Dieta da USP: Entenda Como Funciona a Dieta Que Promete Perda De Peso Em 15 Dias

Entenda como funciona a dieta da USP, que promete redução de 15 quilos em apenas 15 dias, e sem passar fome.

É importante saber que apesar do nome, não foram feitos estudos e a dieta não tem nenhuma ligação com a Universidade de São Paulo. Essa dieta foi criada nos anos 90, e também é conhecida como dieta da proteína. Apesar de não ser nova, ainda é bastante conhecida e procurada com a promessa de emagrecimento rápido.

Ela é considerada como uma dieta de emergência para quem busca perder muito peso em poucos dias, geralmente para ocasiões especiais como casamentos, formaturas, viagens ou outras ocasiões.

O cardápio será formado basicamente por proteínas e baixo consumo de carboidratos, sendo basicamente ovos, presunto e café. Além da perda de peso rápida, você deve observar se é uma dieta saudável, e se você conseguirá manter o peso ao final dela.

Como Funciona A Dieta Da USP?

A dieta tem um cardápio pronto para uma semana e você deve repeti-lo na semana seguinte. Para obter o resultado prometido, deve ser seguido rigorosamente o cardápio, sem alterar os alimentos ou pular as refeições. O emagrecimento rápido acontece devido a perda de líquidos, massa muscular e a baixa ingestão de gordura.

O cardápio será basicamente com alimentos ricos em proteína como carnes, peixes, leite integral de derivados, ovos e embutidos. Recomenda-se uma baixa ingestão de carboidratos como massas, pão, arroz, batata, entre outros.

Cardápio Semanal

Veja como funciona o cardápio semanal e siga sem nenhuma alteração para obter o resultado desejado e repita o cardápio na semana seguinte.

Dia 1

Manhã: Café preto sem açúcar e de preferência sem adoçante.

Almoço: 2 ovos cozidos, de preferência apenas as claras, e ervas à vontade.

Jantar: Salada de alface com pepino e salsão à vontade.

Dia 2

Manhã: Café com 2 bolachas do tipo cream-cracker.

Almoço: 1 bife grande sem gordura e salada de frutas de sobremesa. Evite banana, manga e abacate por serem frutas calóricas.

Jantar: Presunto à vontade.

Dia 3

Manhã: Café com 2 bolachas do tipo cream-cracker.

Almoço: 2 ovos cozidos, de preferência apenas as claras, salada de vagem e 2 torradas.

Jantar: Presunto e salada de alface, pepino e salsão à vontade.

Dia 4

Manhã: Café com 2 bolachas do tipo cream-cracker.

Almoço: 2 ovos cozidos, de preferência apenas as claras, e ervas à vontade, uma cenoura e queijo minas à vontade.

Jantar: Salada de frutas e iogurte natural. Não adicione açúcar, creme de leite ou leite condensado.

Dia 5

Manhã: Café preto e uma cenoura crua com suco de limão.

Almoço: Peito de frango grelhado à vontade.

Jantar: 2 ovos cozidos, de preferência apenas as claras, ervas à vontade e uma cenoura.

Dia 6

Manhã: Café com 2 bolachas do tipo cream-cracker.

Almoço: Filé de peixe com tomate à vontade.

Jantar: 2 ovos cozidos, de preferência apenas as claras, ervas à vontade, e uma cenoura.

Dia 7

Manhã: Café com limão.

Almoço: Bife grelhado sem gordura e salada de frutas de sobremesa à vontade. Evite banana, manga e abacate por serem frutas calóricas.

Jantar: Coma o que quiser à vontade, exceto bebidas alcoólicas, frituras em excesso e doces.

Repita a dieta na semana seguinte. Essa é uma dieta que dá resultado, mas não pode ser feita novamente em curtos períodos de tempo. Quando você finalizar a dieta, não volte a alimentação normal, pois não conseguirá manter o peso. Retome sua alimentação aos poucos.

É importante consultar um nutricionista para montar um cardápio adequado, manter o peso e ter uma alimentação saudável. Dessa forma, não precisará fazer novas dietas milagrosas, mas terá uma reeducação alimentar para o resto da vida.

Curiosidades

  • O cardápio da Dieta USP deve ser seguido à risca para que você obtenha o resultado esperado;
  • Não consuma, em hipótese alguma, pão, doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras e energéticos;
  • As ervas permitidas durante a alimentação são agrião, alface e chicória;
  • É liberada a ingestão de água ao longo do dia. Inclusive, beba muita água. A água ajuda a emagrecer pois você libera toxinas;
  • Durante o café da manhã e café da tarde, você poderá ingerir café preto e chá, sempre sem açúcar e preferencialmente adoçante;
  • Exemplos de chás que ajudam a perder peso: Chá de Alfafa, de Capim Limão, Chá verde, Chá preto. 
  • A dieta da USP consiste num ciclo de 14 dias. Não deve ser feito por um período maior, pois não haverá os mesmos resultados e pode ser prejudicial à saúde acima desse período, podendo causar disfunções renais e problemas cardíacos;
  • Para acelerar a queima de gordura e te ajudar a perder barriga, combine a dieta com atividades físicas leves, como caminhadas;
  • Não são recomendados exercícios pesados, pois você terá uma baixa ingestão de nutrientes em duas semanas e pode sentir fraqueza ao sobrecarregar seu corpo com exercícios físicos de alta intensidade.

Efeitos Colaterais

Alguns efeitos colaterais podem surgir pela baixa ingestão de nutrientes. Os efeitos colaterais mais comuns da Dieta USP são:

  • Cansaço;
  • Tonturas;
  • Dores de cabeça;
  • Prisão de ventre;
  • Mau hálito;
  • Vontade de comer doces
  • Mau humor e estresse.

Como a maioria das dietas, a Dieta da USP promete resultados imediatos, mas não duradouros. Para que você se livre das dietas, consulte um profissional, faça exames de rotina, monte um cardápio de reeducação alimentar e tenha resultados duradouros.

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One Response

  1. Marli

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