Corrida de Rua – Principais Cuidados, Materiais Esportivos Indicados e Dicas para Melhorar sua Performance

A corrida de rua é um dos esportes que mais ganham adeptos pelo mundo. Também pudera, essa é uma atividade física bastante democrática, que pode ser realizada sem gastar muito dinheiro e sem ter de ficar preso o tempo todo na academia.

Mas, afinal, como aderir à corrida de rua? Curiosamente, não é recomendado começar do nada, é preciso tomar alguns cuidados para garantir um ótimo desempenho e minimizar o risco de complicações. Conheça, a seguir, o que deve ser feito!

Corrida de rua – Principais cuidados

  • Faça uma avaliação médica e física: não são obrigatórias, mas é interessante realizar essas avaliações, para identificar se existe algum problema físico ou de saúde que pode ser desencadeado ao começar a correr.

Assim, será possível praticar o exercício de forma despreocupada, inclusive ter certeza de que a saúde está em dia e não haverá problema algum em adotar a corrida como rotina;

  • Invista no treino de adaptação: trata-se de um período em que se passa do estado de sedentarismo para o ativo. É fundamental realizar o treino de adaptação, para que o corpo aguente avanços e intensificações do exercício.

Esse tipo de treino tem funcionamento simples, primeiro adotando a caminhada, depois o trote e em seguida a corrida propriamente dita, com progressão levemente acentuada, para acostumar o corpo à corrida;

  • Treine periodicamente: o corpo só se acostuma com o exercício e consegue avançar na intensidade se a corrida é realizada com frequência. Por isso, adote um planejamento e tente segui-lo à risca.

O ideal é treinar pelo menos três vezes por semana, por meia hora, no mínimo. Com o passar do tempo, aumente a duração da corrida conforme o corpo se acostumar ao exercício;

  • Escolha o local adequado: é essencial saber eleger a rua correta para correr, pois detalhes como buracos, obstáculos e inclinações influenciam diretamente na corrida e seus resultados.

O correto é escolher um local arborizado para correr, já que possui um ar mais limpo e será mais prazeroso se exercitar. Parques e regiões com praças são ótimos exemplos.

Durante o treino de adaptação, escolha um local sem obstáculos ou inclinações. Deixe esses detalhes para o futuro, quando intensificar a corrida e já tiver maior resistência física.

Materiais Esportivos para Corrida de Rua

  • Roupas esportivas confortáveis: o ideal é que elas não limitem os movimentos, muito menos que tenham capuz, cordões ou qualquer outro detalhe que fique pendurado e balançando.

Ao intensificar a corrida, procure investir em calças, shorts e camisetas com tecnologia Dry Fit, para que a transpiração não seja um problema durante o exercício;

  • Tênis de corrida: o perfeito é aquele que é confortável e tem um sistema de amortecimento bom, para absorver o impacto da pisada durante toda a corrida e evitar lesões.

Ao procurar um tênis de corrida dá para notar que os valores deste tipo de calçado são mais caros, mas há uma saída para isso. O segredo é investir em um modelo com preço mais acessível, sem muita tecnologia. Depois, quando intensificar um pouco mais o treino, invista em um tênis mais caro.

Uma boa forma de adquirir o tênis de corrida perfeito para você, quando for comprar um modelo mais caro, é analisar seu tipo de pisada e garantir uma versão superconfortável e adequada ao seu pé;

  • Boné ou viseira: ao correr na rua é preciso se proteger contra os raios solares. Acessórios como o boné e viseira funcionam como uma barreira sobre o rosto, evitando a incidência direta do sol sobre a pele dessa região, que é bastante sensível.

Existem bonés e viseiras feitos especialmente para corredores de rua, confeccionados com tecidos tecnológicos leves e confortáveis, como o ClimaCool e Dry Fit, que ainda facilitam a evaporação do suor e têm sistema de ventilação diferenciado.

Dicas para Melhorar sua Performance

Começou a correr na rua, já definiu este esporte como seu favorito e quer melhorar sua performance, seja por questões pessoais ou para participar de corridas profissionais? Seguindo estas dicas isso é possível:

  • Não exagere no treino! Passar várias horas correndo não ajuda seu corpo a se acostumar mais rápido, pelo contrário, aumentará a sensação de fadiga e potencializará as chances de lesão;
  • Descanse e durma bem. Durante o sono, a musculatura tem tempo para se recuperar e se fortalecer, fazendo com que o desempenho físico no outro dia seja melhor;
  • Faça todas as refeições principais do dia, ingerindo mais alimentos naturais. Além disso, tente comer carboidratos de rápida digestão antes do treino, para evitar fraquezas, queda de pressão ou da glicemia, que podem comprometer a performance.

Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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