Couve-de-bruxelas é uma hortaliça que lembra pequenas cabeças de repolho. Elas crescem em um pé parecido com a couve-manteiga, mas todas emaranhadas, formando uma espécie de cacho com vários repolhinhos.
A produção da couve-de-bruxelas é dada pelas sementes. Elas devem ser plantadas entre os meses de Fevereiro e Junho. A germinação começa em 7 dias, mas o seu completo desenvolvimento leva 90 dias.
O plantio dessa hortaliça ainda é pouco difundido no Brasil, foi somente no começo dos anos 80 que surgiram os primeiros trabalhos de cultivo. O motivo é a baixa demanda do mercado, diferente de países como Bélgica, França e Inglaterra – os ingleses inclusive usam a hortaliça com castanhas para acompanhar a carne em sua ceia natalina.
Tabela Nutricional de Couve-de-bruxelas
Os mini repolhinhos trazem muitos nutrientes à saúde, abaixo confira o que encontrar em 88 gramas dessa hortaliça exótica:
- Calorias – 38 Kcal;
- Proteínas– 2,97 gramas;
- Carboidratos – 7,8 gramas;
- Açúcares – 1,94 gramas;
- Fibras – 3,3 gramas;
- Cálcio – 37 mg;
- Potássio – 342 mg;
- Magnésio – 20 mg;
- Fósforo – 61 mg;
- Zinco – 0,37 mg;
- Ferro – 1,23 mg;
- Vitamina A – 664UI;
- Vitamina C – 74,8 mg.
Benefícios da Couve-de-bruxelas
Uma alimentação saudável inclui o consumo de hortaliças que são fonte de minerais e vitaminas capazes de promover a boa saúde. A couve-de-bruxelas se encaixa na lista de verduras verde-escuras repletas de benefícios. Abaixo, você confere as principais ações dessa hortaliça:
- Atua no fortalecimento dos ossos;
- Promove mais sensação de saciedade, colaborando para o emagrecimento;
- Previne o envelhecimento precoce, por ser repleta de betacaroteno;
- Possui folato, essencial para gestantes durante o desenvolvimento do feto;
- Reduz o risco de câncer;
- Melhora os níveis de colesterol;
- Previne doenças cardíacas;
- Controle os níveis da glicemia no sangue;
- Tem poucas calorias;
- Favorece a boa digestão;
- Combate a prisão de ventre;
- Melhora o trânsito intestinal;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Combate inflamações no corpo causadas pela artrite e por outras doenças.
A couve-de-bruxelas também possui um componente muito importante, a glutationa, peptídeo que atua na limpeza do fígado e aumenta a função imunológica.
Esse componente é muito importante para a nossa saúde, inclusive, alguns cientistas acreditam que a quantidade de glutationa nas células de uma pessoa pode definir quanto tempo de vida cada indivíduo tem.
Como consumir?
Os motivos para incluir a couve-de-bruxelas são muitos. Ela pode ser consumida de diferentes formas:
- Gratinadas no forno com molhos de queijo;
- Risotos;
- Cremes e caldos;
- Assadas no forno;
- Refogadas com carnes;
- Salteada;
- Ao vapor.
Veja como é simples de fazer a receita de couve-de-bruxelas salteadas com castanhas, cogumelos e bacon – o acompanhamento Inglês preferido usado para as carnes natalinas.
Ingredientes:
- 500 gramas de couve-de-bruxelas;
- 300 gramas de cogumelos Paris cortados;
- 100 gramas de bacon em cubinhos;
- 4 colheres de azeite;
- 1 dente de alho;
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico;
- 1 colher de sopa de mel;
- 50 gramas de castanhas em pedaços (pode ser nozes);
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
1- Coloque 1 litro de água para ferver em uma panela, adicione o sal e a couve-de-bruxelas. Deixe cozinhar por 12 minutos;
2- Em uma frigideira coloque o azeite, o alho e o bacon e frite bem. Depois, coloque os cogumelos e o sal e deixe até que eles percam a água;
3- Em seguida, corte a couve-de-bruxelas ao meio e refogue junto com as castanhas, em outra frigideira. Adicione o mel e o vinagre balsâmico e salteie bem;
4- Por fim, adicione os cogumelos salteados com o bacon junto com as couves e as castanhas;
A couve-de-bruxelas nunca deve ser consumida crua, por causa do seu forte odor e sabor indigesto para muitos. Entretanto, o seu preparo bem elaborado pode transformar os pratos, assim como é feito em outros países que o têm como fonte principal na gastronomia, por exemplo, a França.
Você pode comprar essa hortaliça em feiras, hortifrutis e supermercados que apostam na diversidade de produtos. Ficou com vontade de provar? Deixe a sua dica de preparo nos comentários!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.