Dançar Emagrece – Veja Todos os Benefícios da Dança para a saúde

Existem muitas pessoas que não são fãs de academia e procuram ficar longe de qualquer aparelho de musculação. Há também aquelas que não gostam de encarar modalidades de lutas ou ainda aquelas que não possuem disposição para caminhadas ou corridas. Isso é muito normal e você pode ser uma delas. Mas acredite. Tem solução: a dança!

Ao contrário das academias, dançar não é uma atividade convencional. É o oposto: é uma maneira dinâmica, divertida, prazerosa e descontraída para emagrecer.

dançar emagrece

Dança realmente emagrece?

Exercitar-se e mexer o esqueleto com a dança a ponto de eliminar os quilos através do simples ato de dançar é cientificamente possível?

A resposta é muito clara: sim!

A perda calórica que leva ao emagrecimento pode ser tentadora para muitos que buscam a dança. Contudo, embora a dança seja um dos exercícios físicos que mais auxiliam a ficar em dia com a balança, a perda de peso depende da frequência e da intensidade da atividade.

Para você ter uma ideia, veja na tabela abaixo uma média de calorias perdidas em uma hora de prática das seguintes categorias de dança:

Modalidade de dançaCalorias perdidas (kcal por hora)
Balé225
Zumba300
Samba400
Dança contemporânea400

Para quem não se firma em nenhuma modalidade e não sente prazer em atividades convencionais, dançar pode ser a melhor alternativa para emagrecer com saúde. A dança se configura como um exercício aeróbico – o que isso quer dizer?

  • O exercício aeróbico trabalha com a oxigenação dos músculos. Durante a execução de um exercício, tal como a dança, os grupos musculares de nosso corpo precisam de mais oxigênio,
  • Para fornecer mais oxigênio a estes grupos musculares, o coração acaba acelerando os batimentos cardíacos. Assim, essa necessidade é suprida com sucesso.

Obviamente que para eles serem efetivos, os exercícios aeróbicos devem ser incorporados aos seus hábitos de vida.

Todos os benefícios da dança para a saúde

A dança é tida por muitos como uma terapia.

Independentemente da idade – caso ocorram limitações físicas, basta adaptar-se e curtir a dança –, dançar é uma atividade que está disponível para proporcionar fantásticos benefícios para o corpo inteiro.

Surpreenda-se conhecendo todos os benefícios da dança para a saúde agora:

Perda de peso e tonificação do corpo

Vamos começar com o fator principal do texto – através da dança, você pode perder uma quantidade incrível de calorias e deixar o corpo definido e modelado.

Para isso, basta optar pelo estilo de dança de sua preferência e se disciplinar!

Melhora a autoestima

Não somente o bem-estar físico é afetado positivamente – uma pessoa que pratica dança (mesmo que o objetivo seja emagrecimento) alcança maior confiança, liberdade de expressão e disposição para enfrentar o dia a dia.

Ajuda na redução do estresse e da ansiedade

Ao dançar, você percebe o quanto seu corpo está tenso. A partir dos movimentos do exercício, sua musculatura relaxará gradativamente. Todo o estresse a ansiedade acumulados irão embora – como consequência você ganhará maior estímulo a concentração, terá mais calma e tranquilidade.

Combate a depressão

Dizem que a dança é uma terapia que tem a capacidade de unir o corpo, a mente e o espírito. Isso possibilita lutar contra os sentimentos negativos e doenças relacionadas a isso, como é o caso da depressão. A dança mexe com sua paz interior.

Faz com que você seja mais sociável

O mundo atual alterou significativamente o modo como lidamos uns com os outros. Isso afetou nossas relações pessoais e a maneira de fazermos amizade.

Dançar é um exercício que lhe proporcionará contato com novas pessoas. Você fará novas amizades e começará a dar ainda mais valor para esse momento de atividade.

Faz bem ao coração

Dançar aumenta a circulação sanguínea, melhorando o condicionamento aeróbico e cardiorrespiratório.

Além destas vantagens, dançar é ainda um exercício que oferece melhorias na flexibilidade, no equilíbrio, na força, na agilidade e na coordenação motora!

Ainda não está satisfeito(a)? Dançar ainda pode

  • Fortalecer a musculatura,
  • Proteger as articulações,
  • Prevenir os problemas de postura e de artrose,
  • Combater a timidez,
  • Combater as dores,
  • E garantir que se viva muito mais e melhor!

Agora que você está pronto(a) para entrar no compasso, veja abaixo quais são os melhores tipos de dança para emagrecer.

Melhores tipos de dança para emagrecer

Cada tipo de dança se caracteriza por um grau de dificuldade e intensidade distintos. Ao optar por uma modalidade de dança, não foque-se no quanto ele pode proporcionar de perda calórica, mas sim no que mais lhe agrada.

Jogue-se na pista com os melhores tipos de dança para emagrecer:

  1. Zumba: atualmente é a modalidade de dança mais popular em academias. Misturando ritmos latinos e internacionais com coreografias diversas (desde o hip hop, flamenco e dança africana), zumba visa o emagrecimento e o alívio do estresse. O dinamismo das aulas é o ponto preferido de quem pratica esta opção!
  2. Samba: nosso ritmo brasileiro também é um excelente aliado para emagrecer com saúde. O samba ajuda principalmente na definição dos braços, pernas, bumbum e quadril!
  3. Dança do ventre: conhecida por ser uma das danças mais completas que existem, esta modalidade traz todos os benefícios que você imagina. Com ela, você trabalha o corpo externa e internamente, melhorando a respiração, massageando os órgãos internos, aperfeiçoando sua concentração e vários outros pontos favoráveis.
  4. Dança contemporânea: este tipo de dança aumenta a flexibilidade, com movimentos compostos por giros e saltos. É uma boa forma de queimar calorias.
  5. Pole dance: a mistura de movimentos de ginástica, balé e da dança moderna promete uma queima calórica positiva, assim adquirir força.

Todas as outras opções de dança são válidas! Há uma variedade infinita de ritmos e coreografias prontos para serem explorados. Aproveite e emagreça se divertindo com o democrático ato de dançar.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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