O DHA (Ácido Docosaexaenoico) é um tipo de ácido graxo pertencente à mesma cadeia do ômega 3. De maneira resumida e simplificada, trata-se de uma gordura boa para o organismo e a saúde.
Um dos grandes diferenciais do DHA é a sua capacidade de proteger o cérebro e os neurônios, promovendo melhorias significativas na capacidade cognitiva. Além disso, tal substância faz bem ao coração e aos sistemas vascular e imunológico.
Benefícios do DHA
O DHA atua diretamente em diferentes partes do organismo, proporcionando benefícios únicos a curto e longo prazo. Confira, a seguir, quais são os principais obtidos:
Melhora da capacidade cognitiva e da memória
O DHA participa da produção das bainhas de mielina, que são capas de gordura atuantes na formação de sinapses. Com esse ácido graxo em níveis adequados no organismo, todo o sistema nervoso fica protegido e funcionando corretamente.
Com isso, há uma melhora expressiva da capacidade cognitiva e da memória, o que faz toda a diferença para crianças e adolescentes em período escolar, de modo a melhorar o desempenho nos estudos.
Redução do risco de doenças neurodegenerativas
Curiosamente, o cérebro tem 60% de seu peso em gordura. Desse valor, 10% são de DHA. Portanto, o consumo dessa substância evita carências nutricionais e reduz consideravelmente o risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e Mal de Alzheimer.
Por isso, o consumo de DHA é comumente indicado para idosos, no intuito de melhorar sua capacidade de memória e evitar tais enfermidades neurodegenerativas.
[CONFIRA TAMBÉM: COENZIMA Q10]
Proteção do sistema cardiovascular
Como se trata de uma gordura boa ao organismo, o DHA protege todo o sistema cardiovascular, evitando doenças cardíacas, colesterol alto, hipertensão e demais complicações, como derrame, ataque cardíaco, aterosclerose e AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Auxílio no desenvolvimento do feto na gravidez
A ingestão de DHA ajudará na formação cerebral do feto, por isso é indicada para gestantes. Além disso, a substância contribui para o ganho de peso do bebê e reduz significativamente o risco de nascimento prematuro.
Fortalecimento do sistema imunológico
O DHA tem ação anti-inflamatória e capacidade de combater doenças, como artrite e cardiovasculares, além de fortalecer o sistema imunológico, de forma a minimizar a chance de contração de doenças simples.
Melhora da visão
O ácido graxo está presente na composição de outro órgão, os olhos. O DHA participa da formação e do fortalecimento da retina ocular, mantendo-a em ótimo estado. Paralelamente, diminui a possibilidade de desenvolvimento de doenças, como a degeneração macular.
Como usar DHA
[CONFIRA TAMBÉM: SUPLEMENTO ESTROGÊNIO]
A melhor forma de usar DHA é inserir em suas refeições alimentos ricos nesse ácido graxo, como os peixes de água fria (atum, bacalhau, sardinha, salmão e truta).
Também, é possível encontrar uma boa quantidade da substância em frutos do mar e óleo de peixes, bem como em algas, linhaça e nozes. Em leguminosas e no ovo, o DHA está presente em menor quantidade.
Caso não consiga consumir esses alimentos regularmente, existe a opção de ingerir a quantidade ideal de DHA por meio de suplementos alimentares, que devem ser recomendados por seu médico ou nutricionista.
Quantidade ideal de DHA por dia
Como cada organismo é diferente e possui necessidades nutricionais variadas, o correto é consultar um profissional (médico ou nutricionista) para receber a indicação da quantidade ideal de DHA a ser ingerida por dia.
Mas, de modo geral, a Associação Americana de Dieta Alimentar recomenda a ingestão de cerca de 200 a 600 mg de DHA por dia.
Para ajudar a atingir a quantidade indicada, preparamos uma lista com os principais alimentos com DHA e valores do ácido graxo por porção de 100 gramas. Confira:
- Peixes de água fria: cerca de 1,5 gramas;
- Nozes: 9 gramas;
- Linhaça: 8 gramas;
- Ovo: 18 miligramas.
Contraindicações do DHA
Não há comprovação científica de que o DHA é contraindicado a algumas pessoas, portanto, todos podem fazer uso do ácido graxo. Só é preciso tomar um cuidado: existem alguns alimentos que devem ser consumidos com precaução, porque possuem grande índice calórico.
Um bom exemplo é a noz: embora tenha elevada quantidade de DHA, seu índice calórico é alto. Portanto, se consumir esse alimento em porções grandes e diariamente, há o risco de engordar.
O segredo para evitar o ganho de peso é não consumir somente um tipo de alimento sempre. Em um dia prefira o peixe, no outro a linhaça, e assim consecutivamente.
Nunca consuma nenhum tipo de suplemento sem orientação ou indicação de algum especialista.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.