BCAA – Para que Serve? Quem Pode Tomar? Qual o Melhor? Como Escolher?

Quem treina em uma academia ou pratica esportes, provavelmente já ouviu falar do termo BCAA, que nada mais é do que uma abreviação de Branched Chain Amino Acids ou traduzindo para o português, Aminoácidos de cadeia ramificada. Simplificando, os BCAA são suplementos que têm na sua composição basicamente os aminoácidos que o nosso corpo não produz, são eles: valina, leucina e isoleucina.

Todos os detalhe de BCCA, como ele influencia na definição muscular, as informações nutricionais deste produto, como ele interfere nas atividades físicas, se ajuda no emagrecimento saudável, ajuda na resistência física, aumenta a saúde e beleza e muito mais. Veja aqui como isso pode ajudar a recuperação muscular, diminuir o peso e resistência maior, ajuda para iniciantes do emagrecimento e muito mais.

Para uma boa manutenção das funções vitais do nosso corpo e para construção muscular, nosso organismo precisa de 20 aminoácidos muito importantes, porém, não somos capazes de produzir todos eles. Aqueles que não produzimos, precisamos adquirir através da alimentação ou da suplementação por BCAA, por exemplo.

Suas funções no organismo são anabólicas e anti-catabólicas. Ou seja, são responsáveis pelo aumento da síntese proteica, logo, o aumento da proteína no organismo, fazendo com que haja uma construção muscular. Já as anti-catabólicas impedem a perda de massa magra, que é responsável por manter os músculos. Outra função interessante dos BCAA é a diminuição da produção de serotonina, que é o hormônio que faz as fibras relaxarem, o que causa a fadiga durante os treinos pesados.

O produto tem influencia no quesito muscular da saúde no físico e força do corpo, diminui o ganho de peso de massa gorda, ajuda no muscular e definição, uma boa ajuda para treinar massa muscular e energia, um dos suplementos alimentares rico em vitaminas e minerais, o que não existem em abundância no mercado dessa maneira rica em aminoácidos não nocivos para o corpo.

Ao tomar BCAA no melhor horário do seu corpo, você vai ajudar na recuperação do seu corpo após treino, vai melhorar o desempenho dos exercícios que vai realizar, vai melhorar os resultados em seus músculos e verá que é possível ter uma absorção rápida de todas suas vitaminas, além de perder peso e ter um melhor catabolismo muscular de seu corpo.

Como tomar suplemento BCAA

Como o BCAA Funciona?

Sua ação no organismo pode ser explicada de forma simples: durante o treino pesado ou mesmo quando realizamos atividades aeróbicas, como corridas, gastamos energia em grande quantidade. O corpo, então, precisa repor essa energia e procura fazer isso utilizando os aminoácidos presentes no organismo.

Se não os temos  no sangue, eles serão retirados dos músculos, o que gera uma perda de massa magra relativamente alta. A suplementação impede exatamente que isso aconteça, pois fornece a quantidade certa para manter o ritmo dos treinos, sem causar deficiência dessas substâncias.

É BCAA indicado nesses momentos, isso porque os benefícios de BCAA quando você consome são de suprir a falta de aminoácidos essenciais, sentir mais fibras musculares, isso porque ele é suplemento que com seus benefícios fazem uma correta síntese de proteínas que aumentam os níveis do seu corpo, além de melhorar desempenho e bem estar no treino.

Efeitos do BCAA

O BCAA tem o poder de aumentar e estimular a produção de insulina – hormônio muito anabólico. E com o aumento desse hormônio, os aminoácidos e demais nutrientes tem uma melhor absorção. E assim auxiliando a construção muscular, liberando mais entrada de glicose nas células e assim, consequentemente, gerando mais energia durante o treino. Por isso recomenda-se a suplementação de BCAA antes e depois do treino. Para poder então, complementar essa carência.

O BCAA em corpo causa alguns efeitos colaterais ao tomar, porém serve benefícios para o corpo, você tem o horário de tomar correto, além de que o treino é melhorado quando você treina, isso porque os aminoácidos são repostos, emagrece mesmo, conheça os efeitos colaterais abaixo.

Tem Efeitos Colaterais?

Até os últimos estudos, não foram encontrados efeitos colaterais com a suplementação de BCAA. Mas é importante saber a dosagem correta de suplementação. Com certeza ingerir em exagero não será bom. Por isso, vale a pena pedir uma ajudinha para seu professor de educação física ou seu nutricionista.

Quem pode tomar um suplemento a base de BCAA?

Suplementos para ganhar massa muscularDe maneira geral, o uso dos chamados BCAA pode ser feito por qualquer pessoa que costuma treinar de maneira moderada a pesada, já que eles são eficientes para o ganho de massa muscular e para evitar a perda de massa magra.

Porém, suplementos como Whey Protein contém uma quantidade significativa desses aminoácidos e, em alguns casos, podem ser o suficiente para esses fins. O ideal é conversar com um profissional de educação física da sua confiança para descobrir qual é o ideal para você.

Em relação à contra-indicações, este tipo de reposição quase não possui nenhuma, com exceções óbvias de mulheres grávidas e adolescentes. Para quem está iniciando nos treinos, também pode ser aconselhável adequar a dose ao tipo de atividade.

Quando tomar?

Essa pergunta é muito frequente, já que muitas vezes as pessoas não sabem ao certo qual é a hora certa de realizar a suplementação: pré treino ou pós treino. A resposta varia de pessoa para pessoa, mas o recomendado é ingerir os aminoácidos nas duas situações.

Pré treino: A suplementação trará mais energia e, consequentemente, maiores resultados, principalmente se ele for feito em jejum.

Pós treino: Casando o uso dos BCAA com um suplemento como Whey protein ou albumina, fará com que os músculos sejam recuperados mais rapidamente, evitando a perda da massa muscular.

A quantidade varia, geralmente entre 4 a 8 gramas pré treino e pós treino. Se for em comprimidos, 4 a 8 são o suficiente para ser eficaz no aumento de massa muscular. Os efeitos podem ser potencializados ainda mais se associado a uma dieta que inclua alimentos para o ganho rápido de massa muscular. 

BCAA engorda?

A resposta é NÃO, o BCAA não engorda. Em sua composição não possui nenhuma caloria e nem carboidrato, que são os responsáveis pelo ganho calórico. Ele é apenas aminoácido responsável pela construção muscular. Mas se você não tem segurança ao incluí-lo em sua dieta, procure um nutricionista para ele te explicar melhor e te passar a dosagem correta.

BCAA ajuda a emagrecer?

Se você estiver realizando uma dieta com objetivo de emagrecer, o BCAA não terá nenhum tipo de interferência. Mas ele não tem poder emagrecedor, pois não é um termogênico, como os suplementos emagrecedores.

Suplementos que contém BCAA e qual a melhor marca

Alguns suplementos, como o Whey protein já contém doses significativas de aminoácidos de cadeia ramificada e auxiliam muito durante a atividade física. Com isso, apenas o uso de uma suplementação de qualidade pode ser o suficiente para garantir o aumento dos músculos e evitar a perda de massa magra. Separamos mais alguns que possuem esses mesmos benefícios:

  • Whey Protein: Muito conhecido nas academias, possuem quantidade suficiente de BCAA, como dissemos acima. É um dos mais procurados e efetivos do mercado.
  • BCAA 12400 – ANSI: Este suplemento possui uma quantidade quase igual a 5000mg de L-Leucina na porção, tem um ótimo custo benefício, é em pó, podendo ser diluído e está disponível em diversos sabores.
  • BCAA Powder 5000 – Optimum Nutrition: A optimum Nutrition é uma marca bastante conhecida entre as pessoas que fazem uso da suplementação, tendo um ótimo custo benefício. Este, especificamente, fornece na porção de 2,5g de L-Leucina, 1,25g de L-Isoleucina e 1,25g de L-Valina. De rápida absorção e solúvel, é um dos que que possuem o gosto mais agradável do mercado.

Algumas marcas aprovadas no mercado são: nacionais – Max Titanium, Probiótica, e IntegralMédica; Importadas – Nature’s Best, Universal, Dymatize e Optimum.

Além desses produtos, vale lembrar que os aminoácidos podem ser encontrados em uma dieta voltada para o ganho de massa magra, fazendo com a suplementação de BCAA seja necessária em doses menores. O ideal é sempre procurar um nutricionista de confiança e um educação físico.

Juntos, eles poderão descobrir qual é o melhor tipo de suplemento para seu treino e poderão fazer isso de maneira saudável. Jamais faça uso de suplementos não legalizados e que não tenham registro no país. Procure lojas especializadas para realizar a compra e faça exames médicos periodicamente.


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