Cravo – Propriedades, Benefícios e Modo de Usar

O cravo, também conhecido como cravo-da-Índia, é uma especiaria que tem ação medicinal, muito útil no combate aos gases e às infecções, além da promoção de alívio a dores e auxílio no emagrecimento. Seu nome científico é Caryophyllus aromaticus L e trata-se de um tempero muito fácil de ser adquirido em supermercados e feiras-livres.

Além de contar com propriedades nutricionais, o cravo possui diversos nutrientes altamente positivos para a saúde. Por exemplo, podemos citar as vitaminas A e E, betacaroteno, etc. A especiaria é muito usada na forma natural, para dar outro sabor aos alimentos ou para ser incrementada à indústria da beleza, que seleciona algumas de suas propriedades na produção de cremes e óleos.

cravo-da-Índia

Modos de usar o cravo no dia a dia

O cravo-da-Índia pode ser utilizado de várias maneiras, sendo a mais comum como tempero ou mesmo para finalizar algumas receitas. Apesar de, no Brasil, o cravo ser mais aproveitado para dar um toque especial a doces e sobremesas, em várias partes do mundo, ele é usado para temperar carnes, proporcionando um sabor todo diferenciado ao prato.

O chá feito a partir do cravo é um tipo de bebida muito procurado para quem quer perder peso. Em geral, é recomendado que ele seja feito pela manhã e consumido durante o dia, em especial, antes das principais refeições.

[CONFIRA TAMBÉM: DIETA PARA EMAGRECER]

O cravo também pode ser encontrado na forma de pó, para ser misturado ao mel, sendo que a sua ingestão auxilia pessoas que estejam sofrendo com náuseas. O pó pode servir para aliviar as dores da enxaqueca, bastando colocar a especiaria em uma solução de água com sal e beber.

Ainda, ele pode ser encontrado na forma de óleo, que é encontrado na extração das flores secas e em pó. O óleo é usado para massagear regiões doloridas do corpo e aliviar dores de dente e ouvido.

Benefícios do consumo do cravo

cravo planta

O cravo oferece inúmeros benefícios para quem o consome regularmente. Suas diversas propriedades nutricionais fazem com que seja bastante saudável, especialmente para as pessoas que desejam emagrecer. Isso porque o cravo elimina os gases que acabam deixando a barriga inchada. Mas, é claro que para que essa especiaria faz ainda mais efeito para quem quer perder peso, sendo necessário que a dieta esteja baseada em uma alimentação com pouca gordura – caso contrário, de nada adiantará.

Melhora a digestão

O cravo também é responsável por uma melhora na digestão, ao mesmo tempo que controla a ocorrência da diarreia. Isso ocorre porque ele ativa enzimas que ajudam o estômago e o intestino. Também, pode ser usado para combater a flatulência, em especial com o chá, que deve ser ingerido depois de uma refeição que contenha, por exemplo, feijão preto, brócolis ou couve-flor.

Essa especiaria também conta com ação antisséptica e, por isso, combate infecções causadas por bactérias, como estreptococos e estafilococos. O cravo também tem ação antifúngica, sendo um inimigo desses organismos que podem ameaçar o corpo humano. Ele também é rico em antioxidantes, responsáveis por eliminar os radicais livres que fazem mal ao organismo, pois levam ao envelhecimento precoce e podem causar vários tipos de câncer.

Ajuda na cicatrização

cravo especiaria

O óleo de cravo, quando aplicado diretamente na pele, pode contribuir para uma melhor cicatrização – também vale se for um produto fitoterápico, feito à base de cravo. Ele diminui inflamações e irritações na pele.

Trata-se de uma opção, recomendada por especialistas, para o tratamento de fissuras anais, por exemplo. O óleo de cravo-da-Índia auxilia no relaxamento da musculatura do corpo, sendo muito aproveitado em massagens. Seu aroma peculiar auxilia no combate à fadiga e à melancolia, proporcionando maior disposição para as tarefas diárias.

Alivia problemas respiratórios

O chá de cravo pode ser um bom remédio para quem está com muita tosse. Ele ajuda, inclusive, a soltar o catarro, devido à sua ação expectorante e antisséptica. A especiaria também pode aliviar sintomas de pessoas com alergias diversas, já que conta com ação anti-histamínica. Sendo assim, pode, por exemplo, reduzir as crises de asma. Há, ainda, cremes à base de cravo, que podem ajudar a melhorar o aspecto da pele.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário