É seguro cozinhar na panela de pressão? Veja como evitar acidentes

Confira aqui A VERDADE sobre a segurança das panelas de pressão e um guia simples de 5 passos do que deve ser feito para evitar acidentes na cozinha!

A panela de pressão é um item de cozinha amado e temido por muitos. Afinal, enquanto há quem não deixe de usá-la um dia sequer no preparo de alimentos, outros deixam de usá-la por ouvir histórias de quem se acidentou com a mesma. Isso tudo faz com que a segurança desse utensílio culinário se torne um tabu. E você deve ser mais um dos que ainda não tirou a pulga atrás da orelha: mas ela é segura ou não?

A panela de pressão é muito segura e a chance do usuário de ter um acidente usando-a é muito pequena. Na prática, situações de explosão ou vazamento de vapor podem ser evitadas com técnicas muito simples de segurança que já fazem parte do manual de uso da mesma desde a sua criação, no século 15.

Segurança da Panela de Pressão

Entenda como funciona a panela de pressão

Para se ter uma ideia, a panela de pressão é o equivalente a um vaso de pressão industrial, mas com um volume muito menor. Nela, a temperatura e a pressão são proporcionais, por isso, quanto maior for a temperatura do fogo, maior será a pressão dentro da panela. Inclusive, é esse processo que faz com que os alimentos fiquem prontos até 5x mais rápidos quando feitos sob pressão.

Para evitar que tanta pressão atmosférica concentrada resulte numa explosão é que existem duas válvulas de segurança nas panelas. Uma delas é a válvula de escape, geralmente, um pino giratório grande de metal  localizado no topo da tampa. Quando o líquido dentro da panela começa a ferver o vapor concentrado dentro da panela é liberado vagarosamente pela válvula, aliviando a pressão interna.

Mas mesmo que a válvula de alívio não esteja funcionando ainda há a válvula de segurança, que também serve para prevenir acidentes. Esse pininho (vermelho, na maior parte das vezes) deve estar travado e localizado no topo da tampa, pois caso a pressão aumente demais dentro da panela ele será expelido e permitirá que o vapor seja liberado gradativamente, sem explodir.

Válvulas de segurança panela de pressão

O SEGREDO DOS MASTER-CHEFS FOI REVELADO:
>> clique aqui para ver a revelação de como eles conseguem cozinhar tão bem e tão rápido! <<

Como saber se a minha panela de pressão está funcionando?

Para o usuário é fácil saber se a sua panela de pressão está funcionando. Se após a fervura  o chiado for contínuo e não parar do nada é porque está tudo sob controle. Já caso o chiado pare é recomendado desligar o fogo, pois pode ser que a saída do vapor esteja entupida. Nesse caso, deixe o vapor esvaziar pela válvula antes de abrir a panela e não volte a usá-la antes de substituir a peça. É como um carro. Não insista em usar estrago, senão poderá ter um prejuízo maior.

A borracha vedadora é outro item que precisa ser analisado. Ao fechar a penela deve-se sentir que a tampa está completamente presa e que a borracha serviu perfeitamente – assim, terá a garantia de que o vapor se concentrará inteiramente dentro da panela, sem escapar pelas bordas.

É por conta dessas orientações que a troca dos itens da sua panela devem ser feitas com um profissional e, de preferência, substituídas por peças iguais às originais. Só coloque a sua panela de pressão em uso se constatar que as válvulas de segurança e a borracha estão funcionando corretamente.

Na hora da compra você também pode avaliar o índice de segurança do utensílio por meio das classificações do Inmetro, as quais passarão a valer a partir de 2019.

Como usar a Panela de Pressão

5 cuidados para usar a panela de pressão

Entre os engenheiros criadores desses utensílios o segredo para evitar acidentes ao cozinhar na panela de pressão é usá-la corretamente e não pecar na higienização. Abaixo, estão as recomendações dos especialistas do que fazer para evitar acidentes ao cozinhar na pressão.

1 – Limpar todas as peças após o uso

Ao cozinhar alimentos pode ser que resquício de gorduras fiquem presos nas válvulas e borracha. Por isso, é importante lavar todas as peças da panela de pressão antes de usá-la novamente, assim, o usuário garante que os resíduos não irão alterar a vedação da panela ou o bom funcionamento da válvula de segurança.

2 – Limite o uso da panela a 2/3 do volume interno

Confira no manual da sua panela qual é o limite de líquido e volume a ser recebido pela sua panela, pois exceder essa recomendação poderá lhe causar vazamentos após a fervura ou causar o entupimento da válvula de pressão.

Na verdade, é justamente por isso que a panela de pressão tende a ser mais alta, pois é preciso manter um espaço “sem nada” dentro dela na hora do uso.

3 – Só abra a panela quando não houver mais pressão

Antes de abrir a panela de pressão é preciso colocar uma colher ou garfo na válvula de pressão para que o vapor internos se esvaia completamente. Assim que notar que todo o vapor saiu de dentro – o que pode levar até 5 minutos, pode abrir a tampa.

Abrir a panela de pressão sem esvaziar o vapor interno poderá causar queimaduras e acidentes, uma vez que a pressão interna está muito alta e fará com que todo o vapor saia de uma vez só, causando uma pequena explosão.

4 – Concentre o fogo somente na base da panela

Evite que a chama do fogo escape para as laterais da panela, pois isso poderá aumentar demasiadamente a temperatura – e portanto a pressão – interna. Concentrar o fogo somente na base já é o suficiente para o cozimento correto dos alimentos e ainda te oferecerá menos riscos na hora de manusear os pegadores e válvulas.

5 –  Feche a panela por completo

Antes de ligar o fogo tenha certeza de que fechou a sua panela até o fim, sem que a tampa esteja torta ou desengatada. Assim, evita-se que o vapor saia pelas laterais no momento que a temperatura interna da panela aumentar  – o que ocorre, geralmente, após atingir o ponto de ebulição.

Para resumir, a panela de pressão é segura – basta colocar em prática o manual de uso desse utensílio doméstico. Para quem cumprir com as orientações, esse utensílio culinário há de provar mais agilidade, praticidade e sabor aos pratos feitos em casa.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário