Curry – Benefícios e Como Usar na Alimentação Diária

Você sabia que o curry pode trazer muitos benefícios à saúde? Confira como incluí-lo em seu cardápio diário e obter todos os nutrientes.

O curry é uma especiaria muito empregada na cozinha oriental e que, aos poucos, o Brasil tem adotado para temperar e dar mais cor e sabor aos seus alimentos. O mais interessante é que esse tempero possui diversos benefícios para a saúde, se consumido regularmente, porém, com parcimônia.

O curry nada mais é do que uma mistura de especiarias diversas, tendo como base folhas da árvore de caril, açafrão da terra, coentro, cominho, gengibre, cardamomo, cravinho, pimenta, casca de noz moscada e canela. Essa é a mistura básica do curry, que pode receber ainda outros temperos, como a pimenta caiena, a pimenta da Jamaica, o manjericão, o alecrim, o anis, o pimentão o manjericão e o feno grego.

E dependendo das misturas realizadas, que podem variar em cada localidade, a cor do tempero não será apenas a amarela, mais tradicional, como também vermelha ou verde.

curry benefícios

Quais São Os Principais Benefícios Do Curry

O curry tem diversos benefícios a oferecer à saúde de quem o consome. Em primeiro lugar, vale destacar a planta asiática denominada árvore de caril ou Murraya koenigii, que tem, em seu óleo, um poderoso anticoagulante. Além disso, essa planta atua, também, como antiespasmódico, antitrombótico, mucolítico e cicatrizante, além de ser um ótimo contribuinte na prevenção de problemas vasculares e cardíacos.

As especiarias presentes no curry auxiliam o sistema digestivo a funcionar melhor, graças às substâncias existentes no cardamomo e nas pimentas, que são fundamentais para prevenir problemas no estômago e, também, a constipação. O anis e a pimenta da Jamaica que constam no curry aliviam questões relacionadas à indigestão, à perda de apetite e às dores no estômago.

Outro ponto positivo para o curry é devido às suas propriedades termogênicas, que possibilitam uma aceleração do metabolismo, o que vai promover um maior gasto de calorias – o que ajudará na diminuição do peso e, também, das medidas. Justamente por isso, ele tem sido muito buscado para quem quer emagrecer.

O curry possui, ainda, diversas propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser um bom aliado na redução de inchaços e dores provocadas por processos inflamatórios, tanto nos músculos quanto nas articulações. A cúrcuma, muito presente na especiaria asiática, é um dos principais elementos a contribuir nesse sentido, por reduzir os sintomas das inflamações.

curry

Outro sistema a ser beneficiado é o imunológico, isso porque o tempero conta com uma boa quantidade de açafrão (ou cúrcuma), conhecido por seu poder curativo. Ele é rico em antioxidantes e também contém várias vitaminas, como A, C e B6, que são essenciais para defender o organismo contra infecções. Outro ingrediente que auxilia nesse processo é o gengibre, um ótimo anti-inflamatório e um excelente termogênico natural.

Por possuir muitas substâncias antioxidantes, o curry também ajuda a combater o envelhecimento precoce, bloqueando a ação dos radicais livres no organismo humano. Mas, por que é importante evitar que os radicais livres ajam no corpo? Porque eles são responsáveis por causar várias doenças degenerativas, como cardiopatias, problemas pulmonares, aterosclerose, diabetes, inflamações crônicas, artrite e vários tipos de câncer.

Falando em diabetes, o curry foi indicado, em estudos científicos, como um ótimo aliado na diminuição do tempo em que o amido é transformado em glicose, o que ajuda a controlar os níveis de glicemia do organismo. Isso é muito positivo para quem tem diabetes e necessita de alimentos que auxiliem a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Como usar o curry na alimentação diária

O curry é um tempero que combina muito bem em frangos e em carnes, além de pode ser utilizado no preparo de legumes e leguminosas, por exemplo, cenoura, batata e lentilha. Além disso, a especiaria pode ser aproveitada no arroz, o que vai dar uma cor toda especial aos pratos de salada, sopa ou qualquer outro alimento.

curry pratos

O segredo é saber dosar a sua quantidade, para não deixar a refeição muito carregada, o que pode, além de afetar o sabor do alimento, trazer problemas à saúde, já que o excesso do curry leva a problemas gástricos. Vendido em pó, é só salpica-lo no prato enquanto está sendo preparado.

 

Adicione o curry à pratos saudáveis e faça atividades físicas regularmente, assim você terá uma melhor qualidade de vida e prevenirá diversas doenças.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário