Dieta indicada para colesterol alto – Como baixar naturalmente?

Provavelmente, você já ouviu falar que o colesterol alto pode causar doenças cardíacas e que o tratamento, além de medicamentos, envolve mudanças de hábitos alimentares, principalmente a exclusão de alimentos gordurosos. Mas, será que isso é verdade, mesmo? Hoje, iremos tratar de como deve ser a alimentação de pessoas que precisam controlar o colesterol. Leia mais, só aqui no Quero Viver Bem!

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Como baixar o colesterol naturalmente

Como mencionamos, a maior parte do colesterol é vinda do fígado e uma pequena parte da alimentação. Por isso, eliminar todas as fontes de gordura da dieta não é uma boa ideia, ainda mais quando se faz a troca por alimentos ricos em carboidratos.

No entanto, isso não quer dizer que você pode comer gordura à vontade: a substituição deve ser de gorduras trans por gorduras naturalmente presentes nos alimentos, nas quantidades corretas. Veja, abaixo, dicas de alimentação para controlar o colesterol:

  • Evitar gordura trans: alimentos industrializados, como bolachas, biscoitos, sorvetes, chocolates, salgadinhos, frituras e pratos prontos congelados para o consumo (lasanha, pizza, hambúrguer);
  • Priorizar gorduras naturais: ovos, carnes, peixes, oleaginosas, azeite de oliva, abacate, coco e derivados;
  • Consumir vegetais e frutas;
  • Diminuir o consumo de carboidratos refinados: açúcares (branco, mascavo, demerara, mel) e farinhas brancas (pães, massas, bolos, biscoitos);
  • Preferir carboidratos complexos: tubérculos (batata, aipim), cereais integrais (aveia, quinoa);
  • Tomar bastante água.

Além dessas dicas, é importante a consulta com um nutricionista, para saber as quantidades ideias, pois, apesar de não precisar eliminar as gorduras da alimentação, não se pode exagerar. Todo alimento em excesso traz malefícios à saúde.

[LEIA TAMBÉM: COMO SABER MEU NÍVEL DE COLESTEROL?] 

Diminuir os fatores de risco também é parte do tratamento. Portanto, se você está com o colesterol alto, siga as dicas:

  • Parar de fumar;
  • Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Reduzir o peso, caso esteja em excesso;
  • Reduzir o estresse;
  • Praticar atividades físicas regularmente.

Por muito tempo, acreditou-se que o colesterol elevado era decorrente do alto consumo de gorduras, e quem sofre com o problema deve diminuir ou retirar esse nutriente da alimentação. Contudo, hoje, diversos estudos comprovam que a verdadeira causa do colesterol alto é o consumo excessivo de carboidratos simples e industrializados, além de predisposição genética, estresse, tabagismo e sedentarismo.

As gorduras não devem ser excluídas, mas sim melhor escolhidas: evitar gorduras trans e priorizar as naturalmente presentes nos alimentos, na quantidade correta, é o melhor a se fazer! Consulte médicos e especialistas anualmente, afinal, o melhor tratamento é a prevenção.

Veja no infográfico, abaixo, algumas dicas de dieta para colesterol alto que vão te ajudar a baixar os níveis naturalmente:

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O que é colesterol?

Colesterol é um composto químico gorduroso, que faz parte da membrana das células do organismo. As mais importantes são o LDL e o HDL. Como essa substância integra as células do corpo, os alimentos de origem animal são ricos em colesterol, e os vegetais, por sua vez, são pobres. Mas, vale ressaltar que somente uma pequena parte do colesterol presente no nosso corpo é decorrente da alimentação – a maior porcentagem é produzida pelo nosso próprio organismo, pelo fígado.

O colesterol é um componente fundamental para a integridade das células, para a produção de hormônios (como cortisol, testosterona, estrogênio) e de bile, para a metabolização das vitaminas A, D e K, entre outras funções.

colesterol para que serve

 

O colesterol ruim (LDL), que transporta do fígado para os tecidos, leva esse nome porque, se em excesso, acumula-se nas artérias, podendo entupi-las e causar a aterosclerose, além de outros problemas cardíacos. Já o HDL faz o contrário, pois ele leva esses excessos ao fígado, e por isso, é chamado de colesterol bom.

Especialistas em cirurgia vascular afirmam que o colesterol é importante para o corpo, já que previne infecções, câncer, dor muscular e outras condições. Esses profissionais afirmam, também, que tomar medicamentos para reduzir o colesterol não é eficaz, uma vez que o estilo de vida saudável é o mais importante.

Falando em medicamentos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) atualizou as Diretrizes de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, recomendando o uso de medicamentos (estatinas e inibidores de PCSK 9) apenas para indivíduos que têm risco cardiovascular muito alto. A SBC enfatizou, ainda, a importância da alimentação equilibrada, do emagrecimento, da suspensão do tabagismo e da prática de atividades físicas, porque, sem essas mudanças no estilo de vida, remédios não serão suficientes.

[VEJA TAMBÉM: COLESTEROL VALORES DE REFERÊNCIA]

O colesterol elevado é um problema para os indivíduos com alta propensão a terem problemas cardíacos, ou seja, os tabagistas, sedentários, hipertensos e as pessoas com mais de 50 anos. Nesses casos, a gordura em excesso pode ser prejudicial, pois acelera o processo de entupimento das artérias.

Portanto, o colesterol não é tão ruim quanto você imagina! Além de ter diversas funções no organismo, ele não é o principal responsável pelas doenças cardíacas: mais de 80% dos ataques cardíacos ocorrem por conta de cigarro, vida sedentária, estresse, obesidade, pressão alta e diabetes. Logo, ele não é necessariamente a causa dos problemas no coração, mas sim um marcador.

Gostou? Então, confira, também, qual a importância do colesterol no organismo?


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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