A dieta cetogênica em 30 dias é uma das variações da dieta low carb. Esse é um estilo alimentar que abrange 75% de gorduras boas, 20% de proteínas e 5% de carboidratos de baixo índice glicêmico. Além de emagrecer rapidamente, esse plano alimentar promete prevenir e tratar inúmeras doenças, inclusive o câncer.
O objetivo da dieta cetogênica é atingir a “cetose”, uma condição em que o organismo começa a transformar as gorduras em ácidos graxos, sendo que os corpos cetônicos, por sua vez, queimam gordura para ser utilizada como fonte de energia no lugar do açúcar.
A partir da Cetose, o processo de perda de peso é iniciado e com ele há um aumento da massa muscular, pois o metabolismo precisa se esforçar mais para queimar as gorduras e, como consequência disso, há um aumento na taxa metabólica basal.
Dicas de como fazer a dieta cetogênica em 30 dias
Muitos especialistas em nutrição não indicam a dieta cetogênica por longos períodos, por isso a menção é de apenas 30 dias, isso porque ela é muito rica em gordura e pobre em carboidrato.
Além disso, algumas pesquisas apontam que não adianta restringir o número de carboidratos por longos períodos, pois o organismo acostuma no prazo de 3 meses e depois a perda de peso passa a ser igual a uma dieta de restrição calórica.
Mesmo com restrição de carboidratos e liberação de gorduras e proteínas, não é permitido comer à vontade, sendo necessário equilibrar a porcentagem de 75% de gorduras, 20% de proteínas e 5% de carboidratos.
Confira a lista de alimentos permitidos da dieta cetogênica em 30 dias:
- Carne de porco;
- Carne de vaca;
- Vitela;
- Frango;
- Todos os tipos de peixes;
- Ovos;
- Azeite;
- Óleo de coco;
- Maionese;
- Abacate;
- Presunto;
- Salame;
- Linguiça;
- Torresmo;
- Queijos;
- Presunto;
- Gelatina zero;
- Chás e café sem açúcar;
- Manteiga;
- Coco;
- Creme de leite;
- Amendoim;
- Nozes;
- Avelã;
- Castanhas;
- Sementes de chia e de linhaça;
- Legumes;
- Verduras;
- Leite;
- Iogurte sem açúcar;
- Frutas com baixo índice glicêmico (morango, framboesa, mirtilos, amoras).
Alimentos proibidos na dieta cetogênica em 30 dias:
- Todos os tipos de massas (macarrão, tortas, pães, bolos, bolachas, etc.);
- Arroz;
- Milho;
- Feijão;
- Soja;
- Grão de bico;
- Ervilha;
- Doces em geral;
- Alimentos industrializados;
- Frutas com alto índice glicêmico;
- Cereais;
- Bebidas açucaradas;
- Tubérculos (mandioca, batatas);
- Beterraba;
- Cenoura.
Cuidados necessários para que a dieta cetogênica funcione
Você sabia que a dieta cetogênica foi desenvolvida com o intuito de controlar doenças metabólicas, convulsões e até epilepsia? No entanto, ela não foi elaborada para seguir por um longo período, pois pode provocar a deficiência de nutrientes.
Em um mês, a perda de peso com a dieta cetogênica em 30 dias pode chegar a 8 kg. Mas, é claro que, para funcionar, é preciso seguir as recomendações à risca com relação aos alimentos permitidos.
Uma dieta cetogênica não é zero em carboidratos, conforme exemplificado acima. Ela permite que 5% da sua alimentação contenha essa classe de alimentos, pois são importantes para garantir o aporte nutricional que o seu corpo precisa para realizar as atividades diárias.
Não se pode esquecer que os carboidratos permitidos devem ter baixo índice glicêmico, como queijos, leites, iogurtes, verduras, legumes e frutas vermelhas.
Pessoas com algum problema de saúde ou alguma restrição alimentar devem buscar orientação de um profissional nutricionista, antes de aderir à dieta cetogênica.
A rotina de exercícios também pode ser mantida durante o período da dieta, sendo que é natural que, nos primeiros dias, a pessoa se sinta um pouco mais cansado até o organismo acostumar. Então, pode reduzir a intensidade das atividades, se houver necessidade.
Considerações finais
As opiniões sobre a dieta cetogênica divergem bastante entre os profissionais de nutrição. Alguns defendem a sua prática, dizendo que os números de colesterol caem e o açúcar no sangue e a pressão normalizam. Além disso, essa prática é benéfica na prevenção e no tratamento de algumas doenças graves.
Em contrapartida, outros especialistas dizem que, pelo fato das pessoas não conseguirem fazer a dieta cetogênica por longos períodos, fica muito difícil medir seus efeitos a longo prazo. Além disso, existe o risco do efeito sanfona e a deficiência nutricional, devido às restrições de alguns alimentos.
Entretanto, ambos os lados concordam que a perda de peso com a dieta cetogênica é rápida. Para evitar as flutuações de peso, muito perigosas para a saúde, é indicado aliar a atividade física e ter um controle alimentar efetivo, a fim de manter o peso conquistado.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.
Adore esta dieta ela muito boa
Amei conhecer e fazer esta dieta e jejum intermitente 16horas e caminhada i intensa todos os dias mudou minha cabeça vida saúde indico de mais abaixei 2 números em 3 meses sem passar fome façam galera e muito bom.
Obrigada por compartilhar a sua experiência conosco, Eliane 🙂 Fica a dica para os próximos leitores…
Fiz corretamente na primeira semana eliminei 5 kg e na outra mais 2 kg. Duas semanas pura alegria.