Dextrose – Quais os benefícios? Como usa? Dose diária e Contraindicações

Está em busca de suplementos para ajudar a incrementar os treinos? Confira, aqui no Quero Viver Bem, informações completas sobre o dextrose!

Dextrose é caracterizado como um açúcar simples obtido a partir do amido de milho, sendo quimicamente idêntico ao açúcar no sangue.

Trata-se, portanto, de um carboidrato simples que tem como finalidade repor as energias de forma rápida e intensa ao organismo.

Entenda como a dextrose pode lhe beneficiar, como fazer o seu uso e descubra as suas indicações e contraindicações. Além disso, confira o consumo diário desse carboidrato, só aqui no Quero Viver Bem!

Dextrose

Quais os benefícios da dextrose?

Basicamente, por ser um carboidrato simples, a ingestão de dextrose proporciona um “combustível” para as células do organismo, sendo metabolizado pelas estruturas que acabam recebendo uma dose extra de energia.

Confira os benefícios que a dextrose pode proporcionar:

  • Acelera a recuperação dos músculos;
  • Evita o processo de catabolismo (processo que acontece quando o corpo procura por fontes de energia após um treino – quando não há fontes de energias disponíveis, o organismo ataca os próprios músculos, gerando perda da massa magra);
  • Favorece a hipertrofia – o ganho de massa muscular;
  • Favorece o metabolismo do glicogênio (sustância responsável por fornecer energia ao músculo);
  • Não contém sódio, cuidando da saúde arterial e prevenindo a hipertensão;
  • É ótima fonte de energia para atletas, para antes, durante ou depois dos treinos;
  • Previne fadiga, câimbras e dor muscular.

 

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Dextrose

Como usar dextrose?

A dextrose pode ser usada em forma de suplemento. Seu consumo é indicado antes, após ou durante a prática de atividade física. 

Veja quais as vantagens de consumir a dextrose em momentos diferentes:

  • Antes do treino: dá mais força e energia, previne fadiga e câimbras;
  • Durante o treino: evita a hipoglicemia, fadiga e depleção de glicogênio. A suplementação durante o treino só é usada em treinos muito longos como maratonas, e pode ser utilizada a cada hora de exercício.
  • Após o treino: a captação de glicose se torna otimizada graças ao processo de contração muscular, favorecendo a recuperação.

A dextrose não deve ser incluída em seus dias de descanso ou em momentos de recuperação entre treinos – isso porque ela tem alto índice glicêmico e pode causar um aumento no índice de gordura no organismo.

Observe o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para adquirir dextrose de qualidade.

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Indicações e contraindicações

A dextrose tem indicações e contraindicações bem claras. Primeiro, esse suplemento é recomendado para as pessoas que praticam exercícios físicos intensos e que, de preferência, estejam em seu peso ideal.

A razão é que a dextrose é uma fonte de glicose e, por causa disso, pode fornecer muita energia e interferir na luta pelo emagrecimento de pessoas que estão acima do peso.

Caso você esteja acima do peso, mas está interessado(a) em usar dextrose, converse com seu médico de confiança para ter todas as orientações devidas.

Isso vale também para diabéticos. Se o médico permitir o uso, um diabético pode aproveitar os benefícios da dextrose – caso contrário, é melhor ficar longe desse suplemento, já que ele pode causar picos de insulina que pioram o quadro da diabetes.

Por isso, a dextrose é contraindicada para:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Pessoas acima do peso;
  • Diabéticos.

A dextrose pode ter efeitos colaterais desagradáveis, principalmente para os diabéticos. Alguns exemplos dessas reações são:

  • Aumento da frequência urinária;
  • Aumento de sede;
  • Confusão mental;
  • Desidratação;
  • Dor de estômago;
  • Fadiga inexplicável;
  • Falta de ar;
  • Náusea;
  • Pele seca;
  • Vômito.

Para quem a dextrose é indicada, é ainda fundamental que seja feita a ingestão em quantidade e tempo apropriados.

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Dextrose

Consumo diário

Cada indivíduo possui uma necessidade e um objetivo a ser alcançado. Por isso, o ideal é responder o gasto calórico e energético de cada pessoa para se ter uma ideia de qual é a quantidade de reposição de dextrose mais adequada.

A sugestão é conversar com um médico ou nutricionista para não ultrapassar de forma exagerada a quantia de açúcar que não será absorvida e que, consequentemente, será transformada de em gordura, e também para saber qual é o melhor horário para tomar o suplemento.

 

Esse suplemento só deve ser utilizado sob orientação profissional. Se você pratica atividades físicas regularmente mas não é atleta, procure, primeiramente, ajustar sua alimentação de acordo com seus objetivos para depois, se necessário, suplementar.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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