Benefícios da Couve – Propriedades, Tabela Nutricional e Como Consumir

A folha de couve, conhecida como couve manteiga, exerce muitos benefícios para a saúde, sendo suas principais propriedades a riqueza em ferro e a ação antioxidante que ajuda a desintoxicar o organismo e prevenir o envelhecimento das células.

Além disso, a couve é um alimento hipocalórico, ou seja, é uma aliada nas refeições para aqueles que estão em busca de manutenção ou perda de peso. Abaixo segue outros benefícios desta hortaliça comum em todas as regiões do Brasil.

Benefícios da couve

  • Efeito antioxidante;
  • Dá sensação de saciedade;
  • Fonte de ácido fólico e ferro;
  • Pobre em calorias;
  • Reduz o inchaço corporal;
  • Fortalece os ossos;
  • Garante força e vitalidade para cabelos e unhas;
  • Previne o envelhecimento da pele e células;
  • Fortalece o sistema imunológica;
  • Melhora a oxigenação do sangue;
  • Garante o bom funcionamento do cérebro;
  • Regula os níveis de glicemia do sangue.

couve

Explicando os 5 principais benefícios da couve para a saúde

Para que você entenda melhor como o consumo de couve pode trazer vantagens para o seu organismo confira a explicação abaixo de como os nutrientes presente na hortaliça age no corpo.

1 – Previne o envelhecimento

Em pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos que analisou o potencial antioxidante de 15 hortaliças, identificou-se que a couve possui um percentual antioxidante de 70% na inibição dos radicais livres. Isso significa que ela é uma das folhas verdes com mais eficácia na prevenção do envelhecimento das células do corpo.

Ou seja, quem come couve regularmente e mantém uma rotina de vida saudável tem maiores chances de manter a pele saudável, cabelos e unhas fortes e menor probabilidade de desenvolvimento de tumores como o câncer.

Se quiser potencializar o efeito antioxidante da sua dieta recomendamos que confira estas receitas de sucos detox.

2 – Trata e previne a anemia

Um dos principais minerais encontrados na couve é o ferro, ele tem a função de fixar as moléculas de oxigênio nas células de hemácia. Quando falta a substância, a pessoa pode desenvolver anemia ferropativa – doença comum em crianças e gestantes.

3 – Deixa os ossos mais fortes

Outro mineral presente na couve é o magnésio, este facilita a fixação do cálcio nos ossos de forma a prevenir a perda de massa óssea entre idosos e facilitar o crescimento durante a puberdade.

4 – Garante o bom funcionamento do cérebro

Pesquisas divulgadas pela Universidade de Rush, em Chicago em parceria com o Centro de Pesquisas em Nutrição Humana de Boston concluíram, concluíram que o consumo recorrente de folhas verdes como a couve, agrião ou alface adia em até 11 anos o envelhecimento cognitivo. O estudo analisou cerca de mil idosos com faixa etária de 80 anos.

Os entrevistados que obtiveram graus menores de envelhecimento cognitivo diziam comer diariamente três tipos de folhas verdes: meia xícara de espinafre cozido, couve e verduras em geral acompanhado de uma xícara de alface crua.

Acredita-se também que o benefício se dê por conta da grande quantidade de vitaminas do complexo B (vitamina B3, B6 e B6), as quais auxiliam na manutenção do cérebro. O magnésio também garante vantagens, uma vez que são responsáveis pelo bom funcionamento dos neurotransmissores e garantia do bem-estar. [Veja também o conteúdo sobre os benefícios do cloreto de magnésio e como tomar]

Já mostramos aqui dicas do que você precisa para envelhecer com saúde. 

5 – Regula a pressão arterial

A couve tem dois fatores que ajudam a controlar a pressão arterial: potássio e fibras. Esta última ainda é um fator que beneficia quem está tentando emagrecer ou controlar o peso corporal, pois ao chegar no estômago libera uma espécie de gel que mantém a sensação de saciedade por mais tempo, além de melhorar o funcionamento do intestino. Confira também a lista completa de alimentos ricos em fibras. 

É um ótimo alimento, também, para as gestantes, pois, como a couve possui bastante ácido fólico, ajuda no desenvolvimento da medula dos bebês em formação.

Propriedades – Tabela Nutricional

A couve (brassica oleracea) é um dos alimentos mais ricos em nutrientes. Entre suas propriedades estão minerais antioxidantes e vitaminas em proporções maiores do que as outras hortaliças.

Abaixo segue as informações nutricionais referentes ao consumo de 100g de couve, o que representa aproximadamente três folhas médias (cada uma possui cerca de 30g).

Valores Nutricionais
Couve cruaCouve refogada
Energia27 Calorias
90 Calorias
Proteínas
2,9 g1,7 g
Cálcio

131 mg177 mg
Ferro
0,5 mg0,5 mg
Carboidratos
4,3 g8,7 g
Sódio
6 mg11 mg
Gorduras

0,5 g6,6 g
Ácido Fólico78 mcg38 mcg
Potássio403 mg315 mg
Vitamina C
96,7 mg76,9 mg
Fibras Alimentares
3,1 g5,7 g
Magnésio
35 mg26 mg

couve2

Como consumir

Há vários jeitos e receitas para consumi-la, no entanto, iremos destacar as três formas mais conhecidas: suco, sopa e refogada. Veja o passo a passo de como preparar:

Suco de couve

É uma ótima bebida para quem está procurando emagrecer ou, apenas, procurando uma bebida saudável para o consumo do dia a dia, sendo fonte de nutrientes, vitaminas e poucas calorias.

suco de couve

Também, age como um vermífugo natural no nosso organismo e diminui o nosso apetite. Por isso, agregando esse suco a uma boa dieta alimentar, estaremos quase que totalmente imunizados contra qualquer ataque à nossa saúde.

Suco de couve com laranja e gengibre

Ingredientes

  • 2 folhas de couve rasgadas (precisam estar bem lavadas e com os talos);
  • 1 laranja descascada;
  • 1 pedaço de gengibre sem casca (1 cm)
  • Água.

Modo de preparo

  1. Corte as laranjas em pequenos pedaços, tirando as sementes (assim, elimina o gosto amargo) e coloque-as no liquidificador;
  2. Junte a couve, o gengibre, a água e bata tudo por 1 minuto ou mais, se achar necessário;
  3. Bater tudo no liquidificador;
  4. Depois, é só adicionar gelo (se quiser) e servir.

Couve Refogada

  • Um maço de couve;
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva;
  • 2 dentes de alho picados;
  • Sal ou pimenta a gosto.

Modo de fazer

  1. Lave bem o vegetal para retirar qualquer resíduo, em seguida, enrole as folhas juntas para cortar em tirar finas;
  2. Aqueça o azeite em fogo baixo, por 30 segundos;
  3. Adicione a couve e refogue-a até notar que ela está murcha;
  4. Após, é só temperar (de preferência com pouco sal) e está pronta para o consumo.

Sopa de Couve

A sopa é muito indicada para controlar a pressão alta, pois contém vários nutrientes. Além disso, ela ajuda bastante a prevenir a prisão de ventre.

sopa de couve

Ingredientes

  • 2 folhas de couve;
  • 2 tomates;
  • 1 dente de alho;
  • 1 pimentão;
  • Salsinha;
  • Salsão;
  • 1 abobrinha com casca;
  • 1 cebola;
  • 1 chuchu;
  • Sal a gosto.

Modo de fazer

  1. Lave e pique bem todos os ingredientes;
  2. Adicione-os em uma panela com água fervente;
  3. Cozinhe tudo junto em fogo baixo;
  4. Sirva ela ainda quente.
  5. Se quiser, bata tudo no liquidificador para uma “sopa creme”.

 

Agora que você já sabe que a couve ajuda a prevenir uma série de problemas da saúde, insira no seu cardápio e fique sempre atento às dicas de alimentação saudável. 


Referências usadas neste conteúdo

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. Capacidade de antioxidante de hortaliças usualmente consumidas. Disponível em <http://www.redalyc.org/html/3959/395940079024/>

RUSH UNIVERSITY. Leafy greens linked with slower age-related cognitive decline. Disponível em <https://www.nia.nih.gov/news/leafy-greens-linked-slower-age-related-cognitive-decline>

Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário