Dieta Detox – Opções de Cardápios e Como fazer a dieta para emagrecer

A dieta detox é um tipo de regime que diz estimular a eliminação de toxinas que ficam presas no sistema linfático, tal como agrotóxicos, gorduras, sal, entre outros. O método tornou-se popular por emagrecer rápido com um cardápio rico em alimentos diuréticos e funcionais.

O cardápio da dieta detox proporciona a perda de peso porque elimina toxinas que causam sensação de inchaço, principalmente, abdominal. Além disso, ela ainda incentiva o usuário a adotar um cardápio detox saudável favorável ao emagrecimento.

dieta detox guia completo

Dieta detox funciona?

A dieta detox não foi inicialmente criada com a intenção de emagrecer. Contudo, o seu criador, o doutor e nutricionista Stanley Burroghs, percebeu com alguns experimentos com ingestão de canela, limão e chás que a desintoxicação corporal promove a perda de peso.

Um grupo de nutricionistas inspirados nos resultados de Burroghs resolveram adaptar cardápios para versões detox e conquistaram emagrecimentos espontâneos com dietas com duração de 3, 7, 5 ou 21 dias. Esse método ficou conhecido como dieta detox.

Os estudos científicos são bastante contraditórios em relação à eficácia das dietas detox. Uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde constatou que de 285 entrevistados que 50% do público já ouviu falar ou usou insumos detox, a maioria deles, sentiu efeitos benéficos para o corpo e acreditavam que substituir a alimentação por um cardápio detox trás resultados positivos.

Algumas pesquisas científicas tal como a da Urcamp, de 2006, indicam que os benefícios da dieta detox são variáveis, mas há sim a possibilidade de perda de peso e fortalecimento de saúde, desde que o usuário também inclua na rotina uma alimentação rica e atividades físicas.

Então porque médicos são resistentes ao assunto? Bom, isso acontece porque, em teoria, o organismo já dispõem de um sistema avançado para eliminação de toxinas. Afinal, essa é justamente a função do fígado e de todo o sistema linfático e não há nada que garanta que uma alimentação industrializada dificulte o emagrecimento.

Desse modo, os médicos e nutricionistas entraram num consenso (embora não haja nenhum documento formal) de que a dieta detox pode ser benéfica, já que pode funcionar como a porta de entrada para uma mudança alimentar. Ainda assim, por conta da desinformação, substituir todas as alimentações por sucos, sopas e outros, pode ser mais perigoso do que qualquer outra coisa.

Em entrevista à Revista Superinteressante, o professor de gastro-hepatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia explica de forma resumida se a dieta detox funciona mesmo. Ele conta que o que faz o indivíduo se sentir bem e mais magro é a escolha por alimentos mais saudáveis e a mudança de hábitos, o que pode de fato emagrecer, mas não por conta da perda de toxinas e sim por ter disfarçado a velha técnica da alimentação saudável e hipocalórica.

Cardápios da dieta detox

Abaixo segue uma possibilidade de cronograma desintoxicante programado para uma semana, ou seja, 7 dias de dieta. O segredo para funcionar está em ter uma alimentação saudável e nada de excluir alimentos sólidos do dia a dia.

Para montar outras possibilidades confira a lista de alimentos detox, ou seja, que contém essa capacidade diurética, seja pela alta quantidade de fibras ou pela função termogênica.

Se quiser opção 1 e opção 2 para cada uma das refeições confira, também , o cardápio para dieta detox. 

Café da manhã

  • 1 porção de fruta pela manhã (varie sempre para não enjoar);
  • 1 colher de chá ou sopa de linhaça ou chia triturada (ambas podem ser substituídas pelo amaranto);
  • 1 castanha do Pará ou 2 nozes (avelãs ou amêndoas são também boas substitutas).

Durante a manhã, o suco é natural é indicado, de preferência suco detox.

Lanche da manhã

  • 1 copo de suco feito com frutas (vale trocá-lo por água de coco, chá verde ou de cavalinha);
  • 1 fatia de pão integral;
  • 1 xícara de chá sem açúcar.

Almoço

  • Salada feita com verduras e legumes de folhas verdes (rúcula, folha de couve, espinafre, alface, agrião, cenoura, beterraba, nabo, tomate, brócolis e chuchu são excelentes opções de alimentos ricos em nutrientes);
  • 2 ou 3 colheres de sopa de arroz integral;
  • 1 omelete com milho, ervilha ou cogumelos.

Tempere a salada com suco de limão, salsinha, mostarda, alecrim, azeite de oliva, dentre outros. Você também pode comer 1 filé de frango grelhado com salada de alface, ou o peito de frango.

Lanche da tarde

Escolha entre castanhas, suco, chá ou pequena porção de frutas, ou seja, alimentos que sejam ricos em fibras. À tarde é o período ideal para incluir o suco detox de couve, sendo que a receita consiste somente em bater 3 folhas do vegetal com suco de um limão no liquidificador (nada de açúcar).

<< Confira aqui receitas exclusivas do QueroViverBem com os melhores sucos detox>>

Jantar

Sopa feita com inhame, cenoura, abóbora, tomate, espinafre, entre outros. Dá para misturar diferentes ingredientes, desde naturais, mantendo o prato mais saudável e leve. Use pimenta, azeite, salsão, alho, cebola e pouco sal para temperar a sopa. Apenas uma porção é o indicado, assim como o acompanhamento do suco verde.

Vale lembrar que essa é somente uma sugestão de cardápio para Dieta Detox. Procure variar os ingredientes, criando um novo prato todo dia – assim, é mais fácil aguentar o período de dieta consumindo sempre algo diferente e saboroso.

Corte o açúcar branco, que é altamente processado, por versões como o demerara ou pelo mel, que são mais saudáveis. Além disso, capriche nas fibras, podendo salpicá-las, até mesmo, nas frutas do café da manhã, na salada ou na sopa.

Outra sugestão bastante eficaz é investir em sucos desintoxicantes nos lanches da manhã e tarde. Não sabe como fazer um? Olha só como é fácil:

  • 200 ml de água de coco;
  • 1 copo de couve crua;
  • 1 copo de manga;
  • 1 maçã;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • Limão a gosto;
  • 1 pequeno pedaço de gengibre.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome o suco desintoxicante como lanche da manhã ou tarde. O recomendado é ingeri-lo assim que estiver pronto, para aproveitar melhor suas propriedades.

Mas, é importante que não coe a bebida. O ideal é que o bagaço das frutas e da couve seja consumido, pois ele aumenta a sensação de saciedade e garante a ingestão dos nutrientes, inclusive sua absorção pelo organismo.

Como fazer a Dieta Detox?

Na dieta detox são proibidos alimentos com lactose, glúten e proteína. A maioria das refeições, inclusive, é líquida – baseada em sopas, purês de legumes ou sucos verdes.

Portanto, para fazer a Dieta Detox, esqueça o leite e seus derivados, bem como os alimentos feitos com farinha de trigo, aveia e cevada. E carne, nem pensar! O motivo disso é simples: tanto as carnes brancas como a vermelhas possuem hormônios e antibióticos. Consumi-las significa acumular toxinas e não eliminá-las do organismo.

No entanto, não pense que a alimentação feita durante a Dieta Detox é sem graça e desestimulante. Verduras, legumes, frutas, grãos e sementes estão liberadíssimos, assim como temperos, para dar mais sabor aos pratos. As frutas substituem o docinho da sobremesa, ajudando a manter o corpo em forma e livre de toxinas.

O recomendado é que não se pule as refeições principais e se faça pequenos lanches entre elas, para não ficar com fome durante esse período. Tenha em mente que a dieta nunca é sinônimo de fome. O organismo precisa de energia para funcionar plenamente, portanto, coma sempre, mas de forma saudável e em pequenas quantidades.

Não se esqueça de abusar dos líquidos, sobretudo da água. Eles hidratam e ajudam a liberar toxinas do organismo com mais facilidade, além de deixarem a pele mais bela, conferindo-lhe elasticidade.

alimentos detox

Tempo de duração

Toda Dieta Detox deve ser feita, no máximo, durante 15 dias. Esse período é o ideal, pois a desintoxicação é feita com base em restrições alimentares. Há uma série de protocolos para este tipo de regime desintoxicante. Em cada um deles, as receitas para emagrecer são sempre bem-vindas, para ajudar a passar por este período de mudanças sem sentir-se desconfortável.

Para quem está começando, recomenda-se iniciar com um intervalo de três dias. Depois, deve-se aumentar para sete até chegar nos 15 dias de regime. Assim, o organismo se acostuma com os novos hábitos alimentares e consegue perder a barriga sem passar por efeitos colaterais tão intensos.

  • De 3 dias – Durante três dias, deve-se ficar à base de sucos detox, principalmente os ricos em fibras e que facilitam a digestão. As receitas devem incluir folhas verdes, couve, abacaxi e limão;
  • De 5 Dias –  Durante cinco dias, deve-se mesclar o uso de sucos detox com um cardápio adequado: uso de salas, frutas e fibras. Durante este tempo, não deve ser feita a ingestão de carboidratos;
  • De 7 dias – Para este prazo mais longo, deve-se aplicar um cardápio diferente, para evita que você enjoe. Recomenda-se, também, praticar atividade física, para acelerar os resultados;
  • De 15 dias – Quem pratica a dieta detox por duas semanas conquista resultados visíveis na balança.

Como manter o emagrecimento?

Posteriormente, é preciso que o organismo receba doses um pouco maiores de proteína, carboidrato e demais nutrientes, para manter seu correto funcionamento.

Aqui é que está um dos maiores desafios. De nada adianta desintoxicar o organismo, conquistar a perda de peso e depois não se manter na rotina de reeducação alimentar. Um dos preceitos da dieta detox para emagrecer é o estímulo que ela dá na conquista de resultados rápidos, o que serve de inspiração para manter alguns dos bons hábitos adquiridos durante o regime.

Você não precisa continuar se alimentando de sucos detox, sopas e preferindo os legumes. No entanto, é ideal que repita a dieta detox a cada duas semanas, por um período de, pelo menos, sete dias. Assim, o seu organismo terá uma rotina de limpeza e prevenirá o acúmulo de gordura.

Outra tática é incluir algumas das receitas detox no dia a dia, para emagrecer sempre um pouquinho mais. Os sucos antes do café da manhã ou para saciar a fome durante à tarde são ótimas técnicas para garantir um intestino saudável e manter o peso.

Riscos e cuidados da dieta desintoxicante

A Dieta Detox restringe muitos alimentos consumidos durante o dia a dia, por isso é um processo difícil de ser seguido no início, pois o organismo precisa se acostumar à nova rotina de alimentação.

  • Evite produtos industrializados
  • Evite produtos altamente calóricos
  • Prefira alimentos sólidos integrais como arroz integral, aveia e barrinhas
  • Não adicione açúcar no suco detox;
  • Mantenha uma alimentação rica e equilibrada;
  • Evite o consumo excessivo de sal;
  • Não substitua os alimentos sólidos por sucos ou chás desintoxicantes;
  • Na dúvida do que comer use os lanches próprios da dieta low carb.

Para garantir a efetividade da dieta logo nos primeiros dias, evite produtos industrializados e altamente calóricos. Resista, também, à tentação de petiscar algo, mesmo que pretenda consumir somente uma pequena porção – o que pode prejudicar todo o processo de desintoxicação e emagrecimento, necessitando recomeçá-lo para obter o resultado almejado.

Após fazer a dieta detox, invista em uma reeducação alimentar, o que precisará levar em consideração algumas adaptações no cardápio detox. Isso é recomendado para evitar novamente o acúmulo de toxinas no organismo e o aumento de peso, gerando o famoso efeito sanfona que atormenta todo mundo.

O ideal é que as refeições continuem sendo feitas com alimentos saudáveis e naturais, mesmo após o período do regime acabar. Afinal, conforme mostra a orientação de nutricionistas, é justamente esse hábito que fará com que você tenha verdadeiros benefícios para saúde, muito mais do que a suposta “limpeza corporal” propagandeada pela super pelo cardápio detox.

Dessa forma, percebe-se que a dieta detox promove o emagrecimento de uma forma secundária, na medida que estimula bons costumes alimentares e conquista rápidos resultados.

Contraindicações 

A Dieta Detox não é recomendada para adolescentes, pois estão em fase de crescimento e precisam consumir mais nutrientes e minerais, para auxiliar no seu desenvolvimento.

As gestantes também devem ficar longe da dieta de desintoxicação, uma vez que não podem fazer alimentações restritivas, muito menos com calorias reduzidas, para não prejudicar no desenvolvimento do bebê.

Com todas essas informações, você está pronto para começar essa dieta da moda, que traz resultados significativos para quem leva a sério tudo aquilo que é indicado fazer durante o período. A Dieta Detox é capaz de trazer resultados impressionantes, porém, você deve fazer a sua parte e respeitar tudo aquilo que estiver no programa.

Famosos e a dieta detox

sucos detox celebridades

A dieta detox é um das queridinhas das celebridades, dada a quantidade de benefícios que ela proporciona. O regime promete trazer melhorias não somente na balança, mas, também, na pele e na disposição.

A cantora Madonna se diz adepta, inclusive Beyoncé, que assume fazer uso da dieta sempre que sente a necessidade. Até as atrizes Gwyneth Paltrow e Demi Moore investem na Dieta Detox para cuidar do corpo.


Referências

INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE. Perspetiva do consumidor relativa aos efeitos na saúde associados ao consumo de sumos detox. 2016. Disponível em <http://repositorio.insa.pt/handle/10400.18/4127>

UNICARP. Detox e a sua real eficácia. 2006. Disponível em <http://trabalhos.congrega.urcamp.edu.br/index.php/micjr/article/view/526/863>

Klein AV, Kiat H. Detox diets for toxin elimination and weight management: a critical review
of the evidence. J Hum Nutr Diet. 2015;28(6):675-86.
INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE. Perspetiva do consumidor relativa aos efeitos na saúde associados ao consumo de sumos detox. Disponível em <http://repositorio.insa.pt/bitstream/10400.18/4127/3/observacoesNEspecia8-2016_artigo6.pdf>

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (1 votos, média: 5,00 fora de 5)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário