Dieta de Frutas: benefícios, contraindicações e como fazer

As frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, indispensáveis numa alimentação equilibrada e saudável. E a dieta de frutas, como o próprio nome diz, tem como base o consumo desses alimentos naturais para promover a perda de peso e desintoxicação do organismo. Neste artigo explicaremos o que é a dieta de frutas, suas indicações e contraindicações.

A dieta das frutas ou “the fruit flush diet”, em inglês, consiste em consumir apenas frutas frescas (sem restrições), alguns vegetais (apenas os que não contém amido) e proteínas magras durante 3 dias, não ultrapassando mil calorias por dia. A única bebida permitida na dieta é a água.

É possível perder até 4 quilos (9 pounds) com a dieta de frutas e desintoxicar o organismo, já que os alimentos industrializados, ricos em aditivos artificiais, são proibidos durante o processo.

O que é a dieta de frutas

A dieta de frutas foi desenvolvida pelo nutricionista clínico estadunidense Jay Robb. A proposta é passar 3 dias comendo apenas frutas frescas (sem restrições), alguns vegetais, carnes magras, ovos e shakes à base de proteínas, para desintoxicar o organismo e perder até 4 quilos. Seu criador defende que a dieta de frutas promove uma limpeza do sistema digestivo e acelera a queima de gorduras.

Para potencializar o efeito detox da dieta, Jay Robb recomenda o consumo de frutas e vegetais orgânicos, além de shakes de proteínas de boa qualidade, que não contenham açúcares, aromatizantes, corantes nem adoçantes. Deve-se tomar no mínimo 12 copos de água por dia. O máximo de exercício físico diário permitido durante a dieta são 20 minutos de caminhada leve.

Café, chás, bebidas alcoólicas e até os sucos de frutas ficam de fora; deve-se beber somente água durante os 3 dias. Frutas secas, congeladas e em conserva também não podem ser ingeridas.

Dieta de frutas: como fazer

A dieta original criada por Jay Robb é feita da seguinte forma:

  • No primeiro dia, tomar um shake à base de proteínas a cada 2 horas, entre as 8 da manhã e 4 da tarde. No jantar, uma salada crua mais 85 a 170 gramas de proteína magra (ovos cozidos, frango, carne sem gordura ou peixe). A salada pode ser temperada com azeite de oliva, óleo de linhaça ou acompanhada de meio abacate.
  • No segundo e terceiro dias, comer somente frutas frescas entre as 8 da manhã e 4 da tarde. Ingerir uma porção de frutas correspondente a 100 calorias a cada 2 horas. O jantar pode ser uma salada crua ou meio abacate, mais um shake de proteínas.

Benefícios da dieta de frutas

Embora seja um tanto polêmica, não se pode negar que a dieta de frutas apresenta benefícios, entre os quais podemos citar:

  • Permite perder até 4 quilos em apenas 3 dias.
  • Durante sua realização são consumidos apenas alimentos naturais e muito nutritivos.
  • Ajuda a desintoxicar o organismo.
  • É uma boa opção para quem sofre com a prisão de ventre, pois o alto consumo de fibras e água regulariza a função intestinal (ao menos durante os 3 dias de dieta).

Desvantagens da dieta das frutas

A dieta de frutas apresenta algumas desvantagens, são elas:

  • O peso perdido pode ser rapidamente recuperado após o fim da dieta, já que é composto principalmente por água.
  • Não promove uma reeducação alimentar a longo prazo.
  • Pode causar fraqueza, tonturas e cansaço extremo, devido à restrição de calorias, gorduras e carboidratos.
  • Pode causar diarreia leve, pelo alto consumo de fibras e água.

Contraindicações da dieta das frutas

O ideal é que qualquer pessoa consulte um médico ou nutricionista antes de iniciar a dieta de frutas, por ela ser altamente restritiva quanto à ingestão calórica e de macronutrientes. Pessoas com doenças crônicas, gestantes, idosos e crianças não devem fazer a dieta, salvo sob indicação direta de um médico.

A dieta de frutas não deixa de ser uma opção para quem precisa perder alguns quilos rapidamente e desintoxicar o organismo, sobretudo para pessoas que consomem muitos alimentos industrializados.

Entretanto, não é fácil passar 3 dias consumindo apenas mil calorias por dia, através da ingestão de frutas, vegetais e proteínas. Dores de cabeça, fraqueza e tonturas são alguns dos sintomas que podem se manifestar. A questão é decidir se vale a pena passar por esses desconfortos para emagrecer até 4 quilos, peso que provavelmente será logo recuperado após o fim da dieta.


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