A cúrcuma é uma raiz de coloração amarelo vivo, que deixa os pratos bem coloridos. Pode ser usada em salgados, chás, sopas e até sucos. Ela lembra um pouco o gengibre, ambos os rizomas são da mesma família, porém a cúrcuma não possui a ardência e o sabor picante da raiz. É bastante aromática e traz um diferencial para os pratos onde é acrescentada.
Pode ter diversos nomes, entre eles: cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-Índia, açafroa e gengibre amarelo. Se destaca mais pela cor que passa para os alimentos do que pelo sabor em si. O alimento é originário da Ásia, mas é fácil de encontrar em qualquer lugar nos dias de hoje. Pode ser comprado em pó ou in natura.
É possível até mesmo plantá-lo em casa. Ao crescer dá origem à uma linda flor. Porém a parte usada na culinária é o tubérculo da planta. Pode ser utilizada como tempero e até corante em alimentos e medicamentos. Além disso, o açafrão da terra possui várias propriedades para a saúde, que são conhecidas no mundo todo. Veja os seus benefícios:
Anti-inflamatório
Tem ação anti-inflamatória e ao contrário de medicamentos com a mesma propriedade, ela não causa úlceras ou risco de hemorragias. Ela combate as inflamações no nível molecular, atuando nos vários estágios do processo inflamatório. Sua ação é comprovada por estudos e é tão eficiente quanto os fármacos, sendo melhor até mesmo que aspirina e ibuprofeno.
Alguns estudos acreditam que as inflamações podem causar algumas doenças como: câncer, artrite, colesterol alto, dor crônica e colite ulcerosa.
É um poderoso antioxidante
Devido à sua estrutura química, o rizoma combate a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo assim o envelhecimento precoce e várias outras doenças. A curcumina presente também aumenta a ação de enzimas antioxidantes naturais do organismo.
Diminui os riscos do mal de Alzheimer
A curcumina aumenta os níveis cerebrais de BNDF, que é um hormônio cerebral responsável pelo crescimento e novas ligações entre os neurotransmissores. Muitos distúrbios ocorrem pela diminuição desse hormônio, como o Alzheimer e a depressão. A cúrcuma é capaz de evitar que isso aconteça.
Ela também atua diretamente na prevenção do Alzheimer, pois aciona o gene responsável pela produção de antioxidantes no cérebro. Assim ele fica protegido da oxidação e envelhecimento, fatores responsáveis pelo surgimento de doenças neurodegenerativas.
Evita o câncer
Pesquisas na China mostraram que a curcumina, presente no rizoma, é eficaz para reverter o câncer. Quando combinado com a couve-flor ajuda a prevenir o aparecimento de câncer de próstata e diminui a doença, se já existente. Em estudos, impediu que o câncer de mama se espalhasse para os pulmões em camundongos.
Também, reduz o risco de melanoma, previne a leucemia, combate tumores gastrointestinais, de mama, de ovários e diversos outros. Em 2007, em um estudo, combinaram o uso da cúrcuma juntamente com a quimioterapia. A pesquisa mostrou que essa junção matou mais células cancerosas, aquelas que já haviam sofrido mutação, do que a quimioterapia sozinha.
Melhora o humor
A cúrcuma é tão eficiente no bem-estar que já foi notada sua efetividade até mesmo para o combate a depressão. Ela forma novas células no cérebro, melhorando e prevenindo a doença. A curcumina também libera neurotransmissores no cérebro.
Melhora os níveis do colesterol
As moléculas de curcumina se comunicam com o fígado, funcionando como mensageiras. Ela ativa a produção de proteínas receptoras de LDL ( o colesterol bom ), assim, com mais células desse tipo, o fígado aumenta sua capacidade de eliminar gordura.
Informações Nutricionais
A quantidade diária ideal para o seu consumo é de duas colheres de chá de cúrcuma ralada. Nessa quantidade encontramos:
- 16 calorias;
- 17% de manganês;
- 10% de ferro;
- 5% de vitamina B6;
- 4% de fibras;
- 3% de cobre;
- 3% de potássio.
Como Usar Cúrcuma na Culinária
Ela pode ser utilizada como corante em remédios, mostarda, laticínios, pães, massas, receitas com ovos, peixes , entre outras. Na Índia é conhecida há mais de 2.500 anos e é muito utilizada em pratos para colorir e intensificar o sabor dos temperos, sendo um dos ingredientes do curry.
Não se recomenda utilizar em excesso em doces ou alimentos muito suaves, pois irá “roubar” o sabor da comida. Combina muito com arroz, frutos do mar, peixes, legumes cozidos, molhos, carnes vermelhar e frango.
Existe um chá que é feito a partir da cúrcuma e de algum leite vegetal de sua preferência. É conhecido como golden milk, leite dourado ou leite de ouro. Este oferece muitos nutrientes ao corpo, melhora a digestão, funcionamento do fígado, traz muitos benefícios para pessoas que sofrem com problemas nas articulações, como artrite reumática e osteoartrite, é excelente também para problemas de pele e age como analgésico.
A receita do Leite de Ouro também leva pimenta preta, que ajuda a absorver os nutrientes da cúrcuma. A pimenta-do-reino aumenta em 2000% a biodisponibilidade do princípio ativo da raiz, a curcumina. Veja como fazer o famoso chá!
Receita Leite de Ouro
- 500ml de leite vegetal da sua preferência (coco, amêndoas, castanha, arroz, etc…);
- 4 cm de cúrcuma fresca ou 1 colher de chá de cúrcuma em pó;
- 2 cm de gengibre fresco ou 1 colher de chá bem rasa de gengibre em pó;
- Uma pitada de pimenta preta moída na hora;
- 2 paus de canela;
- 1 colher chá de mel ( ou agave ou maple syrup para os veganos).
Numa leiteira ou panela pequena, aqueça em fogo médio o leite vegetal, a cúrcuma, o gengibre ralado, a pimenta moída e os paus de canela. Mexa de vez em quando e desligue assim que levantar fervura. Acrescente o mel, agave ou o maple syrup e mexa. Coe o líquido e beba ainda quente.
Uso Externo
Ela pode ser usada para combater inflamações e também acelerar a cicatrização. Seu uso é feito há mais de 5 mil anos no Ayurveda. Os benefícios para a pele são comprovados através de estudos. Tem ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, cicatrizante, antisséptica e antialergênica. Para usufruir dos benefícios você poderá seguir alguma das receitas abaixo:
Anti-inflamatório / psoríase
- 1 colher de gel de babosa ( aloe vera);
- 1 colher de sopa de cúrcuma em pó.
Misture ambos os ingredientes e passe nas inflamações cutânea. É excelente também para tratar os sintomas da psoríase e queimaduras.
Máscara para o rosto
- Água;
- 1 colher de sopa de cúrcuma.
Misture água na cúrcuma aos poucos, até formar uma pasta e aplique em todo o rosto limpo, deixando agir por 15 minutos ou até secar. Depois enxágue com água morna. Melhora as estrias e cicatrizes, acne, rugas, linhas de expressão e olheiras. Também deixa a pele macia e brilhante. Porém tome cuidado, pois a máscara pode deixar a pele amarelada. Procure fazer ao dormir ou quando for ficar em casa, jamais antes de sair.
A cúrcuma é um poderoso alimento que é bem fácil de ser consumido, já que é possível usá-la como tempero em praticamente qualquer prato salgado e em alguns doces. Vale a pena inseri-la em sua alimentação, os benefícios, como visto, são inúmeros!
Resumo sobre a cúrcuma
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.