Cuidados Ao Guardar Os Alimentos Na Geladeira!

Ao fazer compras de alimentos, é importante observar algumas características, como data de validade, aspecto, cor, odor, entre outros, a fim de garantir a aquisição de produtos frescos e bons para o consumo. No entanto, muitas pessoas esquecem de ter cuidados também na hora de armazenar, principalmente os alimentos perecíveis, aqueles que estragam mais rápido.

Quer saber como guardar corretamente os alimentos e organizar a sua geladeira? Confira!

Frutas, verduras e legumes

Cuidados Ao Guardar Os Alimentos Na Geladeira!

As frutas devem ser higienizadas e armazenadas fora da geladeira, em local fresco. Elas só irão para a geladeira caso já tenham sido cortadas – aí deve-se guardar a fruta em pote fechado ou embrulhar com papel filme.

As verduras e os legumes, após higienização, devem ir para a geladeira na parte inferior, onde, normalmente, há uma gaveta específica para eles. A única exceção, nesse caso, é para a batata e cebola, que devem ser guardadas fora da geladeira, para que não percam suas características sensoriais.

Para higienizar frutas, verduras e legumes, basta colocá-los de molho em água com hipoclorito (1 colher de sopa de hipoclorito para 1 litro de água), por 15 minutos, enxaguá-los com água corrente e secá-los bem.

Esses alimentos duram cerca de 4 dias, se bem armazenados. Após esse tempo, começam a perder um pouco dos nutrientes, principalmente as vitaminas. Por isso, evite comprar uma quantidade muito grande, para diminuir o desperdício e garantir um alimento sempre fresco e nutritivo.

Ovos

Apesar de existir um compartimento para ovos na porta da geladeira, esses devem ser armazenados nas prateleiras superiores. Na porta é onde a temperatura varia mais, sendo o local que menos conserva os alimentos. Por esse motivo, ovos e alimentos mais “sensíveis” devem ser guardados na parte de cima, pois é onde o frio concentra-se, evitando a proliferação de microrganismos.

Os ovos devem ser lavados apenas quando forem consumidos, isso porque sua casca é porosa, fazendo com que a água penetre no ovo, facilitando a contaminação. Para limpá-los, passe um pano seco limpo ou papel toalha e lave com água apenas quando for utilizá-los.

Leite e derivados

Assim como os ovos, leite, queijos e iogurtes devem ser guardados nas prateleiras de cima, que são mais frias e conservam melhor os alimentos. Ao abrir as embalagens, fique de olho na validade: esse tipo de alimento tende a durar menos, quando aberto.

Carnes

As carnes vermelhas, o frango e o peixe que não forem congelados devem ficar na geladeira em uma prateleira separada, porque são alimentos crus e podem contaminar os demais. Após descongelados, devem ser utilizados em até 3 dias, não podendo serem congelados novamente.

Bebidas

Bebidas, como sucos, refrigerantes, água, cerveja, entre outras, podem ficar na porta da geladeira, exceto as lácteas.

Alimentos prontos

Sobrou comida do almoço? Tire da panela, transfira para um pote com tampa e guarde na geladeira nas prateleiras do meio, longe de alimentos crus, para não ocorrer contaminação cruzada.

Se o pote for de plástico, ele não poderá ir ao micro-ondas, já que o plástico solta uma substância no alimento, chamada bisfenol, que, se consumida em excesso, é altamente cancerígena. Portanto, opte por potes de vidro ou, ao aquecer a comida, transfira a um prato.

Alimentos já preparados duram cerca de 5 dias dentro da geladeira.

Enlatados

Após abertos, os alimentos enlatados devem ser transferidos para outro recipiente, a fim de evitar que a lata oxide. O líquido das conservas deve ser mantido, garantindo a conservação do alimento – exemplo: milho, ervilha, molho de tomate, etc.

Outras dicas importantes

  • Mantenha sua geladeira sempre limpa: de nada adianta ter o trabalho de lavar e secar os alimentos se a geladeira estiver suja, não é? Procure sempre passar um pano por dentro e por fora, e, pelo menos uma vez por mês, fazer uma limpeza mais caprichada;
  • Coloque uma etiqueta na nova embalagem, com a data em que os alimentos foram abertos e a validade, sempre que os retirar da embalagem original;
  • Não deixe a geladeira muito cheia, pois, dessa forma, o ar frio não conseguirá circular corretamente, prejudicando a temperatura e, consequentemente, a conservação dos alimentos;
  • Evite abrir a geladeira com muita frequência, para que a temperatura não sofra oscilações;

Alimentos que não precisam de refrigeração: farinhas, pães, café, arroz, feijão, latas fechadas, bolachas e biscoitos, temperos secos, açúcar, sal, entre outros. Na dúvida, leia o rótulo!

Armazenar os alimentos é tão importante quanto adquiri-los: precisa de cuidado e atenção. É importante ficarmos de olho na hora de comprar e guardar, garantindo, assim, um alimento sempre fresco, saboroso e nutritivo!


Referências:

O perigo dos recipientes de plástico. Disponível em: <https://drjulianopimentel.com.br/artigos/perigo-recipientes-de-plastico/> Acessado em 01 de outubro de 2018.

Especialistas ensinam a conservar os alimentos e evitar desperdício. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/07/especialistas-ensinam-conservar-os-alimentos-e-evitar-desperdicio.html> Acessado em 01 de outubro de 2018.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário