Coxinha de batata-doce assada – Receita passo a passo

Confira, aqui, a receita completa, passo a passo, de coxinha de batata-doce assada e saiba quais são os benefícios desse prato, comendo sem culpa!

A coxinha de batata-doce é uma alternativa para driblar a vontade de comer as frituras de festinhas infantis conhecidas dos brasileiros. Não se pode negar que elas são deliciosas, mas, acredite, é possível preparar uma receita saudável que fica tão boa quanto.

A batata-doce é uma fonte de carboidrato complexo, ela possui muitas vitaminas e diversos minerais importantes para a boa saúde. Contudo, o ponto alto desse tubérculo é a capacidade de proporcionar mais saciedade e não sobrecarregar o pâncreas, já que o índice glicêmico é menor.

Não é por acaso que a batata-doce é a queridinha dos atletas e praticantes de academia, pois ganha disparado o título de “melhor carboidrato”, quando  o assunto é  perder gordura e aumentar a massa magra – já contamos, aqui, sobre os benefícios da batata-doce. 

coxinha de batata doce

Benefícios da coxinha de batata-doce

A criatividade de algumas pessoas na cozinha realmente impressiona, afinal, transformar um quitute tido como “engordativo” em uma versão que pode ajudar no emagrecimento e no aumento da massa muscular realmente é inspirador.

É coisa do passado pensar que dieta é algo sacrificante, pois é possível fazer adaptações nos ingredientes e preparar todos os alimentos que nos despertam a “vontade de comer”.

Um grande exemplo disso é a coxinha de batata-doce, que, além de saciar a gula, promove inúmeros benefícios. Confira:

  • Evita os picos de insulina que a massa da coxinha tradicional proporciona, pois a absorção é muito mais lenta;
  • Melhora o controle de colesterol e triglicerídeos;
  • Protege a pele, pois ajuda na produção de colágeno;
  • É nutritivo, pois tem alto teor da vitamina A, C, E e complexo B;
  • É uma fonte de carboidrato complexo, pois pode ser usada antes do treino;
  • É versátil, pois pode ser assada e não frita;
  • Fornece energia ao corpo;
  • Reduz inchaços.

Existe uma grande polêmica sobre as calorias da batata-doce, no entanto, é preciso esclarecer que não existe um alimento que engorda ou emagrece por si só. Ganhar ou perder peso é um conjunto de ações que incluem os cuidados alimentares e a atividade física. Portanto, o equilíbrio é o segredo para emagrecer. Refeições balanceadas incluem o consumo de carboidratos complexos, proteínas, vegetais, frutas e gorduras boas.

Receita de coxinha de batata-doce

Se você é daquelas pessoas que não abrem a mão de comer bem, é importante aprender a fazer substituições benéficas à saúde. Nessa receita de coxinha de batata-doce, são utilizados ingredientes funcionais, que, de alguma forma, nutrem o organismo e dão muito sabor ao preparo. É rápido e fácil de fazer, confira:

Ingredientes

  • 5 claras de ovo;
  • 2 xícaras de batata-doce cozida e amassada (tipo purê);
  • 3 colheres de sopa de farinha de linhaça;
  • 5 colheres de farinha de amêndoa (ou aveia);
  • 4 colheres de sopa de frango cozido, desfiado e temperado a gosto.

Modo de preparo:

  1. Misture 3 claras de ovos, batata-doce amassada e farinha de amêndoas, em uma vasilha;
  2. Molde as bolinhas com as mãos, abra e coloque o recheio de frango desfiado, depois feche em formato de coxinha;
  3. Passe a coxinha no restante das claras de ovos e salpique com a farinha de linhaça (para formar aquele casca característica da coxinha);
  4. Coloque para assar, em um forno a 200 graus, por, aproximadamente, 15 minutos.
  • Rendimento: 5 coxinhas de batata-doce;
  • Calorias: 90 calorias cada porção;
  • Tempo de preparo: 40 minutos (todos os processos).

A coxinha de batata-doce é uma excelente opção para o lanche pré-treino, almoço ou jantar. Além disso, pode ser um substituto em reuniões de familiares e amigos, além das festas de aniversários.

O quitute tradicional feito com massa de trigo e frito em gordura trans é rico em carboidratos simples, que engordam, desequilibram a flora intestinal, aumentam o colesterol e são um grande risco para o desenvolvimento de diabetes.

O fato do salgado ser preparado assado já é uma grande vantagem, além disso, são usados ingredientes que só fazem bem à saúde.  A coxinha de batata-doce é a melhor alternativa para pessoas que estão mudando os hábitos sem largar mão da boa mesa.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário