Dieta Líquida – Entenda Como Funciona

A dieta líquida é um regime alimentar em que é permitido somente comidas na forma líquida: sopas, vitaminas, sucos e derivados. Acredita-se que a dieta líquida é uma forma de emagrecer rapidamente por conta de sua função desintoxicante e termogênica.

Manter o corpo em forma e saudável é uma exigência cada vez maior. Ainda mais  hoje, onde a mídia e os digital influencers pregam por conceitos de beleza e saúde o tempo todo. Contudo, nunca foi tão difícil manter-se dentro do peso. Magreza é um padrão cada vez mais difícil de ser alcançado pela maioria da população.

Uma prova disso é que no Brasil a obesidade já é considerada uma epidemia. Com isso, surgem a todo momento novas dietas, que prometem milagres relacionados à emagrecimento rápido, sem sacrifício ou auxílio de remédios para perda de peso.

Muitas pessoas têm receio de iniciar uma dieta, pois não querem passar muito tempo com restrição alimentar e nem passar fome. Nesses casos, a dieta líquida é uma grande aliada do emagrecimento saudável.

 

Como Funciona a Dieta Líquida?

A dieta líquida não tem segredos e pode ser feita por qualquer pessoa. Mas ela exige um dose de sacrifício e determinação por alguns dias, que valem a pena após alguns quilinhos a menos.

A dieta consiste na substituição de alimentos sólidos como arroz e feijão por sopas, pães por vitaminas de frutas, entre outros que iremos comentar mais adiante. Por ser uma dieta hipocalórica (baixa em calorias), é recomendado que seja feita pelo período de 2 a 4 dias para evitar uma restrição calórica e de nutrientes muito grande, o que pode causar fraqueza, dores de cabeça e outros sintomas. Depois desse período, é importante manter uma alimentação equilibrada para que não haja ganho do peso que foi perdido.

dieta líquida

O objetivo da dieta dos líquidos é fazer com que seu metabolismo acelere de tal forma que, junto com a baixa quantidade de carboidratos consumidos, você queime mais gordura do que ingira. A ingestão de grandes quantidades de líquidos também aumentam a diurese, ou seja, o excesso de líquidos serão eliminados pela urina, fazendo com que o corpo desinche.

Além disso, a ingestão de líquidos melhora o aspecto da pele e oferece uma aparência mais jovem. O ideal é manter, junto à dieta líquida, o acompanhamento de um médico. Um profissional poderá ajudar a equilibrar as substituições.

Qual é o cardápio da dieta líquida?

O cardápio da dieta líquida é simples e saboroso. Abaixo citaremos várias opções do que consumir, porém as quantidades vão depender de quanto peso a pessoa quer perder, idade, sexo, entre outros, por isso é preciso consultar um nutricionista.

 

Sopas

As sopas são as grandes aliadas da dieta líquida e normalmente substituem o almoço e a janta. Para deixá-las nutritivas, é preciso escolher bem os ingredientes:

  • Legumes e verduras: são a “base” da sopa pois possuem poucas calorias e muitos nutrientes. Escolha pelo menos 2 tipos, como cenoura, couve, abobrinha, repolho, tomate, chuchu ou qual preferir;
  • Proteína: para dar mais saciedade e evitar a perda de massa magra, as proteínas são bastante importantes. Você pode usar carne magra como patinho e coxão mole, peito de frango, peixe ou ovos;
  • Carboidrato: se seu/sua nutricionista liberou, inclua na sopa uma porção de carboidrato complexo como tubérculos (batatas, mandioca, inhame), arroz integral, quinoa;
  • Temperos: use e abuse de temperos naturais, principalmente aqueles que tem propriedades benéficas no emagrecimento como pimenta, açafrão, gengibre. Maneire no sal!

Após cozinhar todos os alimentos escolhidos, basta bater no liquidificador até formar um creme. É importante variar os ingredientes da sopa para garantir o aporte de todos os nutrientes e também para não enjoar.

dieta líquida

 

Vitaminas

Ótima opção para os lanches e café da manhã. Basicamente são compostas de:

  • Leite: prefira o desnatado e semidesnatado, caso tenha alguma intolerância ou alergia, utilize leites vegetais como o de coco, aveia, castanha, soja ou amêndoas;
  • Frutas: escolha as que mais gostar, mas lembre-se: quanto mais frutas você colocar, mais calorias e carboidratos a vitamina terá. Por isso, escolha 1 ou 2 frutas e maneire na quantidade. Outra dica, caso opte por 2 frutas, é combinar uma que tenha pouco carboidrato com outra que tenha mais, exemplos: banana com abacate, manga com morango, entre outros;
  • Complementos: caso queira deixar sua vitamina mais nutritiva e energética, inclua aveia, cacau em pó sem açúcar, chia, linhaça, canela ou até mesmo whey protein.

Assim como a sopa, é importante variar os ingredientes. Ah! E nada de adicionar açúcar, hein?!

Resultado de imagem para vitamina de fruta

 

Sucos

Os sucos, além de refrescantes, são grandes aliados da manutenção da dieta líquida. Eles ajudam na desintoxicação do organismo, tonificação da pele e proporcionam mais energia para encarar as atividades do dia a dia. Por isso, confira abaixo algumas receitas de suco para incluir nos lanches da dieta líquida ou para fazer a sua manutenção nos dias que não estiver de dieta:

como fazer dieta líquida

  • Suco anticelulite: bata em um liquidificador 200 ml de água com 1/3 de um abacaxi, uma maçã com casca e um pedaço pequeno de gengibre picado;
  • Suco emagrecedor: bata no liquidificador 200 ml de água com uma maçã ou banana, uma colher de sopa de linhaça e uma colher de sopa de gérmen de trigo;
  • Suco diurético e moderador de apetite: bata no liquidificador 100 gramas de salsão com 100 gramas de erva doce e 75 gramas de abacaxi;
  • Suco energético e refrescante: bata no liquidificador duas peras com 250 gramas de abacaxi e meia lima sem casca.

Além destes, você pode fazer sucos com a frutas que mais lhe agradam. Prefira usar a fruta inteira (com bagaço e casca se possível) e evite coar para não perder os nutrientes e fibras, que ficaram “presos” na parte coada.

Para mais dicas inclua algumas receitas de suco detox.

 

Outras considerações

Como falamos no início, por ser uma dieta restritiva, não deve ser mantida por mais de 4 dias. Para garantir os resultados desejados, é de máxima importância que se tenha hábitos saudáveis também depois de realizar esta dieta.

Além disso, existem outras considerações a serem feitas:

  • Não esqueça de tomar bastante água entre as refeições
  • Chás sem açúcar também são bem vindos, principalmente os diuréticos como chá verde, hibisco, cavalinha
  • Evite atividades físicas muito intensas durante o período em que estiver nesta dieta
  • Caso você queira eliminar bastante peso, pode ser interessante fazer a dieta líquida 1 vez por mês
  • Consulte um nutricionista para que este calcule a quantidade ideal de cada nutriente que deve ser ingerido

 


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (2 votos, média: 4,00 fora de 5)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Um Comentário

  1. Pamela

Deixe um Comentário