Cuidados na hora de tomar chá – Consumo e Dicas importantes

O consumo de chás tem sido cada vez mais buscado não só como forma de relaxamento e bem-estar, mas também para emagrecer, principalmente por conta das propriedades diuréticas que ajudam a limpar o corpo e a eliminar as toxinas nocivas.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados, já que essas receitas milagrosas também podem provocar diversos males à saúde, caso não haja um controle a respeito da ingestão.

Problemas causados pelo consumo indiscriminado de chás

chas para emagrecer

Uma primeira recomendação é nunca trocar a água pelo chá, ou seja, ambos devem ser consumidos ao longo do dia, em especial a água. Se os chás possuem propriedades terapêuticas, o consumo em excesso pode levar à sobrecarga dos rins e variação na pressão arterial.

Outro problema que pode acontecer é quanto à interação das substâncias contidas nos chás com outros medicamentos que, por ventura, a pessoa esteja tomando. Especialistas afirmam que a metabolização dos chás tem os mesmos mecanismos renais e hepáticos que os remédios, o que pode aumentar ou mesmo reduzir o efeito de algum medicamento.

Pessoas que possuem alguns tipos de doenças também devem tomar cuidado com os chás. Em especial, nos casos de insuficiência renal, cardíaca, problemas intestinais (como doença de Crohn) e algumas alergias específicas.

Grávidas que, em geral, sentem enjoo nos primeiros três meses de gestação e poderiam recorrer ao consumo de chás devem focar apenas no de gengibre, que é o único que possui testes comprovados, indicando a segurança de seu uso.

Outra dica é específica para quem está atrás de receitas e chás para emagrecer. De fato, algumas plantas reúnem elementos que auxiliam na perda de peso, como o gengibre, que é um termogênico e acelera o metabolismo. Tem, ainda, a cavalinha, que contribui para uma maior eliminação de líquidos. Já outras têm efeito laxativo, o que ajuda a reequilibrar o organismo.

[CONFIRA TAMBÉM: COMO FUNCIONAM OS TERMOGÊNICOS?]

No entanto, o seu uso irracional é condenado pelos médicos e nutricionistas, pois pode causar fissuras no sistema renal, dificultando a filtragem dos líquidos pelos rins, e trazer inúmeros problemas ao indivíduo.

Dicas para tomar chás de forma saudável

chá de aipo

A primeira orientação para quem quer usar os chás para ter uma ida mais saudável é não exagerar na quantidade. É indicado o consumo de apenas um copo diário do chá em questão. Caso contrário, a bebida poderá desregular o intestino e gerar diarreia, vômito ou desidratação.

Outro cuidado é prestar a atenção nos chás que possuem cafeína, como é o caso do chá preto e do chá verde – uma sugestão é evitar a ingestão deles antes de dormir.

Outra dica que pode favorecer o consumo saudável de chás é por meio dos gelados, em especial no verão, pois são refrescantes e saudáveis, ao mesmo tempo. Porém, o ideal é que você faça na sua própria casa e evite comprar produtos industrializados, que, em geral, são ricos em açúcares e possuem grandes quantidades de sódio.

Falando em açúcar, não adoce os chás, nem mesmo com adoçantes. A bebida deve ser ingerida pura, afinal, o açúcar atrapalha o processo de emagrecimento.

Como preparar chá da maneira correta

Aqui vão algumas dicas para que você prepare os chás do jeito certo, potencializando seus efeitos, sem prejudicar a saúde. Veja, abaixo:

  • Coloque a água para ferver em uma panela de aço inox, em fogo alto. Apague o fogo quando as primeiras bolinhas de ar começarem a emergir;
  • Acrescente folhas, flores ou raízes da planta medicinal escolhida. Tape o recipiente e deixe descansar por, aproximadamente, cinco minutos. Após esse tempo, coe o chá, para que ele não fique amargo, e não adoce;
  • Consuma o chá assim que o preparo estiver finalizado, ainda morno. No caso dos gelados, você pode adicionar gelo e beber na hora ou então armazená-lo na geladeira, porém, ele deverá ser consumido em, no máximo, 24 horas;
  • Prefira as garrafas de vidro, térmicas ou mesmo em aço inox, caso for armazenar. Não use recipientes de plástico ou de alumínio.

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