7 Benefícios do Cravo-da-Índia – Para que serve? Emagrece?

O cravo-da-índia (Caryophyllus aromaticus L) é uma especiaria com alto valor nutricional e vários benefícios para a saúde, afinal, a tabela nutricional do condimento apresenta altas concentrações de vitaminas A, E e beta-caroteno, além de ser um poderoso antioxidante e ajudar no emagrecimento.

A forma mais comum de consumir o cravo-da-Índia é no chá ou como tempero em pratos doces e salgados. O condimento pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais, por um preço médio de R$4,00 a R$20,00, em embalagens de 30g a 50g.

cravo da índia benefícios

7 Benefícios do Cravo-da-Índia

Abaixo, seguem quais são as propriedades dessa especiaria:

1 – Emagrecedor

A tradição popular diz que mascar cravo ajuda a emagrecer – e é verdade. Isso acontece porque as propriedades do condimento ajudam a aliviar a quantidade de gases intestinais, minimizando o inchaço da barriga.

No entanto, quem está a procura de perder peso não conquistará resultados satisfatórios somente por incluir o cravo-da-Índia no cardápio. Para que funcione, é preciso aliar o consumo do alimento a uma dieta hipocalórica.

2 – Antioxidante

Estudos realizados na Universidad Miguel Hernándes mostram que o cravo-da-Índia é um dos antioxidantes mais poderosos da medicina natural. Na prática, isso quer dizer que o consumo regular da especiaria é eficaz na prevenção do câncer e manutenção de pele, cabelo e unhas fortes e saudáveis por mais tempo.

3 – Antibactericida e antimicrobiano

Conforme demonstram estudos da Unicamp¹, tanto o óleo de cravo-da-índia como o chá são capazes de tratar inflamações e infecções bacterianas, causadas pela Escherichia Coli ( motivadora da infecção urinária) e Samonella Tryphimurium (geradora de infecções digestivas).

4 – Anestésico e analgésico natural

No livro sobre os usos odontológicos do cravo-da-índia², publicado por Rogério Cavalcante, evidencia-se que a maior parte do condimento (entre 70% a 98%) é composta de eugenol – um antisséptico natural, que ajuda na higienização dos dentes e no alívio de dores menstruais, de cabeça e inflamações na garganta.

A versão em óleo essencial, por sua vez, funciona como um anestésico natural, ajudando na higienização de machucados, amenizando a dor e acelerando o processo de cura.

5 – Afrodisíaco

Pesquisas publicadas na Revista Virtual de Química³ ressaltam o efeito afrodisíaco como um dos mais evidentes no  consumo de cravo-da-Índia. Sabe-se que o forte aroma da especiaria ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que causa aumento de libido e ajuda no tratamento da ejaculação precoce.

[CONFIRA TAMBÉM: lista dos alimentos afrodisíacos]

6 – Relaxante muscular natural

A quantidade de potássio presente no cravo ajuda a diminuir a incidência de câimbras musculares, ao mesmo tempo, facilita a recuperação do músculo depois de praticar exercícios. Essa característica é o que faz com que a especiaria ocupe lugar de destaque na lista dos alimentos mais recomendados para o pós-treino.

7 – Expectorante

A função antisséptica, antioxidante e anti-inflamatória do cravo-da-Índia torna-o um grande ajudante no combate a infecções na garganta, faringe e laringe – afinal, o tratamento de complicações, nessas regiões, é baseado na higienização e aplicação de anestésicos locais, duas funções próprias do alimento.

8 – Inseticida

O aroma característico do cravo é um potente inseticida.  Deixar alguns ramos da planta espalhados pela casa ou imersos em frascos de água ajuda a evitar a proliferação de insetos nos arredores. Também, acredita-se que tomar chá de cravo-da-Índia previne picadas de insetos, embora não haja comprovações científicas para o fato.

9 – Antialérgico

Inalações com especiarias e uso de óleo essencial de cravo-da-Índia são excelentes anti-histamínicos naturais, ajudando no controle de coceira, vermelhidão, inchaço e desconfortos causados por alergias a pólen, pó e picadas de insetos.

10 – Mantenedor da tireoide

O cravo-da-Índia ainda ajuda a manter os hormônios da tireoide regulados, minimizando a incidência de depressão, hipotiroidismo e hipertiroidismo.

Contraindicações

Conforme demonstram os estudos, o cravo-da-Índia possui um pequeno nível de toxidade, contudo, para que os efeitos colaterais (tosse intensa, alucinação e convulsões) apareçam no organismo humano, é preciso ingerir cerca de 1 a 5kg da especiaria.

O uso exagerado do alimento é contraindicado para quem sofre de irritação na pele, doenças gastrointestinais e para gestantes.

Como consumir

O cravo-da-Índia foi descoberto pelos gregos, que preferiam mascá-lo. Mas, séculos mais tarde, os chineses fizeram com que esse alimento se tornasse conhecido por outras utilizações, principalmente a de tempero e harmonização para pratos doces e salgados.

Para beneficiar-se das propriedades do condimento, a forma mais recomendada de consumo é o chá, já que possui maiores concentrações nutricionais do que as demais versões da especiaria.

chá de cravo da índia

Chá de cravo-da-Índia

Basta colocar 10g de cravos-da-Índia secos em uma leiteira com 1 litro de água. Assim que ferver, deve-se desligar o fogo e deixar em infusão, de 3 a 5 minutos.

Óleo de cravo-da-Índia

Podem ser encontrados em lojas de produtos naturais. A aplicação recomendada é de 2 a 3 gotas, com a ajuda de panos úmidos ou algodão.

Em pó 

Pode ser encontrado em mercados convencionais e lojas. O uso recomendado é de 200 a 500mg do pó, diluídos no leite ou na água.


Referências utilizadas neste conteúdo:

¹ UNIVERSIDADE DE CAMPINAS. Composição e atividades antioxidantes e antimicrobiana dos óleos essenciais de cravo-da-índia, citronela e palmerosa. Disponível em <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/38310>

² CAVALCANTE, Rogério. Cravo-da-índia: planta símbolo da odontologia. Disponível em <https://books.google.com.br>

³ REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA. Aspectos Químicos e Biológicos do Óleo Essencial de Cravo-da-Índia. Disponível em <http://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/view/254/234>


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário