Cuidados necessários com as lentes de contato

Você sabia que é muito importante estar atento aos cuidados que devem ser tomados com as lentes de contato? Confira dicas de como evitar danos aos olhos!

As lentes de contato são uma ferramenta importante para corrigir problemas de visão, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e vista cansada. E para que os olhos utilizem todo o seu potencial, é fundamental que elas sejam usadas corretamente e estejam sempre limpas – afinal de contas, as lentes sofrem com a interferência de diversos fatores, desde os fisiológicos, como a lágrima, até os ambientais, como a poluição.

Pensando no quanto é importante saber como manter a higiene das lentes de contato, o Quero Viver Bem, elaborou uma lista com as principais dicas de limpeza e manutenção das lentes para você ficar em dia com a saúde dos seus olhos. Confira!

lente de contato

Dicas para manter as lentes de contato sempre limpas

Confira, a seguir, as principais sugestões para você manter a higiene das suas lentes de contato. Agora, se quer saber mais sobre lentes de contato, leia o conteúdo completo sobre o assunto, aqui no Quero Viver Bem. 

Mantenha o estojo sempre limpo

A primeira dica é com relação aos estojos que as guardam. Sim, eles também precisam receber atenção especial. Hoje em dia, há modelos diversos, muitos são divertidos, coloridos, com personagens, florzinhas e bichinhos, o que dá vontade de comprar e conservar por muito tempo.

Ledo engano! Os estojos devem ser trocados a cada três meses, para evitar que alguma bactéria ou determinado fungo se prolifere ali. Além disso, é fundamental lavar o estojo todos os dias, com água e sabão neutro, sem a presença das lentes de contato, claro.

O estojo mais indicado é o de cor branca, pois ele permite que a sujeira seja vista mais facilmente.

Atente-se aos produtos indicados para a limpeza das lentes

Para limpar as lentes de contato é necessário saber da existência de três produtos mais eficazes para esse serviço: os limpadores surfactantes são como detergentes e agem na retirada da gordura e da oleosidade das lentes; já os limpadores enzimáticos são mais indicados para lentes de troca anual; por fim, as soluções multiação, conhecidas como soluções de limpeza, são propícias para a higienização e para o enxague das lentes.

Muito utilizado no passado, o soro fisiológico deve ser evitado, pois não consegue remover todas as gorduras e proteínas presentes nas lentes de contato.

Tenha cuidado ao retirar as lentes do estojo

Uma das coisas que mais riscam as lentes de contato é durante o processo de retirada delas do estojo. Dessa forma, é importante que você tome cuidado e faça o manuseio de forma suave, evitando ao máximo pressionar demais a lente contra a parede do estojo, principalmente com a unha.

Não coloque saliva nas lentes

Não limpe, em hipótese alguma, as suas lentes com saliva. Pode parecer estranho, mas o ato de umedecer as lentes com saliva é muito comum. O problema é que isso pode danificar as lentes e irritar os olhos – sem falar em possíveis danos maiores, já que a sua saliva pode carregar bactérias que irão diretamente para a córnea.

Ou seja, além de anti-higiênico, usar a saliva nas lentes é extremamente prejudicial à sua visão.

Fique atento às sujeiras

Você também deve ter muita atenção às sujeiras. Sob qualquer sinal que indique um intruso, você deverá remover a lente e descartá-la. Não adianta querer retirar a sujeira, pois isso poderá danificar a lente e prejudicar os seus olhos.

Lembre-se: sem limpeza, riscos são grandes

como colocar colírio

Para que não ocorra nenhum incômodo na sua visão, as lentes de contato devem sempre estar limpas e conservadas. Caso contrário, há uma série de riscos para a própria lente, que pode até mesmo rasgar sozinha – o que provoca um desconforto enorme, além de propiciar o acúmulo de bactérias na região.

Atente-se ao prazo de validade

O prazo de validade é um item fundamental quando o assunto é lente de contato. Nunca deixe de levar em conta o prazo de validade, não apenas das lentes, mas também das soluções de limpeza. A data é definida pelo fabricante e indica o tempo de vida útil de cada produto.

Como exemplo, podemos citar os alimentos: você comeria alguma comida que tenha expirado o prazo de validade? Não, né? Ou seja, ultrapassar o prazo de validade leva o indivíduo a usar lente de contato ou mesmo soluções de limpeza que não oferecem mais aquilo que está descrito no produto. E isso pode provocar uma série de danos aos seus olhos, afinal, algo vencido pode estar mais suscetível a micro-organismos que fazem mal à saúde.

[CONFIRA TAMBÉM: TIPOS DE LENTES DE CONTATO]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário