Por que cozinhar na Panela de Pressão é mais rápido?

ENTENDA AQUI porque cozinhar na panela de pressão é MUITO mais rápido do que nas panelas convencionais → Até 5x + rápido - é isso mesmo?!

Cozinhar na panela de pressão é o sinônimo de preparar pratos de 3 a 5 vezes mais rápido do que se feitos na panela convencional. E para quem achava que esse utensílio culinário só servia para fazer feijão e carnes, saiba que com ela pode-se preparar todo o tipo de cardápio – até churrasco, macarrão e sobremesas!

A explicação para tamanha agilidade da panela de pressão se dá por uma relação física descoberta pelo pesquisador francês Denis Papin em 1679. Desde então, esse utensílio serve para economizar tempo e gás na cozinha.

Porque panela de pressão cozinha mais rápido

Porque a panela de pressão cozinha mais rápido

Note que os alimentos começam a cozinhar de verdade depois que fervem, ou seja, atingem o ponto de ebulição. Mas para que um líquido comece a ferver ele depende da pressão atmosférica, pois a temperatura e a pressão são grandezas diretamente proporcionais. Ou seja, quanto maior a pressão, maior a temperatura e vice-versa.

Na panela convencional demora-se a conseguir ferver a água porque é preciso que o ambiente inteiro concentre as moléculas até que elas cheguem a temperatura de 100 °C – o ponto de ebulição da água.

Entretanto, na panela de pressão, como já diz o seu nome, a pressão fica concentrada e, portanto, consegue chegar a temperaturas mais altas muito mais rápido. Para se ter uma ideia a pressão atmosférica no nível do mar é de 1 atm, mas dentro de uma panela de pressão pode chegar entre 1,44 a 2,0 atm.

Por conta disso, a água que numa panela convencional só ferve a 100°C, na panela de pressão consegue chegar a 120°C ou mais.

Como funciona a panela de pressão

O SEGREDO DOS MASTER-CHEFS FOI REVELADO:
>> clique aqui para ver a revelação de como eles conseguem cozinhar tão bem e tão rápido! <<

Além disso, quando o líquido ferve se transforma em vapor e, no caso das panelas convencionais, acabam se esvaindo. É por isso, por exemplo, que comunidades indígenas possuem dificuldades no preparo dos alimentos – pois ao atingir 87°C a 90°C a água se transforma em vapor e vai embora com o ar, impedindo de cozer os alimentos adequadamente.

Na panela convencional, o vapor fica pouco concentrado, mas a maior parte dele também se esvai – o que diminui a temperatura dos alimentos e prolonga o cozimento.

Enquanto isso, na panela de pressão todo o vapor fica concentrado dentro da panela vedada e garante que não haja perda de temperaturas. Ou seja, ela otimiza o cozimento de várias formas, e é por isso que  reduz consideravelmente o tempo gasto com o preparo.

Mas é claro que existe uma segurança para todo esse processo. As válvulas com pinos sobre a tampa servem para aliviar gradativamente o vapor que se concentra dentro da panela, evitando uma explosão.

Para se ter uma noção prática da diferença de tempo que leva entre um e outro veja a comparação na tabela, abaixo:

Tipo de alimentoTempo de preparo na panela comumTempo de preparo na panela de pressão
Legumes10 a 15 minutos5 a 8 minutos
Macarrão 30 a 35 minutos10 a 15 minutos
Arroz 10 a 20 minutos5 a 8 minutos
Carne bovina40 minutos a 1h 25 a 30 minutos

Resumo do conteúdo


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário