CrossFut – O que é? Benefícios e Como praticar?

Não, não é CrossFit, é CrossFut! Nunca ouviu falar? Esse modalidade de treino, que mescla o funcional do Crossfit com os movimentos do futebol, é a nova sensação de exercícios voltados para definir as pernas, tornear as coxas e conferir mais resistência física na hora de se exercitar.

O futebol é o esporte mais famoso no Brasil há várias décadas. Embora o CrossFit tenha ganhado reconhecimento recentemente, já existem muitos adeptos que escolheram essa atividade para ganha força e condicionamento físico.

Foi justamente por isso que a junção do futebol e do CrossFit foi criada, o objetivo é treinar sem impacto, para ganhar mais massa magra, definição corporal e força.

Benefícios do CrossFut

CrossFut

Existe uma boa parcela da população que não se vê praticando nenhum tipo de exercício físico em academias, mas gosta de jogar futebol.

Como o objetivo é testar os limites do corpo, o CrossFut mistura a atividade física e os movimentos do futebol de uma maneira mais intensa, incluindo: ginástica, atletismo e levantamento de peso.

Por esse treino funcional de força, os praticantes conseguem atingir grandes benefícios como:

  • Aumento do condicionamento físico e da força;
  • Ganho de massa muscular;
  • Definição do corpo;
  • Perda de peso;
  • Atividade sem muito impacto;
  • Melhora na performance do futebol, sendo indicado especialmente por quem costuma praticar o esporte;
  • Gasto de muitas calorias por aula – estima-se cerca de 1.200;
  • Movimentos mais dinâmicos que academias com aparelhos, por isso, motiva mais.

Apesar de a modalidade atrair diversos perfis de pessoas, segundo uma reportagem realizada na TV, as maiores adeptas são as mulheres, isso ocorre porque cada aula exige muito esforço e garante perde de cerca de 1200 calorias – fator que favorece o emagrecimento.

O CroosFut é um formato mais alegre de realizar atividade física; não é monótono, pois permite maior socialização. Além disso, é possível aprender alguns movimentos importantes usados no futebol.

[CONFIRA TAMBÉM: BENEFÍCIOS DE PRATICAR FUTEBOL]

Como praticar o CrossFut?

Essa modalidade surgiu de um pequeno grupo de amigos que se sentia muito cansado após jogar uma partida de futebol. Eles estavam fora de forma e não conseguiam realizar todos os movimentos com sucesso.

Para melhorar a performance em campo, o treinador Eduardo Vela resolveu reunir os exercícios funcionais, a força e a coordenação motora em um único exercício, para que os praticantes tivessem mais possibilidades de melhorar as habilidades no esporte.

Os treinos sempre acontecem ao ar livre, geralmente em parques ou campos de futebol. É fundamental quebrar a rotina de lugares fechados, já que o ar livre ajuda muito a manter a respirar melhor.

No geral, as turmas são compostas por 8 pessoas e as aulas têm duração de 40 minutos, sem nenhuma interrupção, ou seja, são bem intensas. É justamente por isso que se gastam muitas calorias, pois o objetivo do exercício é trabalhar o corpo todo, tanto o aeróbico como técnico.

Qualquer pessoa pode praticar, basta ter bastante força de vontade e condições de saúde para aguentar as aulas explosivas.

Veja quais são os exercícios mais realizados no CrossFut:

CrossFut

1- Aquecimento cardiovascular

Antes de jogar, todos os praticantes de futebol sempre se aquecem, e o esquema no CrossFut é bem semelhante. As pessoas devem trotar ao redor do campo.

Depois, o treinador coloca os cones para fazer a corrida em zigue-zague, com chutes ao gol. Além de aquecer, essa parte inicial treina os movimentos.

2- Corrida com chute de altinha

Correr em zigue-zague de traz para frente e chutar a bola com o peito do pé.

3- Subida de escadas

Repetir o processo quantas vezes o treinador solicitar – no geral, são 3 vezes, snedo que algumas subidas podem acrescentar o agachamento e a elevação das pernas. Esse exercício é funcional.

4- Abdominais

Deitar e estender os pés e os braços, depois, elevar o tronco e abraçar os joelhos, repetindo o processo por 20 vezes.

5- Pulo de corda

Sempre com os pés juntos, dar pulos duplos, por 40 segundos.

6- Elevação do Joelho

Como se estivesse correndo no lugar, sempre elevando bastante o joelho rapidamente, repetir o procedimento por 40 segundos.

Em suma, o CrossFut nada mais do que um circuito que mistura os exercícios aeróbicos – corridas, saltos funcionais, agachamentos, abominais, subidas de escadas – com a pratica de movimentos específicos do futebol.

É possível fazer essa aula em academias, mas também em circuitos em casa, sem nenhuma pausa para descanso, durante 40 minutos. No final de cada aula, é natural que o praticante esteja exausto, no entanto, terá eliminado de 800 a 1.200 calorias.


Referências utilizadas neste conteúdo:

Programa Bem Estar- Globo Play. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6247481/>.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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