A dieta do reumatismo é uma grande aliada para amenizar os principais sintomas da doença, como dores nas articulações, limitação de movimentos e deformações, que são visíveis nas mãos e pés, principalmente.
Tais sintomas são provocados por inflamações, portanto, uma boa dica é passar a consumir alimentos que acabam com elas de uma vez por todas e evitar a ingestão de tudo que estimule o desenvolvimento da doença.
Mas, quais seriam os alimentos benéficos que entram na dieta do reumatismo e os que devem ser eliminados? Conheça, a seguir, quais são eles e veja receitas especiais para inseri-los em suas refeições.
O que comer
Abacate
Trata-se de uma fruta rica em ômega3, que é um ácido graxo essencial, com potencial anti-inflamatório. Por isso, inibe o avanço da doença e ameniza seus sintomas.
Azeite
Este é um alimento que consegue neutralizar a ação dos radicais livres. Devido a isso, combate as inflamações e o envelhecimento das células, evitando o desenvolvimento e a intensificação do reumatismo.
Alho
O alho, especialmente sua parte interna, tem duas substâncias importantes para o organismo, a quercetina e alicina, que são anti-inflamatórias, antibacterianas, que estimulam o sistema imunológico, auxiliando no tratamento da doença.
Batata-doce
Por ter alta concentração de vitamina A, a batata-doce é o alimento perfeito para estimular a regeneração celular e maximizar o sistema imunológico, ajudando a combater o reumatismo e seus sintomas.
Grãos: lentilha, grão de bico, semente de abóbora
Estes alimentos são fontes de cálcio e magnésio, nutrientes que fortalecem a estrutura óssea e as articulações, que são as principais vítimas do reumatismo. Ao consumir esses itens, é possível minimizar sintomas.
O que não comer
Leite e seus derivados
O leite e seus derivados (queijos e iogurtes) incrementam o nível de acidez no sangue, o que leva ao aumento das dores nas articulações. Por isso, deve-se evitar o consumo desses alimentos.
Carnes
Assim como o leite, as carnes, especialmente as vermelhas, aumentam a acidez no sangue. Justamente por isso, o seu consumo deve ser evitado por pacientes com reumatismo.
Procure substituir a carne por outros alimentos que são fontes naturais de proteína, como legumes, vegetais e frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas e avelãs, por exemplo).
Milho
O milho tem como um de seus principais nutrientes o ômega 6. O grande problema é que essa substância estimula o desenvolvimento da inflamação, não sendo a melhor opção para controlar a doença.
Ovo
O lado negativo do ovo está na gema: ela possui ácido araquidônico, que maximiza a resposta inflamatória do organismo, piorando sintomas e o quadro do paciente.
Se gostar muito de ovo e fizer questão de consumi-lo com frequência, tente deixar a gema de lado, para não provocar o desenvolvendo da doença e controlar melhor os sintomas.
Receitas para ajudar a tratar o Reumatismo
Guacamole
Ingredientes:
- 1 abacate médio;
- 1 cebola pequena picada;
- 1 dente de alho picado;
- 1 pimenta dedo de moça picada e sem semente;
- 1 tomate picado;
- Coentro fresco, picado a gosto;
- Suco de um limão;
- Sal a gosto.
Como preparar:
- Amasse o abacate com um garfo e adicione cebola, alho, tomate e coentro;
- Mexa bem e acrescente limão, sal e pimenta do reino;
- Misture e sirva com torradas ou nachos.
Batata-doce assada
Ingredientes:
- 4 batatas-doces descascadas e picadas grosseiramente;
- Meia xícara de chá de azeite;
- Sal, pimenta do reino, alecrim e páprica doce a gosto.
Como preparar:
- Forre uma travessa com papel manteiga ou alumínio;
- Disponha as batatas no recipiente e salpique os temperos sobre elas;
- Depois, espalhe o azeite e misture tudo muito bem, para que todas as batatas peguem os temperos;
- Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno, por 30 minutos ou até que as batatas estejam macias;
- Tire o alumínio e deixe por mais 10 minutos no forno, para que as batatas dourem.
Salada de grão de bico
Ingredientes:
- 200 gramas de grão de bico cozido;
- 1 cebola pequena picada;
- 1 dente de alho picado;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de sopa de mostarda;
- Suco de um limão;
- Sal a gosto.
Como preparar:
- Em uma tigela, misture o azeite, o limão e a mostarda;
- Acrescente a cebola, o alho e o grão de bico;
- Acerte o sal e leve a salada à geladeira, por meia hora;
- Pronto, agora é só servir!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.
Na sugestão da pimenta, não posso consumi-la pois estimula minhas dores(fibromialgia). E quanto ao consumo de frutas como: mamão, banana, maçã, laranja?
Oi Neuly! O consumo de frutas está liberado 😉