Lúpus, que também é conhecido como LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico),é uma doença inflamatória crônica, cuja origem é autoimune. Mas, o que isso quer dizer? Simples: o próprio sistema imunológico da pessoa ataca células sadias do corpo, provocando sintomas e doenças inflamatórias.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, trata-se de uma doença que atinge pessoas de qualquer idade ou sexo, porém é mais incidente entre as mulheres mestiças e afrodescendentes.
Ainda de acordo com essa instituição, estima-se que existem, aproximadamente, 65 mil pessoas com Lúpus somente no Brasil, sendo que uma a cada 1700 é mulher. Devido a essa taxa, especialistas consideram essa enfermidade uma doença comum.
Para lhe ajudar a entender mais sobre o Lúpus, preparamos um guia completo sobre a doença, no qual é possível saber como funciona o diagnóstico e quanto tempo demora para sair o resultado.
Principais consequências do Lúpus
No Lúpus, as células de defesa do organismo interpretam as saudáveis como sendo inimigas e as atacam. Como resultado, há o surgimento de manchas na pele ou de problemas internos não visíveis, como inflamações.
Geralmente, essas inflamações acometem articulações, cérebro, olhos, coração, pulmão e rim. Tais complicações exigem tratamento e o paciente deve fazer acompanhamento médico contínuo para ter melhor qualidade de vida.
Lúpus é hereditária e contagiosa?
Não se sabe qual é o principal agente causador do Lúpus, mas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, fatores genéticos, hormonais e ambientais colaboram para o desenvolvimento e surgimento da doença.
Mesmo com o fator genético envolvido, a doença não é considerada hereditária. Quando especialistas falam sobre esse fator, o que eles querem dizer é que a pessoa possui uma predisposição genética ao desenvolvimento do Lúpus e não que a enfermidade foi transmitida pelos seus pais.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que a doença não é contagiosa, ou seja, não há problema algum em entrar em contato com pessoas diagnosticadas com Lúpus.
Sintomas do Lúpus
- Manchas avermelhadas na pele, principalmente em regiões que ficam expostas ao sol, como pernas, braços, colo e rosto (no caso da face, a lesão recebe o nome de asa de borboleta, devido à sua distribuição);
- Febre baixa;
- Emagrecimento;
- Perda do apetite;
- Fraqueza;
- Dor nas articulações;
- Hipertensão;
- Inflamação em articulações, rins, nervos, pleura (membrana que cobre o pulmão), coração e cérebro;
- Inchaço dos gânglios (íngua);
- Queda de cabelo;
- Anemia;
- Plaquetopenia (redução de plaquetas do sangue).
O que causa o Lúpus
Como dito anteriormente, o agente causador da doença ainda não foi descoberto, no entanto especialistas atribuem o surgimento do Lúpus a fatores genéticos, hormonais e ambientais.
Isso quer dizer que pessoas que possuem suscetibilidade genética desenvolverão a enfermidade quando entrarem em contato com fatores ambientais desencadeadores (irradiação ou micro-organismos) ou passarem por alguma alteração hormonal.
Tratamento de Lúpus
O Lúpus é uma doença que não tem cura, mas o paciente pode realizar tratamentos paliativos,para amenizar eventuais sintomas. Tais tratamentos consistem no uso de medicamentos imunossupressores, anti-inflamatórios e corticoides.
Além disso, recomenda-se que a pessoa diagnosticada adote novos hábitos de vida, para conviver com a doença, como realização de uma dieta especial, não exposição ao sol e uso de protetor solar, que ajudará a evitar manchas na pele.
Prevenção do Lúpus
Ainda não foram descobertas formas de prevenção da doença. Quem foi diagnosticado, pode investir em medidas que ajudam a prevenir sintomas e complicações, sempre indicadas pelo médico.
Diagnóstico do Lúpus
O diagnóstico do Lúpus é feito pelo reconhecimento dos sintomas da doença pelo médico, assim como pela análise de exames de sangue e urina. Não existe um teste específico/exclusivo para detectar Lúpus.
Outro tipo de exame bastante utilizado para diagnosticar a doença é o FAN, no qual se apresentam títulos elevados, que podem indicar, com precisão, que o paciente é portador de Lúpus.
Tais exames possuem prazos específicos para ficarem prontos. Os de sangue e urina, por exemplo, costumam sair em 24 horas. Já o resultado da análise FAN sai de 4 a 5 dias.
Vale lembrar que esse tempo é aproximado, sendo que laboratórios com alta demanda podem apresentar prazo mais estendido. Se precisar dos resultados com urgência, verifique se há a possibilidade de obtê-los com antecedência.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.
bem informativo o texto, é uma doença pouco conhecida, eu aprendi muito sobre ela nesse site