Desenvolvimento do bebê mês a mês

Está grávida e curiosa para saber como o seu bebê está na barriga? Então, confira, aqui no Quero Viver Bem, informações completas da gestação mês a mês!

A gestação é um período repleto de mudanças no corpo da mãe, mas não é só isso: o bebê também está crescendo e se desenvolvendo mês a mês, preparando-se para o nascimento.

É justamente esse processo que desperta a curiosidade das mães, afinal, como é que o bebê está a cada novo mês? Conheça, a seguir no Quero Viver Bem, as etapas mensais de desenvolvimento do feto e saiba como ele se transforma!

Desenvolvimento do bebê

Mês a mês de desenvolvimento do bebê

Primeiro mês

Neste mês, a mãe dificilmente sabe que está grávida. Trata-se do período em que o óvulo fertilizado implanta-se no útero e alguns sintomas dão indício disso, como fadiga, náusea e vômito.

Segundo mês

O embrião passa por um desenvolvimento de sistemas e órgãos. Nesse período, o bebê pesa de 2 a 8 gramas e tem coração e batimentos, que ocorrem por volta da sexta semana de gravidez.

É nesse mês que os sintomas da gestação ficam ainda mais intensos, especialmente náuseas e mal-estar matinal, e as mães descobrem que estão grávidas, devendo iniciar o pré-natal.

Terceiro mês

Quando a gestação atinge o terceiro mês, o bebê já tem quase 10 centímetros e varia de 40 a 45 gramas. Neste período, há a formação de articulações, ossos, nariz e orelhas (cartilagens), além dos rins.

Os sintomas de náuseas, vômitos e mal-estar da mãe são amenizados e há uma redução drástica do risco de aborto espontâneo. Além disso, começa-se a notar o aumento da barriga e dos seios.

A partir desse período, é interessante investir em cremes hidratantes para essas regiões do corpo, para evitar o surgimento de estrias. Converse com um médico dermatologista para receber a recomendação de um creme perfeito para gestantes.

[CONFIRA TAMBÉM: COMO SABER AS SEMANAS DE GESTAÇÃO?]

Desenvolvimento do bebê2

Quarto mês

Ao chegar no quarto mês, o bebê tem 15 centímetros e pesa, aproximadamente, 240 gramas. Além disso, já tem globos oculares que se movimentam esporadicamente e de forma lenta.

O batimento cardíaco do bebê, nesse mês, é acelerado (cerca de 12 pulsações por minuto) e seu corpo é coberto por uma pilosidade, formando uma cabeleira provisória.

É também nesse período que o bebê engole líquido amniótico (o que desenvolverá os alvéolos dos pulmões), tem suas digitais formadas, chupa os dedos e consegue mudar de posição na barriga da mãe.

No quarto mês, a mãe já consegue, por meio da ultrassonografia, saber se o bebê é menino ou menina. Para isso, converse com o médico para solicitar e fazer o exame.

Quinto mês

É no quinto mês que o feto começa a assumir um corpo mais simétrico, parecido com o de um recém-nascido. Nesse período, o bebê tem 30 centímetros e pesa cerca de 600 gramas.

Sua pele é vermelha e seu corpo parece ser fino, extremamente magro, mas é porque ainda não desenvolveu uma reserva de gordura subcutânea. Além disso, os dedos do bebê começam a tomar forma e ele já consegue ouvir sons. Dentes e unhas também se formam.

Sexto mês

No sexto mês da gestação, o bebê mede de 30 a 35 centímetros e pesa de 1000 a 1200 gramas. Nessa fase, já consegue abrir os olhos, tem rotina de sono e paladar e audição mais apurados.

Justamente por isso, consegue perceber melhor eventuais estímulos externos, tanto que responde a toques e se assusta com barulhos fortes. Ademais, o bebê começa a exercitar seus músculos, mexendo-se mais durante o dia.

Sétimo mês

O bebê atinge, aproximadamente, 40 centímetros e 1700 gramas. A cabeça cresce um pouco mais porque o cérebro está se desenvolvendo, o corpo fica mais rechonchudo, o cabelo mais abundante e a pele enrugada. A movimentação de hora em hora é marca registrada dessa fase.

Oitavo mês

No oitavo mês, o bebê tem de 45 a 47 centímetros e cerca de 2,5 quilos. Todos os órgãos e sistemas são formados/finalizados e fortalecidos, numa espécie de preparação para o parto. Nesse período, a movimentação é menor, mas é porque o bebê está maior e tem menos espaço na barriga.

Nono mês

No nono e último mês, o bebê tem, aproximadamente, 50 centímetros e pesa de 3 a 3,5 quilos. Como o útero está com espaço reduzido, o crescimento é mais lento. Além disso, o corpo da mãe já se prepara para o parto.

Gostou? Então, confira, também, o conteúdo completo sobre Exercícios Indicados Para Grávidas: Qual O Ritmo Indicado?


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário