Dieta Cetogênica em 30 dias – Como fazer?

Aprenda a melhor maneira de fazer uma dieta cetogênica de 30 dias e perder peso de forma saudável. Conheça a dieta cetogênica e como você também pode embarcar nessa dieta

A dieta cetogênica em 30 dias é uma das variações da dieta low carb. Esse é um estilo alimentar que abrange 75% de gorduras boas, 20% de proteínas e 5% de carboidratos de baixo índice glicêmico. Além de emagrecer rapidamente, esse plano alimentar promete prevenir e tratar inúmeras doenças, inclusive o câncer.

O objetivo da dieta cetogênica é atingir a “cetose”, uma condição em que o organismo começa a transformar as gorduras em ácidos graxos, sendo que os corpos cetônicos, por sua vez, queimam gordura para ser utilizada como fonte de energia no lugar do açúcar.

A partir da Cetose, o processo de perda de peso é iniciado e com ele há um aumento da massa muscular, pois o metabolismo precisa se esforçar mais para queimar as gorduras e, como consequência disso, há um aumento na taxa metabólica basal.

Dicas de como fazer a dieta cetogênica em 30 dias

Muitos especialistas em nutrição não indicam a dieta cetogênica por longos períodos, por isso a menção é de apenas 30 dias, isso porque ela é muito rica em gordura e pobre em carboidrato.

Além disso, algumas pesquisas apontam que não adianta restringir o número de carboidratos por longos períodos, pois o organismo acostuma no prazo de 3 meses e depois a perda de peso passa a ser igual a uma dieta de restrição calórica.

Mesmo com restrição de carboidratos e liberação de gorduras e proteínas, não é permitido comer à vontade, sendo necessário equilibrar a porcentagem de 75% de gorduras, 20% de proteínas e 5% de carboidratos.

Confira a lista de alimentos permitidos da dieta cetogênica em 30 dias:

  • Carne de porco;
  • Carne de vaca;
  • Vitela;
  • Frango;
  • Todos os tipos de peixes;
  • Ovos;
  • Azeite;
  • Óleo de coco;
  • Maionese;
  • Abacate;
  • Presunto;
  • Salame;
  • Linguiça;
  • Torresmo;
  • Queijos;
  • Presunto;
  • Gelatina zero;
  • Chás e café sem açúcar;
  • Manteiga;
  • Coco;
  • Creme de leite;
  • Amendoim;
  • Nozes;
  • Avelã;
  • Castanhas;
  • Sementes de chia e de linhaça;
  • Legumes;
  • Verduras;
  • Leite;
  • Iogurte sem açúcar;
  • Frutas com baixo índice glicêmico (morango, framboesa, mirtilos, amoras).

Alimentos proibidos na dieta cetogênica em 30 dias:

  • Todos os tipos de massas (macarrão, tortas, pães, bolos, bolachas, etc.);
  • Arroz;
  • Milho;
  • Feijão;
  • Soja;
  • Grão de bico;
  • Ervilha;
  • Doces em geral;
  • Alimentos industrializados;
  • Frutas com alto índice glicêmico;
  • Cereais;
  • Bebidas açucaradas;
  • Tubérculos (mandioca, batatas);
  • Beterraba;
  • Cenoura.

Cuidados necessários para que a dieta cetogênica funcione

Você sabia que a dieta cetogênica foi desenvolvida com o intuito de controlar doenças metabólicas, convulsões e até epilepsia? No entanto, ela não foi elaborada para seguir por um longo período, pois pode provocar a deficiência de nutrientes.

Em um mês, a perda de peso com a dieta cetogênica em 30 dias pode chegar a 8 kg. Mas, é claro que, para funcionar, é preciso seguir as recomendações à risca com relação aos alimentos permitidos.

Uma dieta cetogênica não é zero em carboidratos, conforme exemplificado acima. Ela permite que 5% da sua alimentação contenha essa classe de alimentos, pois são importantes para garantir o aporte nutricional que o seu corpo precisa para realizar as atividades diárias.

Não se pode esquecer que os carboidratos permitidos devem ter baixo índice glicêmico, como queijos, leites, iogurtes, verduras, legumes e frutas vermelhas.

Pessoas com algum problema de saúde ou alguma restrição alimentar devem buscar orientação de um profissional nutricionista, antes de aderir à dieta cetogênica.

A rotina de exercícios também pode ser mantida durante o período da dieta, sendo que é natural que, nos primeiros dias, a pessoa se sinta um pouco mais cansado até o organismo acostumar. Então, pode reduzir a intensidade das atividades, se houver necessidade.

Considerações finais

As opiniões sobre a dieta cetogênica divergem bastante entre os profissionais de nutrição. Alguns defendem a sua prática, dizendo que os números de colesterol caem e o açúcar no sangue e a pressão normalizam. Além disso, essa prática é benéfica na prevenção e no tratamento de algumas doenças graves.

Em contrapartida, outros especialistas dizem que, pelo fato das pessoas não conseguirem fazer a dieta cetogênica por longos períodos, fica muito difícil medir seus efeitos a longo prazo. Além disso, existe o risco do efeito sanfona e a deficiência nutricional, devido às restrições de alguns alimentos.

Entretanto, ambos os lados concordam que a perda de peso com a dieta cetogênica é rápida. Para evitar as flutuações de peso, muito perigosas para a saúde, é indicado aliar a atividade física e ter um controle alimentar efetivo, a fim de manter o peso conquistado.


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3 Comentários

  1. Conceição
  2. Eliane Alves pires
    • Quero Viver Bem

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