Creatina monohidratada – O que é? Para que serve e Quais os benefícios

Você sabe o que é a creatina monohidratada e quais os benefícios? Confira, aqui no Quero Viver Bem, as informações completas!

A suplementação com creatina monohidratada é muito utilizada entre os praticantes de musculação e fisiculturismo que desejam ganhar massa muscular. Já foram realizadas inúmeras pesquisas com essa suplementação, sendo que a maioria confirmou sua eficácia no crescimento muscular.

Entre os especialistas, a suplementação é apontada como um recurso não só para os atletas, mas também para pessoas que necessitam aumentar sua energia para os treinos, com o objetivo de melhorar a composição corporal.

No entanto, é importante salientar que o organismo de cada indivíduo reage de uma forma mediante o uso dos suplementos. Alguns, podem sentir efeitos colaterais, por isso, para ter segurança, é essencial contar com a orientação de um especialista.

Creatina

 

O que é creatina monohidratada?

Esse é um composto derivado de aminoácidos formados no fígado, pâncreas e rins e pode ser obtido pelo consumo de alimentos, pela síntese do corpo e pela suplementação.

Foi nos aos 90 que a suplementação da creatina monohidratada foi instituída no Brasil. Foram os atletas de olimpíadas que declaravam o seu uso para melhorar o desempenho nos esportes, pois o uso diário é capaz de garantir energia para os treinos e também o crescimento da massa muscular.

Essa substância está presente naturalmente no corpo humano, mais precisamente nos músculos esqueléticos. O suplemento é fabricado com técnicas avançadas da tecnologia. Como resultado, o pó não tem um sabor forte e pode ser tomado diluído em água para ajudar a potencializar os seus benefícios.

Para que serve a creatina monohidratada?

O aumento de creatina nas reservas musculares, induzido pela suplementação, pode aumentar a disponibilidade de PCr (creatina-fosfato) e, conseqüentemente, acelerar a taxa ressíntese de ATP (energia) durante  os exercícios, favorecendo o desempenho físico.

Carne, peixes, frango, ovos e fontes de colágeno são alguns dos alimentos que fornecem a creatina monohidratada. No entanto, essa é digerida pelo organismo de uma forma mais vagarosa do que quando o indivíduo toma o suplemento.

Além disso, existem pesquisas que atestam que boa quantidade desse composto pode ser destruída quando os alimentos são cozidos.

Já é comprovado que a creatina monohidratada desempenha efeitos positivos para o aumento de força, desenvolvimento dos músculos, potência, energia e ganho de massa muscular.

Os atletas ganham mais disposição para os treinos, sobretudo, aqueles que envolvem contrações intensas e força, como é caso de corridas, musculação e ciclismo.

Benefícios da creatina monohidratada

 

Creatina

É incontestável que essa é a suplementação mais usada entre os atletas e praticantes de musculação. Não se trata somente de fornecer energia, mas também de estimular a produção de testosterona. Ela é grande aliada na saúde dos ossos e, ainda, controla a glicose no sangue.

Outras vantagens no uso são:

  • Aumento da massa magra;
  • Melhora contrações musculares;
  • Possibilita o aumento da intensidade dos treinos;
  • Acelera o metabolismo;
  • Acelera a recuperação;
  • Reduz inflamações pós-treino;
  • É altamente anabólica;
  • Melhora as funções cerebrais;
  • Estimula o IGF-1, hormônio produzido pelo fígado, importante para o efeito anabólico.

O uso da suplementação também demonstrou benefícios para fortalecer a saúde do coração.

Quem pode usar a creatina monohidratada?

Geralmente, ela é utilizada por atletas e indivíduos ativos, ou seja, praticantes de atividade física, como corrida, natação, ciclismo e musculação, devido ao seu efeito ergogênico sobre a massa muscular e ao desempenho físico anaeróbico.

No entanto, o suplemento também tem sido usado por veganos, uma vez que muitos alimentos que contêm essa substância não são ingeridos por eles.

Já existem estudos que comprovam que o emprego da creatina na dieta também é uma realidade entre os idosos, pois a suplementação pode ajudar a reduzir a perda de massa muscular e promover outros benefícios, como: menor índice de quedas, aumento da capacidade funcional e ganho na qualidade de vida.

 

 

Creatina

Contraindicações da creatina monohidratada

Embora a suplementação tenha se mostrado muito positiva, é necessário que seja feita com parcimônia, e o ideal é que o indivíduo busque orientação médica.

Pessoas com as seguintes condições de saúde só devem usar o suplemento com acompanhamento de um especialista:

  • Portadores de problemas no coração;
  • Pessoas com problemas funcionais nos rins;
  • Indivíduos com problemas hepáticos;
  • Gestantes.

Não existe um consenso de que a creatina monohidratada faça mal aos rins. Algumas literaturas trazem que sim, outros especialistas dizem que não. Portanto, é recomendado consumir somente a quantidade indicada pelo médico.

Como usar a creatina monohidratada?

Sempre existe aquela dúvida se é melhor tomar a creatina monohidratada antes ou depois do treino. Todavia, existem 3 formas de uso:

  1. Antes do treino – confere mais energia, portanto, melhora a potência dos exercícios e dá mais força para os músculos;
  2. Depois dos treinos – é uma das formas mais usadas pelos atletas, pois o pico de insulina pode otimizar a absorção da creatina;
  3. Qualquer hora – por não haver nenhuma evidência cientifica à respeito do melhor horário, alguns atletas não se preocupam com isso e ingerem em qualquer horário do dia.

Em suma, ainda não existem estudos conclusivos sobre o melhor horário de ingerir o suplemento. O que se sabe é que a quantidade diária indicada é de 2 a 5 g diluídas em água, dependendo do objetivo, idade, estado de saúde do paciente, entre outros fatores.

O melhor caminho para uma suplementação segura é buscar a orientação de um nutricionista esportivo.


Referências utilizadas neste conteúdo:

http://www.scielo.br/pdf/rbcf/v42n2/a08v42n2.pdf


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário