividades físicas é uma necessidade básica do corpo, que também vai muito além da perda de peso.

Veja o que a prática de regular de exercícios pode fazer por você:

  • Diminui o estresse e a ansiedade — que podem fazer com que as pessoas comam de forma compulsiva;
  • Promove o relaxamento, libera endorfina e ajuda a dormir melhor — uma boa noite de sono também ajuda a emagrecer;
  • Acelera o metabolismo e a queima de gordura;
  • Dá mais disposição e proporciona uma vida mais ativa e saudável.

Se você não sabe por qual tipo de exercício começar, confira a lista dos melhores exercícios para perder peso.  O importante é dar o primeiro passo. Faça o seu planejamento e siga firme, para a conquista de mais qualidade de vida e autoestima!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário