Correr na esteira – O que é? Emagrece? Como fazer? [GUIA COMPLETO]

A esteira é um aparelho para exercícios físicos, muito usadas em todo o mundo. Você pode encontrar uma em qualquer acadêmia até mesmo na do seu condomínio, caso você more em um. Outras pessoas até mesmo o compram para deixar em casa e se exercitar. Ele permite que a pessoa faça exercícios aeróbicos, focando na queima de gordura, é mais um dos diversos exercícios para emagrecer.

Existem vários exercícios que você pode fazer em casa, entre eles, correr na esteira, se você tiver o aparelho em casa, é claro. Ele permite com que você corra, sem sair de casa e sem precisar de um espaço externo. Não são muitas pessoas que correm na esteira, devido ao alto custo do aparelho e por precisar um lugar relativamente grande para alocar a esteira, porém ela pode trazer vários benefícios para o corpo e saúde.

Veja aqui todas as informações sobre correr na esteira, caso você não tenha alguma de suas dúvidas respondidas, deixe um comentário, que tentaremos respondê-lo o mais breve possível.

Benefícios

esteira exercícios

A esteira promove principalmente a prática de exercícios aeróbicos, aqueles onde há a queima de gordura para produção de energia. As moléculas do armazenamento de gordura são quebradas e transformadas em água e oxigênio. É por isso que após correr na esteira, as pessoas ficam ofegantes e suam bastante. A prática contínua garante esses benefícios. Descubra aqui porque você deve começar a usar a esteira da acadêmia, do prédio ou da sua casa hoje mesmo:

Segurança

A esteira promove uma maior segurança para que você possa correr e praticar seu exercícios sem sair de um ambiente fechado, seguro e monitorado. Ou seja, as chances de você ser assaltado ou sofrer um acidente é quase mínimo. Você pode portar seus documentos, cartões e celular com música em segurança. Não é preciso se preocupar com nada e nem parar para atravessar a rua, passar por ambientes monitorados. Você fica em paz no seu canto.

Você se exercita com qualquer clima

É muito difícil achar um ambiente fechado, coberto e sem obstáculo ou pessoas que seja grande o suficiente para poder correr sem esbarrar nas coisas. Correr na esteira permite que você se sinta confortável utilizando o ar condicionado nos dias mais quentes, minimizando o desconforto do sol. O equipamento também lhe deixa protegido nos dias mais frios e permite que você corra mesmo em condições climáticas adversas.

correr na esteira

Você se obriga a manter o ritmo

Em uma corrida sem um equipamento que permite você controlar o ritmo, como é o caso da esteira, fica difícil manter a velocidade. A tendência é que a corrida se torne cada vez mais lenta, até que o corredor atinja uma velocidade muito baixa e não tão eficiente quanto deveria. Correr na esteira impede que isso aconteça e a pessoa se obriga a manter o ritmo, tendo um poder maior da velocidade atingida e quantas calorias quer gastar.

Articulações saudáveis

Correr gera um grande impacto nas articulações, porém o piso da esteira é amortecido e ideal para que esse impacto seja reduzido, a fim de evitar danos nos pés, joelhos e colunas. Esse benefício atinge principalmente pessoas sedentárias, atletas que estão voltando a correr e pessoas acima do peso, que são as que mais sofrem com os impactos causados pela corrida. É recomendado sempre a esteira na fase de adaptação, antes de partir para as corridas no asfalto.

Você pode mudar a angulação da esteira

A esteira permite a regulagem da inclinação da sua base. Geralmente, correr no asfalto queima mais calorias pois na esteira basta erguer os pés para que a fita passe por baixo do corredor, já na rua é preciso empurrar o asfalto para trás, o que gera a exigência de aplicar uma força maior. Porém ao inclinar para 0,5º ou 1º a exigência é a mesma. A inclinação pode ser ainda maior, imitando morros, para que o exercício se torne mais difícil.

Dicas para correr na esteira

benefícios correr esteira

Veja abaixo algumas dicas que podem tornar seu treino ainda mais saudável e eficaz:

  • Prepare seu corpo com um aquecimento prévio para evitar lesões. É preciso pelo menos 10 minutos de alongamento antes de correr;
  • Ao começar a correr, escolha uma velocidade mais baixa e vá aumentando gradativamente a cada 10 minutos;
  • Evite deixar a esteira muito inclinada, principalmente nos primeiros dias em que estiver a utilizando;
  • Deixe sempre seu tronco ereto e olhe para frente, para manter a postura;
  • Tente se distrair enquanto corre e evite ficar olhando o relógio o tempo todo, você só irá se torturar mais desse jeito;
  • Não segure na barra lateral de segurança, corra com os braços soltos, igual como se estivesse correndo na rua.

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