Dieta do leite funciona? Veja o Cardápio, Alimentos Permitidos e Como Fazer

A dieta do leite consiste em uma estratégia de emagrecimento por meio do aumento das porções de cálcio no cardápio diário, o que deve ser feito com a inclusão de vários tipos de leites, como o de vaca, de cabra, de arroz e o leite de coco. Para fazer o regime, uma ou duas refeições diárias deverão ser substituídas pelo líquido.

Segundo pesquisas publicadas no Journal of The American Collegue of Nutrition, é comprovado que o aumento de cálcio na dieta pode ajudar a perder alguns quilinhos, mas só entre aqueles que têm algum tipo de deficiência do nutriente – o que é comum em adolescentes, idosos e mulheres na fase da menopausa.

Benefícios do leite para o organismo

O leite é um alimento essencial ao ser humano. Oferecido desde o nascimento, o líquido é importante para o desenvolvimento dos bebês e para a formação do esqueleto. Na fase adulta, ele oferece muitos benefícios, já que é um dos alimentos mais completos.

dieta do leite como fazerUm dos fatores que fazem do leite tão positivo para o organismo é, em primeiro lugar, ele ser rica fonte de cálcio. Esse elemento ajuda na contração dos músculos e, consequentemente, no batimento do coração.

O cálcio ainda auxilia na coagulação do sangue e na transmissão dos impulsos nervosos, contribui, também, com a ativação de algumas enzimas durante a digestão, o que torna esse processo mais eficaz e benéfico ao organismo.

O leite carrega grandes quantidades de fósforo, vitamina A e vitaminas do complexo B, que também ajudam a fortalecer o organismo. A bebida reúne proteínas, gorduras e carboidratos que são importantes para uso cotidiano.

Há vários benefícios não somente no caso do leite de vaca, uma vez que o de cabra, de arroz , de amêndoas e o leite de coco também são carregados de benefícios, sem perder o teor de cálcio. Entenda a diferença entre cada um deles no texto completo sobre tipos de leite.

Como funciona a dieta do leite

A dieta do leite impõe um consumo maior de leite, acompanhado de outros poucos alimentos. Sim, é um regime extremamente rígido e radical, com pouquíssimas calorias, o que pode levar a pensar se os benefícios vão compensar o sacrifício no período da dieta, principalmente se você tiver algum problema de saúde.

A ideia da dieta do leite é que, com o líquido, a pessoa estará consumindo os três grupos alimentares necessários para o dia a dia (carboidrato, proteína e gordura, no caso do leite integral) com muito menos calorias, o que levará ao consequente emagrecimento. Outro ponto é que o cálcio poderá ajudar a processar melhor as gorduras, levando o corpo a trabalhar de forma mais satisfatória e, assim, eliminar as gorduras extras do corpo.

[ VEJA TAMBÉM: Lista de alimentos ricos em cálcio]

Cardápio

A dieta do leite permite que sejam inseridos durante os oito dias de restrição alguns tipos de alimentos. Vale ressaltar que eles podem ser distribuídos ao longo do dia, para aumentar a sensação de saciedade após as refeições. Porém, tais alimentos não deverão exceder as 600 calorias recomendadas, respeitando as porções indicadas, tudo para não afetar o plano de emagrecimento. Veja o cronograma da dieta do leite:

dieta do leite cardápio

  • 1º dia: 6 copos de leite;
  • 2º dia: 4 copos de leite e duas frutas. Você poderá bater as frutas com o leite no liquidificador e tomar dessa forma, se preferir;
  • 3º dia: 2 copos de leite, duas frutas e queijo magro à vontade ao longo do dia;
  • 4º dia: 4 copos de leite, uma fruta e uma porção de carne magra grelhada;
  • 5º dia: 2 copos de leite, duas frutas, um ovo cozido e uma porção de carne magra grelhada;
  • 6º dia: 2 copos de leite, uma fruta, um ovo cozido, uma porção de carne magra grelhada e queijo magro à vontade. Você pode, por exemplo, comer queijo magro pela manhã e à noite com o leite, deixando o ovo cozido e a carne magra para o almoço, com uma fruta de sobremesa;
  • 7º dia: 3 copos de leite e três frutas, que podem ser batidas no liquidificador com o leite;
  • 8º dia: 2 copos de leite, uma fruta, uma porção de carne magra grelhada e queijo magro à vontade.

Na hora de escolher as frutas para compor a dieta, procure aquelas que contêm nutrientes que não são encontrados no leite (fibras, potássio, vitamina C, antioxidante, entre outros elementos), para servir como um complemento alimentar. Entre as frutas que poderão ser consumidas no período estão: abacaxi, mamão, melão, morango, pera, banana, laranja, manga e kiwi.

Como trata-se de um cardápio com poucos nutrientes, é importante que você não supere os oito dias de dieta, ou resultados negativos poderão surgir, assim como problemas de saúde. Na dúvida, procure um nutricionista ou um médico antes de começar.


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