Cuidados com os olhos no verão – Principais doenças e cuidados

O sol pode prejudicar consideravelmente a vista. Confira aqui os principais cuidados precisos a ter com os olhos no verão, as principais doenças e como tratá-las ou preveni-las.

Os cuidados com os olhos no verão devem ser redobrados, pois a época mais quente do ano pode facilitar o desenvolvimento de diversos problemas na visão. O calor faz com que as bactérias multipliquem-se com mais facilidade, aumentando as chances de doenças infecciosas.

Além disso, o sal do mar, a areia da praia e a água da piscina usada por muitas pessoas também podem causar problemas. Além de tudo isso, ainda há o sol e os seus raios ultravioletas, que podem ser muito prejudiciais para a saúde dos olhos.

Quer saber quais os problemas mais comuns nessa época do ano e como evitá-los? Veja só:

Problemas que podem acontecer com os olhos no verão

Os problemas citados, a seguir, podem acontecer em qualquer época do ano. Porém, no verão, as chances são muito maiores pelos fatores já abordados neste post.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma doença infecciosa, que pode ser transmitida de pessoa para pessoa, e seus surtos acabam sendo mais comuns no verão.

Além do calor facilitar a proliferação das bactérias, que podem ser uma das causadoras da doença, essa época do ano é mais propícia para a aglomeração de pessoas, seja na praia, no clube ou em outros ambientes públicos ao ar livre — o que facilita a propagação da conjuntivite viral.

Ainda, o sal ou os grãozinhos de areia da praia podem entrar nos olhos e, sem perceber, a pessoa pode coçar e acabar irritando a superfície do globo ocular.

conjuntivite

Catarata

Apesar de ser uma doença mais comum em pessoas mais velhas, a exposição excessiva ao sol pode acabar causando catarata precoce. Não há muitos sintomas de imediato, mas, ao longo do tempo,o problema pode causar fotofobia, visão embaçada, entre outros problemas.

Ceratite

A ceratite é a inflamação da córnea, e pode ser causada pela exposição ao sol, por água contaminada ou pelo uso de lentes de contato.

como cuidar dos olhos

Exposição aos raios ultravioleta

Os raios ultravioleta podem fazer muito mal para a pele e para os olhos. Eles podem ser os responsáveis pelo câncer de pele nas pálpebras, pela degeneração da retina e por danificar o cristalino dos olhos — o que pode acabar causando doenças.

Cuidados com os olhos no verão para evitar problemas

Os olhos são muito sensíveis e devem ser sempre muito bem cuidados. No verão, é preciso ter ainda mais atenção e redobrar os cuidados com os olhos.

Use óculos escuros de qualidade

Os óculos escuros não servem apenas para lhe deixar mais bonito nas selfies. Eles são imprescindíveis para evitar a exposição excessiva aos raios ultravioleta. Porém, é preciso investir em óculos de qualidade, que realmente vá proteger seus olhos.

Os mais baratinhos e sem proteção, além de não ajudarem em nada, podem acabar prejudicando ainda mais os olhos.

Tenha sempre um colírio em mãos

Quando for ao dermatologista, peça para que ele lhe indique um colírio que possa ser usado no dia a dia. Tenha-o sempre em mãos quando for sair de casa, para pingar nos olhos caso entre um cisco, um grão de areia ou qualquer outra coisa. Nunca coce os olhos, pois isso pode causar irritações e até machucados.

como colocar colírio

Não entre no mar ou em piscinas com lente de contato

Entrar na água com lentes de contato pode acabar contaminando-as, e isso pode causar muito problemas aos olhos. A lente facilita a proliferação de bactérias, além de aumentar as chances de irritar os olhos por causa do sal, do cloro e outros componentes.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário